2010/06/29

Notícias do Dia

1Android, Androids, e mais Androids. Ainda os problemas de recepção no iPhone 4, e outros assuntos da actualidade.

HTC com Android 2.2 no 3ºTrimestre


Se os Nexus One já poderão disfrutar da actualização para o Android 2.2 já esta semana, no caso dos HTC Desire, Legend e Wildfire isso poderá demorar mais um bocado, embora esteja prometido para os meses que se aproximam.


Samsung com mais Androids

E se os HTC Android não vos enchem as medidas, a Samsung não pára de lançar novos modelos: com 4 novos Android prestes a chegar ao mercado. O Vibrant e Epic 4G (da série Galaxy S), o Captivate e o Fascinate.
Modelos para todos os gostos e preços, que vão inundando o mercado e atraíndo cada vez mais consumidores.


Kindle para Android

A Amazon não perde uma oportunidade para vender os seus eBooks, e depois do iPad e iPhone, é a vez dos Android receberem igualmente a App do Kindle.
Se a App será já interessante para os Android com ecrãs de maior resolução... imaginem quanto mais será assim que começarem a sugrir os primeiros tablets Android! ;)


iPad com iOS4 em Novembro?

Por falar em iPad, o bem sucedido tablet da Apple (que continua esgotado em todo o lado) irá receber a actualização para o iOS4 em Novembro. Pelo menos é o que se pode entender pelas "entrelinhas" do que diz a Apple.

Esta actualização é bem necessária, já que depois do lançamento do iOS4, o iOS3 parece ainda mais "arcaico". (E ainda falta resolver as notificações pré-históricas que atormentam esta plataforma!)


Peças do iPhone 4 custam $188

Segundo os analistas, descontando os custos de investigação, patentes, comercialização, etc., o iPhone 4 tem um custo em peças de $188.
Sem dúvida que seria bom se a Apple o vendesse em kit "faça-você-mesmo" por este preço... Mas, uma vez que dificilmente o encontrarão por menos de 600€... nada como recorrerem à generosidade dos leitores do Aberto até de Madrugada e do Fundo para Gadgets. :)


Problema da Antena do iPhone 4

Entretanto, a polémica continua - e como não podia deixar de ser - já temos advogados metidos ao barulho.

Enquanto uns vídeos demonstram o "toque secreto", que alguns reviewers têm tido dificuldade em duplicar, outros demonstram que afinal é preciso aplicarem-se mesmo para afectarem o sinal no iPhone 4.



Nesse post podem ver igualmente outros casos de telemóveis que exibem o mesmo fenómeno (e outros) de alteração do sinal conforme o posicionamento das mãos e da própria posição do aparelho - sem que nunca se tenha feito a peixeirada a que temos assistido actualmente.


Má gestão do App Market pelo Google?


Mostrando que críticas há para todos os gostos, há quem se mostre preocupado pela "balbúrdia" que reina no App Market do Android, com Apps que infringem os direitos de autor a serem livremente disponibilizadas sem qualquer controlo.

De Apps que disponibilizam toques de telemóveis de músicas conhecidas, a Apps que utilizam nomes de marcas conhecidas (como a Disney) sem qualquer autorização; há todo um conjunto de comportamentos que - com a crescente popularidade do Android - irá certamente obrigar a que sejam efectuadas mudanças.

Já me imagino a aceder a uma App no App Market e, tal como recorrentemente acontece no YouTube, levar com um aviso a dizer: Esta App foi removido devido a uma reclamação dos direitos de autor.

9 comentários:

  1. Olá Carlos.
    Sabes de alguma coisa sobre o Android 2.2 para o HTC Magic?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. @João

    Ele já anda por aí nos foruns. Mas quanto a updates oficiais, imagino que saia para a mesma altura que saia para os outros HTC.

    ResponderEliminar
  3. Curioso o vídeo do sinal do iPhone 4...sinceramente continuo a achar que as redes móveis nos EUA e em Inglaterra são uma grande treta... a questão pode ser só software, mas a falta de qualidade da rede, pode ajudar e muito!

    ResponderEliminar
  4. Em breve saberemos. :)

    Sinceramente espero confirmar as minhas suspeitas, tal como este vídeo mostra - e verificar que é mesmo preciso "abusar" para provocar o tal sintoma.
    Mas, se for o caso de que me pareça mesmo algo anormal, cá estarei para deitar mais lenha para a fogueira e juntar-me aos "reclamosos". :)

    ResponderEliminar
  5. A Apple não tem descanso, primeiro o amarelado dos ecrãs, depois a perda de sinal da antena e agora o sensor de proximidade.

    Segundo vários usuários, o sensor responde de forma anômala, deixando aceso o ecrã em contato com o rosto, possibilitando desta forma ativar acidentalmente o mãos livres, finalizar chamadas ou coloca-las em modo de espera.

    ResponderEliminar
  6. @A.Z.
    A questão é se serão problemas generalizados, ou ocasionais: no meio de 1.7 milhões de iPhones vendidos nestes dias, mesmo com uma taxa de erros de 0.001% estaremos a falar de milhares de queixas.

    ResponderEliminar
  7. João Sousa1/7/10 08:29

    Oh Carlos, não me digas que és como aqueles caloiros do Técnico que não sabem quanto é um meio mais um meio? :-)

    0.001% de 1.7 milhões são... 17.

    Agora, dou-te razão por portas travessas. Uma das causas para eu deixar de ler fóruns ou os comentários de sites técnicos como o engadget é que, se há uma queixa legítima de 0.001% dos utentes de uma determinada marca, acredito que se multiplicam por 10 ou 100 os comentários de "haters" dessa marca a dizer "me too". É um pouco como os fóruns da TSF ou da SIC-N: há demasiado ruído criado artificialmente.

    ResponderEliminar
  8. @João

    Ok, deveria ter dito 0.1% :)

    Mas mesmo assim, é como dizes... Bastam meia-duzia de artigos "inflamados" num site popular, com umas centena de "comentaristas", e rapidamente podem ganhar uma proporção gigantesca - sem razão de ser. Mas pronto, cabe a cada um pensar pela sua própria cabeça e decidir se acredita em tudo o que lê/vê na internet, ou se prefere aprofundar um pouco mais as razões de ser de cada coisa.

    (Daí que a credibilidade seja uma coisa muito difícil de ir construindo... :)

    ResponderEliminar
  9. @joaoramos ve l.androidpt.com/cm6 ou cyanogenmod.com para a melhor rom 2.2

    ResponderEliminar