A nova versão do iPhone OS agora conhecido por iOS 4.0 traz muitas e aguardadas funcionalidades das quais se destacam as pastas e o multitasking.
Novamente, a Apple demorou... mas cumpriu, com toda a atenção aos pequenos detalhes pelos quais é conhecida.
Vejam só o pormenor das animações que alternam entre Apps em "background", e até as transições que nos trazem de volta ao ecrã principal.
Podem parecer pormenores, mas implicitamente (e quase subliminarmente) ajudam o utilizador a perceber o que se está a passar.
E relembro, estará disponível amanhã! :)
2010/06/20
Animações do iPhone iOS 4.0
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Já se sabe afinal como funciona o Multitasking? A aplicação fica em pausa ou continua a correr?
ResponderEliminarGosto mais de poder ver o que a aplicação está a fazer em miniatura de que ver o icon :p
Estou ansioso para ver uma review completa do iOS4..
ResponderEliminarCumprimentos
@metRo_
ResponderEliminarO multitasking tem diversos modos de funcionamento: basicamente implementaram 7 serviços que "obrigam" a que as apps multitasking sejam bem comportadas.
Ou seja, tens serviços de multitasking para streaming de audio (tipo Pandora), geolocalização (navegação GPS, etc.), terminar tarefas demoradas (poder sair da App enquanto ela faz um upload demorado), acordar a periodos de tempo regulares com notificações locais, guardar o estado em que estara para "instant resume" do ponto exacto em que estava, entre vários outras.
@André
Será feita assim que o "esmiuçar" a partir de amanhã. :)
nao ha duvida que é bonito mas gostaria de o ver com aplicações mais pesadas. todas as que foram abertas eram aplicações muito levezinhas e que dão um aspecto muito bonito a um video deste genero =P
ResponderEliminar@Salgado
ResponderEliminarAmanhã já te digo; mas não vai haver diferença de velocidade nenhuma... :)
(Mas amanhã já vejo que tal é que se comporta, tanto com as Apps que ficam em standby na memória, como as outras que eventualmente tenham que ficar em standby "offline" por falta de ram :)
Continua na minha que antes de sair o jailbreak para o iOS4, não instalo. Senão vejamos as novidades:
ResponderEliminar- multitasking - O ProSwitcher já faz. Tenho até a impressão que de uma forma mais prática e elegante que o iOS4. É esperar para ver.
- pastas para meter lá os símbolos das apps do mesmo grupo - já faz o Categorias. É certo que não permite arrastar/largar ícones como faz o iOS4.
- personalização/temas - há que tempos que o WinterBoard faz isso,
Aliás, para personalização há app no Cydia para quase tudo, que o iOS4 não tem. Por exemplo, por que é que no "spingboard" (ecrã/display) só pode haver quatro símbolos fixos ? Ou por que é que só pode ter quatro colunas ? Instala-se o Five Icon Dock e o Five-Column Springboard e passam a ser cinco. Etc., etc.
@Dos_Passos
ResponderEliminarSim, é evidente que há muitas funcionalidade que há muitos estão disponíveis no jailbreak, mas o iOS 4 traz muitas mais vantagens além dessas - muitas das quais não têm grande "impacto visual" para chamar a atenção; mas que não deixam de ser importantes.
A passagem do serviço de geolocalização para "system-wide", os múltiplos modos de multitasking disponibilizados (mesmo que possa haver casos pontuais onde pudesse interessar um *verdadeiro* multitasking), etc.
Mas... nos próximos dias faço um artigo sobre isto, e depois discutimos estas coisas por lá. :)
(Mas digo já, a grande crítica vai ser o atraso em fazer a gestão das notificações em condições - ter que esperar mais um ano por isso, não tem jeito nenhum! :(
já que falam nisso...
ResponderEliminaro iOS4 é vendido como tão melhor mas realmente não vejo em quê. Compreendo que o nível actual do iPhone actual (iOS3 se é que é assim chamado) já seja muito elevado e que talvez seja mais necessário limar detalhes que grandes revoluções... mas... Porque é que então é aclamado como tão melhor?
Comparativamente a um Nexus (já com Froyo) o que tem este iOS4 tão melhor? Como utilizador Android (ainda que não de Nexus+Froyo) pode parecer uma pergunta irónica mas realmente não é. Apenas gostaria de ser elucidado sobre isto.
Do que vi, e se não estou em erro, apenas melhorias ligeiras em relação ao Nexus:
- ligeiramente mais fino (e eu dou muita importância a isto!)
- giroscópio (até na wii a utilidade tem sido semi duvidosa, se bem que num telemóvel poderá vir a ter bem mais interesse)
- resolução ligeiramente superior
- melhor (?) processador
- "feitio/estilo/toque" apple (que realmente tem produtos eye-candy e de utilização espetacular)
E nesta altura a pergunta já está misturada com o iphone4 e não só pelo iOS4. :s
@Salgado
ResponderEliminarBem a propósito de todas essas questões, é por isso que estou bastante interessado em fazer o comparativo HTC Desire/iPhone 4.
Quanto ao iOS4, é uma evolução bastante aguardada do iPhone OS, que finalmente traz funcionalidades há muito esperadas: as pastas, o "multitasking", etc.
Quanto ao iPhone 4, não é revolucionário, mas é uma evolução bastante significativa: o ecrã é verdadeiramente de outro mundo (960x640 vs 800x480 - olha que os pixeis extra ainda fazem diferença; e nem vou entrar nos subpixeis falsificados dos ecrã AMOLED Pentile. :)
Mas... nada como os pôr lado a lado e fazer uns testes, que é o que pretendo.
Mas como sempre, haverá coisas boas e más em ambos os aparelhos e plataformas. Há coisas que ainda deixam muito a desejar, quer no iPhone quer nos Androids; há coisas que o Android faz melhor; há coisas que o iPhone faz melhor; etc. etc.
Eu estarei prontamente disponível a ceder um meu HTC Desire from fundo gadgets para dar um baile no iphone 4. eheheh
ResponderEliminarMas como sempre, haverá coisas boas e más em ambos os aparelhos e plataformas. Há coisas que ainda deixam muito a desejar, quer no iPhone quer nos Androids; há coisas que o Android faz melhor; há coisas que o iPhone faz melhor; etc. etc.
ResponderEliminarObviamente que é a frase mais acertada e isso eu também reconheço.
Mas não é nas diferenças android vs iphone que me pretendia focar. Mas sim no iphone 3 vs iphone 4...
Sempre que se fala das melhorias para este novo iphone vêm coisas que já deveriam estar integradas há muito tempo e que nem "são nada de extraordinario". As pastas acredito que sejam indispensaveis no metodo de funcionamento do iphone mas porque é que ao invés disso não adoptaram por um estilo mais androidesco? ;) os widgets e os home screens (que também têm pastas) e mais as mil e uma configurações possiveis que se podem ter usando os mil programas de costumização do android fazem melhor figura que o estilo iphone. o multitask está implementado há mto em android apesar dos "problemas": supostamente comem muita memoria. para isso existem os task managers. mesmo no iphone ja existia em jailbreak o multitasking (apesar de que eu concordo MUITO mais com o "multitask" que a apple pretende implementar).
bem... o ecran acho mesmo que não se irá notar diferença entre os 800x480 vs 960x640.
mas isto sou eu a opinar =P
Carlos, tem só uma atenção quando fizeres a comparação com o Desire. Se esperares até ao fim do mes supostamente terás o froyo update oficial da htc... supostamente notas uma melhoria significativa ;) se não o fizeres estarás a comparar iphone4 (novo OS) contra android 2.1 ("velho" em comparação com 2.2 froyo)
uma pergunta totalmente diferente: quem ganha um gadget perde o direito a ganhar um segundo? é que senão, eu ganho agora o desire, vendo o meu legend! mais tarde ganho novamente - o iphone 4 - e aí sim!, EU faço uma comparação das boas ;) ihihhih
@Salgado
ResponderEliminarPronto, acabaste de justificar a razão para que mantenha o Desire até que saia o 2.2. :)
Quanto aos pontos que mencionaste, de infinitas possibilidades de configuração do Android/iPhone Jailbreaked, poder ter task managers, etc... Sim, há quem valorize isso - mas há também todo um mercado de pessoas que simplesmente não se querem preocupar ou chatear com isso.
Foi como já li em algum lado: o Facetime do iPhone 4 não é (de longe) novidade, mas está lá pronto a usar. Ora entrega um Android a um cliente normal, e pede-lhe para fazer uma videochamada para outro Android igual.
Irá ficar completamente perdido - ter que andar a googlar até descobrir um programa que lhe permita fazer isso, mandar uma mensagem ao amigo para que instale o mesmo programa, etc.
No iPhone 4, é só "fazer a chamada" e pronto.
Não é novidade... mas qualquer pessoa será capaz de usar (e muitos até vão pensar erradamente que é "novidade mundial", embora houvesse videochamadas há "décadas".)
@Carlos:
ResponderEliminarSe a HTC for tão fiel aos seus prazos como foi com o 2.1 para o HTC Hero estás tramado! Muitos meses :s
Pronto, lá terei que ficar eu com ele durante uns meses! ;))
ResponderEliminarO Salgado roubou me as palavras :D
ResponderEliminarCarlos ainda vem o iPhone 5 antes de largares o Desire.
qt as video chamadas, tb as tens nativamente, com o google voice (sim faz chamadas)... so q n da fora dos USA!