2010/06/19

Publicidade Nissan Leaf HTML5


Teve direito a honras de apresentação na keynote da Apple, mas para quem ainda não conhece deixo-vos aqui o link para o site do Nissan Leaf.

À partida o site não atrairá grandes atenções... até vos dizer que aquelas animações e transições que podem ver, não utilizam flash - é tudo feito com HTML5 e... comporta-se bastante bem.

É a prova evidente que para muitos casos (não para todos, pelo menos por agora) o Flash torna-se cada vez mais desnecessário.

12 comentários:

  1. Bruno Fernandes19/6/10 16:23

    Caminhamos a passos largos para a independência dos grandes dev. E o chrome já não precisa do acrobat também.

    Mas quanto ao conteúdo.. Eu achava os híbridos um conceito obsoleto mas a verdade é que dos EV até agora anunciados, até é bem provável que compre o Ampera. O conceito pode continuar a ser redundante mas ainda esta semana o fifth gear fez uma viagem de 600km e teve de parar umas 5x (quase sempre por 6h). É muito interessante ter um carrito pequeno para o dia a dia, mas se precisamos de fazer uma viagem maiorzita, enquanto não existirem baterias de carga rápida (que nunca será menos que 30h) não há alternativa à segurança de ter uns litritos de gasosa pra não andar a chamar reboques.. Pra mais quem tem Logo e afins, que tem um limite de 2 ou 3 por ano. :/

    ResponderEliminar
  2. Como esperado, não consigo ver o site... O HTML5 tem algum plugin que tem de ser instalado, correcto?

    ResponderEliminar
  3. @Paulo Oliveira

    Não precisa de nenhum plugin. Tens é de utilizar um browser que suporte (ex: Firefox)

    ResponderEliminar
  4. @Bruno Fernandes
    A ideia agora é fazer troca de baterias, vai a um posto e trocas por uma carregada. Baterias de carregamento rápido??? isso mais uns 10 anos e estão aí não duvides.

    @Paulo Oliveira
    Pelo contrário, tens é de ter um browser que perceba html5. Ainda nenhum apresneta html5, css3 etc, totalmente, mas o safari, chrome e opera estão lá quase, o firefox um bocadinho mais atrasado o IE qd tiver perdido a quota de mercado toda já vem tarde :P

    ResponderEliminar
  5. Esta guerra ainda está no inicio, embora concorde com a transição para html 5 por principio de simplificação, este site por exemplo no meu powerbook g4 não mexe, e no meu iMac novo põe o processador acima dos 80%, e se quiseres eu ponho 3 animações daquelas em flash a correr no meu velhinho portátil sem chegar aos 100%, como desculpa para adoptar em dispositivos móveis e para poupar bateria ainda fica muito aquém, e como tudo, existe bom flash bem escrito, conforme existe java bem escrito ou mal, é como tudo.
    Gato

    ResponderEliminar
  6. Bruno Fernandes20/6/10 20:15

    @Nuno José
    Essa solução da troca é interessante do ponto de vista da robótica mas é pra chinês ver.. Não estou a ver um sistema desses ser rentável, principalmente com as 'tendências' de manutenção que temos.. Gosto de possuir os produtos específicos que uso diariamente. E nada impede que o cálculo seja mais infeliz, os eléctricos em 'alta' velocidade, gastam imenso.. com o sistema do Ampera, nunca ficas na estrada. Imagina a Brisa a vir-te trazer e instalar uma bateria dessas.. heh
    Os carregamentos (úteis - tipo, pra 50km) nestas baterias de 16-25kw, muito dificilmente conseguirás em menos de 30m. Como dizes, 10m só daqui a mais de 10 anos..

    ResponderEliminar
  7. Há vários anos que vamos assistindo a promessas revolucionárias no campo das baterias (como aquelas que podem ser carregadas em poucos segundos ou minutos), mas infelizmente têm tardado a chegar ao mercado - mesmo para aparelhos "normais", quanto mais para automóveis.

    Mas, à medida que os veículos eléctricos se vão aproximando, irá começar a haver uma maior pressão e interesse em desenvolver essa área "a sério", em vez de ser a conta-gotas como tem sido.

    ResponderEliminar
  8. Bruno Fernandes21/6/10 02:04

    É bem possível e assim espero. Sempre será uma razão de agrado para a EDP, termos em casa 'potências contratadas' na ordem da capacidade da bateria. É que pra ser em 10m, 6,9kVA não chegam de certeza.

    ResponderEliminar
  9. @Bruno
    Seria apenas caso de se fomentar "a sério" a microgeração de energia em cada casa. Imagina todas as casas com telhados "solares" a acumular energia durante o dia para à noite carregarem os veículos com menor impacto na rede eléctrica, etc. :)

    ResponderEliminar
  10. Bruno Fernandes21/6/10 11:20

    Exacto, com estes painéis, p. ex., que não estragam a estética e são ideais para trickle charging: http://gizmodo.com/5567727/a-traditional-terracotta-roof-that-happens-to-harness-the-sun?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+gizmodo/full+(Gizmodo)

    Depois só se pôe o problema de capacidade e manutenção dos acumuladores, que está longe de estar resolvida. Precisamos disso e de ver se aumentamos a eficiência dos painéis dos habituais 15%. Esta solução promete:
    http://gizmodo.com/5560110/inventor-of-photosynthesis+based-solar-cells-wins-millennium-tech-prize

    ResponderEliminar
  11. @Bruno

    Por acaso falo frequentemente desse tipo de coisas no A Minha Alegre Casinha.
    (E essas telhas, já estavam agendadas para post nos próximos dias. :)

    ResponderEliminar
  12. Bruno Fernandes21/6/10 12:17

    tava eu a escrever, saiu esta news:
    http://www.gizmag.com/free-fast-charging-stations-chevrolet-volt/15484/

    Não estou satisfeito com os preços.. $40k pra um chevyzito, imagino o opel então.
    Como o sistema do Volt é o mesmo do Ampera, os tempos serão aproximados. Não estou é a perceber bem porque é que os americanos com a rede deles a 120v, carregam em 10h e com a tal 'charger-station' de 240v já carregam em 4.


    Sobre os painéis, também saiu uma boa pra me corrigir:

    http://inhabitat.com/2010/06/15/sanyo-unveils-worlds-most-efficient-solar-module-hit-n230/

    Quase 21% de eficiência num painel comercial, não é nada mau, indeed.. Esperemos por Agosto.

    ResponderEliminar