Enquanto uns andam a brincar com os clientes e a bloquear o tráfego torrent, o Tribbler continua a impulsionar este eficiente formato de partilha de enormes quantidades de dados, com o apoio da União Europeia no valor de alguns milhões de euros.
Desta vez, trata-se de uma evolução que dispensa por completo os tradicionais trackers, os servidores centrais que guardam originalmente o ficheiro torrent.
Os torrents passam a estar completamente descentralizados, e é implementada uma política de "confiança" que atribui maior valor a quem forneça os dados correctos.
Mas, se o que vos interessa é o máximo de velocidade, um teste entre dois dos mais populares clientes de torrents, revelou que o uTorrent é cerca de 16% mais rápido que o Vuze.
... Não que isso interesse muito à maioria dos clientes da ZON, que têm gramado com velocidades de 20 ou 30KB/s nas suas ligação multimegabit! (A não ser que se dêem ao trabalho de fazer algumas artimanhas.)
A ZON tá cada vez pior, habituei-me a sacar as distros linux por torrents, assim não dou em cima de nenhum servidor. Ora este fim de semana pediram-me para por uma Pen da ZON num Aspire e como não pesco nada do Linpus propus que punha o Mint naquilo. Acederam e lá fui sacar em torrent como sempre. Se começou muito bem ao fim de uns segundos vi muito bem o bloqueio de upload e download descarado. Desisti e saquei via http de um servidor português e pronto no máximo.
ResponderEliminar... até ao dia que decidirem que afinal as ligações HTTP também lhes "pesam" muito, e começam a limitar tudo...
ResponderEliminarÉ inadmissível isto que se passa com os torrents, tal como seria se acontecesse com qualquer outro protocolo.
http://br-linux.org/2010/bittorrent-libera-o-codigo-do-protocolo-µtp/
ResponderEliminar