2010/06/08

Notícias do Dia

Enquanto o iPhone 4 se vai mantendo no centro das atenções, outras coisas se vão passando em redor da Apple e não só.


Safari 5: Mais rápido, extensões e (mais) HTML5


Foi anunciado "oficialmente" e prontamente retirado - o que faz antever que tenha sido um deslize.
Mas como em tudo na net... uma vez visto, já não há volta a dar.

A nova versão do Safari inclui o modo Safari Reader, que reformata as páginas de forma a que sejam mais facilmente lidas de forma contínua, sem "tralhas" para distrair o leitor. (E sem dúvida será bastante mais útil para usar com síntese de voz para que o vosso computador vos leia as páginas. :)
Com o Nitro JavaScript engine, a Apple diz que este Safari é 30% mais rápido que o Safari 4, 3% mais rápido que o própio Chrome 5.0, e 2x mais rápido que o Firefox 3.6.

O Safari 5 expande ainda mais o suporte ao HTML5, agora com vídeo em full screen via <video>, com suporte para legendas; geolocalização, validação de formulários, WebSockets, e muito mais.


Passa também a contar com extensões, que são criadas com base em HTML5, CSS3 e Javascript. Por motivos de segurança estas extensões correm completamente isoladas do processo principal.

Link oficial para as novidades do Safari 5.


Microsoft: Windows Phone 7 Empresarial?

Depois de ter sido "relegado" para um público alvo mais jovem (embora nem sequer esteja ainda disponível), parece que a Microsoft agora se esforça por convencer os utilizadores empresariais que o Windows Phone 7 também é o melhor para eles - embora vá necessitar de um período de adaptação.
E ao menos são honestos quando dizem que os Windows Mobile 6.x continuaram a ser a melhor opção nos próximos tempos. Considerando que o Windows 7 Mobile ainda nem sequer saiu, e que quando sair vai ter muitos aspectos "limitados" face ao que já era possível nas versões anteriores (programas incompatíveis, ausência de multitasking, etc.)... - já para não falar na tendência da MS para por vezes simplesmente mudar de ideias e abandonar toda uma plataforma... parece-me que vão ter um árduo trabalho pela frente para convencer os clientes empresariais a desistirem dos seus Blackberrys e iPhones.


iPhone 4 FaceTime - Videochamada

Não é nenhuma coisa nova - há anos que temos telemóveis capazes de fazer videochamadas, mas... o que é certo é que raras (ou nenhumas) são vezes que as pessoas as utilizam; quer por não serem práticas, quer por representarem custos acrescidos.
A Apple acha que está no momento para que essa tecnologia passe a ser utilizada, e anunciou o Face Time no iPhone 4.
A ideia parece-me boa (e volto a dizer: não é novidade) mas peca por novamente voltar a demonstrar falta de coragem em enfrentar as operadoras: a videochamada no iPhone está limitada à utilização via WiFi - sem dúvida devido à deficiente cobertura e capacidade das redes 3G nos EUA, que frequentemente estão "à rasca" para aguentar com o volume de tráfego já existente.

Por isso mesmo a Apple diz que "pelo menos durante 2010" não prevê que haja alterações... e no futuro, quem sabe?

A grande "vantagem" deste Face Time é que será um standard aberto, que qualquer outra pessoa poderá utilizar nos seus projectos - o que poderá muito bem vir a tornar-se numa alternativa ao Skype.




iPhone 4 em Branco


Se o anterior iPhone 3G/S não me atraía em branco... o novo modelo torna-se bem mais atractivo. E com as suas tampas em "vidro blindado", evitam-se os inestéticos riscos que atormentavam as partes plásticas dos iPhones anteriores.


 Mas isto não quer dizer que o modelo em preto não esteja igualmente atraente.


HP com impressoras via Internet

À medida que cada vez mais pessoas optam por utilizar os seus "smartphones" e "tablets" como ferramentas de trabalho do dia a dia, há que arranjar novas formas de trabalhar nestes novos ambientes.
A impressão é algo que continua a atormentar muitas pessoas - mesmo neste mundo cada vez mais digital.
Daí que esta nova linha de impressoras da HP tem tudo para se poder tornar num sucesso.
É que com estas impressoras, podem simplesmente enviar o que quiserem imprimir para um endereço de email ou serviço na Web e... já está.
(Com isto, até fico com vontade de finalmente comprar uma impressora - coisa que, por estranho que possa parecer... nunca tive em casa! :)

2 comentários:

  1. Acredita que eu pelo menos não estranho. A impressora sempre foi dos ultimos aparelhos que comprei, muitos anos depois de usar frequentemente o pc aqui em casa.

    ResponderEliminar
  2. Por agora foram as impressoras, sabe-se lá o que virá a seguir :) Basta ter criatividade e aproveitar algumas das vantagens dos serviços baseados na "cloud" ;-)

    ps: não admira que os endereços IPv4 estejam quase esgotados :O

    ResponderEliminar