2010/06/24

Notícias do Dia

Camionetas da REN com WiFi gratuito, a segurança (e não só) nos Androids, o iPhone 4 branco e problemas de recepção que parecem estar a afectar o mais recente iPhone, e muito mais.

Android é um risco de Segurança?

Se por um lado assistimos a uma rígida política de aprovação (por vezes incompreensível e caricata) por parte da App Store da Apple, do outro lado temos um Android Market onde qualquer App poderá ser um potencial risco de segurança. Segundo um relatório: um quinto das Apps do Android acede a informação privada.
Isto servirá certamente para alertar o público de que, qualquer plataforma, por mais segura que possa ser, depende ultimamente das decisões do seu utilizador. É preciso não esquecer que a "liberdade" de se poder instalar o que quer que seja, vem acompanhada da responsabilidade de decidirmos (ou não) confiar na fonte da App que vamos instalar no dispositivo em questão.

No entanto, a médio/long prazo, a tendência é para que o Android passe a dominar o mercado mobile, com a atracção imediata do mercado iPhone eventualmente a dar lugar a uma maior base de dispositivos Android, disponíveis numa maior gama de produtos e com preços para todas as bolsas. (Por agora, os rendimentos dos developers no Android Market têm sido bastante inferiores aos obtidos na App Store.)


Android 2.2 Open-Source

Para celebrar o volume de vendas (cerca de 160 mil Androids por dia) o Google resolveu dar uma prenda a todos, disponibilizando Android 2.2 como open-source; o que sem dúvida irá ajudar a acelerar ainda mais o seu desenvolvimento e implementação nas mais variadas áreas.



iPhone 4 Branco só para o final de Julho

Se estavam a aguardar pelo iPhone 4 em branco (eu admito que também gosto dele) então vão ter que esperar até à segunda metade de Julho - no melhor dos casos.

Alguns rumores indicavam que poderia ter havido um qualquer problema na linha de produção que atrasou o lançamento do modelo branco... e isso já foi confirmado pela Apple:
Os modelos em branco do novo iPhone 4 demonstraram ser mais difíceis de produzir que o esperado, e como tal só estarão disponíveis a partir da segunda metade de Julho. A disponibilidade dos modelos mais populares, em preto, não é afectada.

Fazendo minhas as palavras deles, vou optar pelo sempre "clássico" e "popular" preto... e como já vos disse, um de vocês vai ter a possibilidade de ficar com um iPhone 4 nas mãos, bem antes destes modelos brancos chegarem às lojas. ;)


Problemas de recepção no iPhone?

Uma das alterações estruturais do novo iPhone, foi a utilização da parte metálica da sua estrutura como antenas para os vários serviços.
No entanto, vários utilizadores têm demonstrado que isso pode vir também a causar alguns problemas. Dependendo da forma como se toca no aparelho, há quem relate substanciais perdas do sinal.
Ora, não é novidade que as mãos e o corpo humano afectam os sinais de rádio: eu sou "obrigado" a fazer esse "teste" várias vezes, sempre que as minhas colunas do PC começam a "tilintar" devido a interferências do telemóvel, basta colocar as mãos por cima do aparelho para que note a sua atenuação drástica.

Parece-me bem provável que, ao se pegar no iPhone, e dependendo das partes em que se toca, a sua capacidade de recepção irá ser alterada. No entanto, sendo - desde a sua concepção - um equipamento cujas antenas iriam ficar em contacto com a mão dos utilizadores, parece-me que seria factor que seria estudado desde o início.
(Há também que diga que foi por este motivo que a Apple anunciou a sua "banda protectora" para o iPhone durante a apresentação; que ao evitar o toque nas partes metálicas resolverá todos estes incidentes - e acalmará todos aqueles que estiverem receosos de terem uma antena directamente encostada ao seu corpo.)

Para além disso, há inúmeros factores que influenciarão este comportamento, da humidade do ar à percentagem de água e condutividade da pessoa em questão: o que ajuda a explicar porque motivo há quem note esse problema, enquanto outros não o conseguem reproduzir.


Retina Display do iPhone 4 com Problemas?


Como um problema nunca vem só, há também alguns utilizadores que se queixam de barras e zonas do ecrã que aparecem amareladas. A Apple tem trocado estes equipamentos sem tentar arranjar desculpas. Mas... fica o aviso!



Rede Expresso com WiFi da Zon

A ZON e a Rede Nacional Expresso acordaram uma parceria onde 100 das suas camionetas irão ser equipados com acessos WiFi móvel gratuito para além de um canal de TV com programação específica.

Se isto não for suficiente para fazer algumas pessoas deixarem o carro em casa (olhem as SCUTs!) e passarem a andar de camioneta, disfrutando do WiFi gratuito, não sei que mais precisam! ;)

[via Cria o teu Avatar]

13 comentários:

  1. A Apple já indicou tratar-se de um bug do iOS4 a questão da apresentação das barras de recepção. Que o problema está na apresentação e não na recepção. Pois mesmo sem barras é possível efectuar chamadas sem problemas.
    Dizem eles.
    ""Apple says that this is a bug it plans to fix," Mossberg wrote, "and that it has to do with the way the bars are presented, not the actual ability to make a call. And, in fact, in nearly all of these cases, the iPhone 4 was able to place calls despite the lack of bars.""

    ResponderEliminar
  2. A da segurança é demais! Eu posso instalar no meu PC software que me pode estar a roubar tudo mas é da minha responsabilidade e como tal tenho cuidado quando o faço, nos telemoveis tem que ser a mesma coisa, eu faço com ele o que quiser já que fui eu que gastei o dinheiro por isso deixem-me escolher o que quero instalar e o que quero usar e não me digam o que posso ou não usar. Sinceramente não sei como tanto se escreve sobre isso, quem escreve se acha que isso é um problema muito grave e se acredita mesmo nisso que crie uma empresa para fazer anti-virus, anti-malware, anti-tudo para esses dispositivos que vai ganhar milhões!

    Directamente ao Carlos, um titulo destes "Android é um risco de Segurança?" não acha que ficaria melhor substituído por algo: "Cuidado com o que se instala!"
    Se não todos os sistemas operativos que estamos habituados a usar no PC são um risco, pois para todos é possivel instalarmos uma aplicação que nos roube os dados!

    ResponderEliminar
  3. @kincas E as barras descem quando se toca nas antenas?! Viraram sensores, as antenas, para uma novidade que ainda vão anunciar!

    ResponderEliminar
  4. João Sousa24/6/10 13:01

    Até pelos distintos processos de distribuição, parece-me do mais elementar bom senso assumir que o Android vai ser a plataforma dominante. Portanto, parece-me óbvio que os programadores olhem para ele como aquele com maior potencial no futuro. Mas também questiono se atingirá o nível de rentabilidade que o iOS tem enquanto a sua distribuição demográfica não se assemelhar à do iPhone, isto é, enquanto não atrair suficientes tecnófobos ou tecnoleigos. Para já, o interesse no Android POR SER Android parece-me muito restringido aos cromos. E os cromos, por norma, são também menos afeitos a pagar por software.

    --

    Em relação ao "antenagate" do iPhone, acho estranho que tal falha de concepção passasse nos testes de uso da Apple, ainda por cima sendo o iPhone um aparelho que lhe dá tanta visibilidade. Mas li algures isto que pode ser interessante: se a Apple vulgarizou, durante os ensaios, aquela capa de disfarce, acabou por não testar suficientemente o telefone em contacto directo com a mão.

    Francamente, custa-me a crer que tenham negligenciado isto nos ensaios. Afinal, eu próprio, que não me recordo de absolutamente nada das aulas de Propagação e Radiação de Ondas Electromagnéticas, tenho a perfeita noção de que o contacto com o corpo humano influencia uma antena e por isso devem ser feitos testes até à exaustão.

    --

    Mas esta história da antenagate recordou-me um episódio que se passou comigo há já uns anos. Eu e a minha namorada de então tínhamos o mesmo modelo de telemóvel - um daqueles Alcatel Mimo tijolo-pequeno. Eu queixava-me sempre que tinha dificuldade em ouvir quem falava comigo e que recebia muito ruído. Ela argumentava que o problema era eu, ou o meu aparelho, porque o telefone dela portava-se às mil maravilhas. E talvez fosse mesmo. Eu consegui convencê-la a trocarmos os cartões, usando eu o telefone dela e vice-versa. O resultado foi… eu não ouvir quem falava comigo e receber muito ruído e ela dizer que não tinha quaisquer problemas.

    Quem sabe, talvez eu fosse incompatível com aquele modelo.

    ResponderEliminar
  5. @metRo_

    Acho que deves ter lido o artigo na diagnal, cheio de pressa para vires comentar. ;P

    Em primeiro lugar, o título não é uma afirmação, mas sim uma interrogação! (que é uma coisa bem diferente)

    Em segundo lugar, pareces ter passado por completo todo o parágrafo onde digo:

    "servirá certamente para alertar o público de que, qualquer plataforma, por mais segura que possa ser, depende ultimamente das decisões do seu utilizador. É preciso não esquecer que a "liberdade" de se poder instalar o que quer que seja, vem acompanhada da responsabilidade de decidirmos (ou não) confiar na fonte da App que vamos instalar no dispositivo em questão."

    O que, ou muito estou enganado, ou vai exactamente de encontro ao comentário que escreveste e com o qual concordo completamente.

    ResponderEliminar
  6. João Sousa24/6/10 13:10

    Metro, eu penso já ter dito aqui que devíamos ter este mantra: nem todos são cromos como nós.

    Porque a verdade é essa: nem todos são cromos como nós. A esmagadora maioria das pessoas não tem do telefone a ideia de ser um computador em ponto pequeno, por tal sujeito aos mesmos perigos. Até me pergunto se, no dia em que toda a gente tiver a noção de que tem de instalar um antivirus ou um pacote de "internet security" no telefone, o típico utilizador-leigo vai sentir o mesmo apelo por estes aparelhos.

    ResponderEliminar
  7. Sim sim, eu li isso tudo, a primeira parte do meu comentario não era relacionada em nada a ti mas sim haver pela net fora discussões desse tipo, directamente a ti era só a parte do titulo.
    Por exemplo essa noticia que vinha na CNET tem um titulo +- como o que eu indicara "Report says be aware of what your Android app does" é algo menos

    ResponderEliminar
  8. Sim, mas é que um título "polémico" ajuda mais a discussão! ;)

    ResponderEliminar
  9. Following is a statement from a Google spokesperson:

    "This report falsely suggests that Android users don't have control over which apps access their data. Not only must each Android app gets users' permission to access sensitive information, but developers must also go through billing background checks to confirm their real identities, and we will disable any apps that are found to be malicious."

    ResponderEliminar
  10. De louvar a cena da rede expresso!
    Isso ja seria algo que me faria ponderar ir de autocarro ou comboio em viagens para Lisboa ;o)

    ResponderEliminar
  11. para n se pensar q 'e td favas contadas em android :
    http://android-developers.blogspot.com/2010/06/exercising-our-remote-application.html

    qt ao modelo de financiamento, n eskecer q o facto de n have market pago na maior parte do mundo, nem desses mm dev poderem receber, afecta directamente o rendimento

    uma boa nova: o repo interno da google e o repo public foram unidos no 2.2
    http://android-developers.blogspot.com/2010/06/froyo-code-drop.html

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar