2010/05/25

Notícias do Dia

Automóveis com WiFi, PDFs no Android, novos CPUs da Intel, actualização dos satélites GPS, uma mão biónica, e o adeus aos SED.


Adobe PDF Reader chega ao Android

Querem ler PDFs no vosso Android? A Adobe lançou o seu Reader oficial para o Android.

O Adobe Reader para Android suporta gestos multitoque para efectar o zoom, e adiciona modos de visualização optimizados para ecrãs pequenos.

Esperemos que seja bem mais optimizado e leve que a versão para PC...



Novos CPUs Intel de Ultra-Baixa-Voltagem


A Intel anunciou os seus novos CPU ULV, destinados ao mercado dos portáteis e equipamentos "ultra-finos" que oferecem maior desempenho e menor consumo. O destaque vai para os processadores Core i3/i5/i7 que certamente equiparão muito dos portáteis mais desejados nos próximos tempos...


Mão biónica prestes a ser comercializada

É bom ver que a tecnologia não se esquece de todas aquelas pessoas que, por algum motivo, ficaram sem parte dos seus corpos. A BeBionic irá comercializar a sua mão bionica já a partir de Junho, permitindo que centenas de pessoas possam disfrutar da mais avançada tecnologia nesta área para melhorar as suas vidas.


Satélites GPS vão ser Modernizados

Pode passar despercebido a muita gente, mas a verdade é que os satélites que orbitam sobre as nossas cabeças responsáveis pelo serviço de posicionamento global (GPS) são já bastante "antigos" em termos tecnológicos. Por isso mesmo, toda a constelação de satélites GPS irá receber um upgrade durante a próxima década. Um upgrade que irá custar cerca de 8 mil milhões de dólares e que irá permitir uma precisão inferior a 1 metro e uma maior cobertura e velocidade com que se obtém uma leitura.


Audi A8 com Hotspot WiFi

Vários carros começam a surgir com ligação à Internet, mas o novo Audi A8 vai mais longe: em vez de estar "apenas" ligado à internet, poderá também servir de hotspot para que possam aceder à net via WiFi com todos os vossos gadgets.
(Acho que é um "extra" que deveria passar a ser obrigatório em todos os carros. :)


Adeus Displays SED

Os displays SED (surface-conduction electron-emitter display) prometiam ser o melhor dos dois mundos, combinando todas as vantagens dos CRTs com a espessura ínfima de um OLED. No entanto, ano após ano têm vindo a ser adiados... e agora a Canon veio anunciar que iria abandonar definitivamente esta tecnologia, não conseguindo reduzir os seus custos de fabrico para valores aceitáveis.

7 comentários:

  1. concordo plenamente com os hotspots wifi obrigatórios em todos os carros :D

    ResponderEliminar
  2. A ideia dos hotspots wifi nos veículos é porreira, o Citroen DS3 também já o trás como opção.

    ResponderEliminar
  3. João Sousa25/5/10 12:13

    Um extra que devia passar a ser obrigatório? Então e a liberdade de escolha? Ou eu teria a escolha de não inclusão da coisa - por um acréscimo no preço?

    ResponderEliminar
  4. @João
    Estamos a falar de um "extra" que, caso fosse comercializado em grande escala poderia muito bem vir de série com custos muito reduzidos. Há hotspots 3G/WiFi a ser vendidos ao público por menos de $100 - imagina o preço *real* a que aquilo ficaria para uma marca de automóveis que comprasse 100 mil unidades.

    E não esquecer que, com todos os carros com "acesso à net" permitiria implementar medidas de segurança bastante interessantes (aviso de acidentes, etc.)

    ResponderEliminar
  5. João Sousa25/5/10 13:59

    Esqueci-me de terminar o meu comentário anterior com um smiley - para mostrar que estava a ser levemente irónico. Afinal, os leitores de CDs já não são propriamente extras.

    Mais do que questões de segurança, isto parece-me um inevitável destino pela vertente "entretenimento". Se vejo para aí gente a colocar aparelhagens de luxo e ecrãs em qualquer recanto disponível no carro, dar acesso aos conteúdos online só pode ser o destino seguinte, tornando activo aquilo que era passivo. Além do mais, é informação e parece-me óbvio que a Google fornecerá mais um qualquer serviço relacionado com isto. Uma versão do Android para automóveis, e um serviço (GoogleCar?) em que se pode guardar nos seus servidores toda a informação relacionada com o percurso, velocidade, travagens, etc. Estaria o carro a passar por Santiago de Compustela e a aparelhagem do carro emitiria um anúncio a um MacDonalds de lá, ou coisa parecida. E já agora, exceder a velocidade permitida assinalada nos GoogleMaps levaria o sistema operativo central a reduzir o acelerador. Coisas assim, a imaginação é o limite.

    E porquê ficar por aqui? Meta-se o destino na aplicação e o GoogleCar usará a informação de GPS para guiar o carro até lá. Como todos os carros possuirão esse serviço, os sensores de proximidade tornam-se supérfluos, já que os servidores da Google saberão a localização de todos os automóveis em circulação e poderão, instantaneamente, agir em conformidade, mantendo uma distância de segurança calculada de acordo com as condições atmosféricas, temperatura do piso e velocidade do veículo.

    ResponderEliminar
  6. O problema dos carros cada vez mais "conectados" é que já começam a surgir os buracos de segurança a que estamos habituados nos PCs:
    http://techdirt.com/articles/20100516/2107309432.shtml

    ResponderEliminar
  7. Ainda me lembro das piadas do tipo "como seria um carro feito pela Microsoft", ou um avião, etc. Parece que para lá caminhamos, e a Microsoft nem está metida no assunto. :)

    ResponderEliminar