2010/06/24

Chrome e os Feeds RSS

Por muito bom que o Chrome seja, há sempre pormenores que faltam: como é o caso dos feeds RSS.

Enquanto quase todos os browsers são capazes de detectar automaticamente um feed RSS e interpretá-lo de forma correcta, o Chrome mostra uma confusão: a não ser que usem esta extensão para o Chrome.


A explicação do Google é que, uma vez que consideram os feeds como uma funcionalidade "especial" mais procurada por utilizadores avançados, acharam que o serviço seria melhor prestado por ume extensão específica e não incluído no Chrome de raiz - ocupando espaço mas sem ser utilizado por todos os restantes milhões de utilizadores.

6 comentários:

  1. João Sousa24/6/10 11:14

    Acho interessante a explicação dos "utilizadores avançados". Uma vasta maioria dos meus clientes está longe de se englobar nesse grupo demográfico - alguns deles até poderiam ser catalogados como tecnófobos. Mas posso garantir uma coisa: tenho muito mais gente a usar as funcionalidades rss dos seus browsers do que… as funcionalidades de agenda dos telemóveis.

    Um cínico diria que a Google não quer adicionar peso/funcionalidades ao seu browser para depois se poder gabar de este ocupar apenas 3KB e demorar 1 décimo de segundo a abrir.

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá ver se eles mudam de ideia... ;)

    ResponderEliminar
  3. João Sousa24/6/10 12:26

    No fim de contas, eu acho que a Google não colocar funcionalidades rss no browser faz tão pouco sentido como a Microsoft não colocar suporte para podcasts no MediaPlayer.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso é o último sítio onde colocaria os feeds era num browser, mas claro são gostos. Acho muito mais útil usar o netvibes (ou qq outra imitação) ou um cliente de email.

    ResponderEliminar
  5. Parece-me completamente aceitável que assim seja: o browser deve ser exclusivamente uma janela para a web que é feita de HyperText (Markup Language).

    Os feeds são uma extensão (eXtensible Markup language) e portanto devem ser tratados por software específico.

    Quem quer ler feeds no browser coloca um bookmark para http://www.google.com/reader/ ou outra ferramenta da sua preferência.

    O firefox hoje paga por se ter permitido a tanta extensão.
    Os "tecnófobo" (como o João Sousa acima identificou) não sabem distinguir o consumo de memória do browser ou das extensões instaladas e portanto é o global que é mau.

    ResponderEliminar
  6. Fixe, era uma coisa que achava aborrecida. Outra extensão que uso é a que permite "Search for text when I start typing".

    http://code.google.com/p/chrome-type-ahead

    Detalhes e posição da Google aqui:

    http://code.google.com/p/chromium/issues/detail?id=150

    ResponderEliminar