2010/05/26

Notícias do Dia

Avanços "atómicos", Facebook com privacidade mais fácil de gerir, os segredos do Windows Phone 7, potência gráfica acrescida nos portáteis, e muito mais.


Transístor mede apenas 7 átomos


Estes investigadores têm a mania de pegar em tudo aquilo que parece impossível e... torná-lo realidade!
Já por várias vezes se tem duvidado da capacidade de conseguirmos acompanhar a "Lei de Moore", que diz que a quantidade de transístores que podemos colocar num circuito duplica a cada par de anos, num crescimento exponencial. Dos 2300 transístores existentes no primeiro CPU da Intel em 1971, temos agora GPUs e CPUs com 2 mil milhões de transístores.

Mas... parece que estamos prestes a quebrar essa barreira. Investigadores conseguiram criar um transístor medindo apenas 7 átomos de comprimento. Muitas ordens de magnitude abaixo dos mais pequenos transístores utilizados nos CPUs actuais.
Este avanço faz antever que um CPU criado com tal tecnologia possa funcionar a velocidades imensamente superiores aos processadores actuais, sendo também muito mais eficiente.


Facebook simplifica privacidade

Começa já hoje a ser implementado um novo painel de controlo muito mais simples para que os utilizadores do Facebook possam definir que dados querem ou não manter privados.
As recentes polémicas de abuso de confiança por parte do Facebook, ao alterar ou simplesmente ignorar as regras de privacidade parecem ter atingido volumes alarmantes, ao ponto do Facebook tomar este medida de emergência em tempo recorde.
Teria sido muito melhor que tal nunca tivesse sido necessário - e vamos lá ver se isto vem a tempo de salvar a sua imagem pública...


Detalhes Internos do Windows Phone 7
Curiosos por saber um pouco mais sobre o funcionamento "interno" do novo Windows Phone 7?
Já sabemos que continua a assentar num Windows CE 6.0 Embedded, mas conta com inúmeras características curiosas. Algumas delas interessantes, muitas outras que... nem por isso.
Mas nada como darem uma olhada e decidirem por vocês próprios.


Nvidia GTX 480M

Parece que os próximos portáteis não terão qualquer problema a correr jogos como o Crysis. A Nvidia acabou de anunciar o seu chip GTX480M... cuja principal característica é mesmo o "M" de Mobile. Será o mais potente chip gráfico destinado a portáteis e promete desempenho superior a tudo o que existe no mercado.
(O preço deverá acompanhar a parte "superior" da questão quando chegar ao mercado em Junho...)


Intel cancela Larrabee a solo

Depois de muito apregoar o seu Larrabee como o próximo grande salto a nível da computação gráfica, a Intel veio agora dizer que afinal não se irá aventurar nas placas gráficas de alto-desempenho, optando por continuar a melhorar o desempenho dos seus chips com gráfica integrada. Ao que parece, o Larrabee não oferecia desempenho competitivo face às placas da Nvidia e ATI em DirectX e OpenGL.
Parece-me uma decisão sensata...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)