2010/06/11

O que é um Giroscópio?

Uma das verdadeiras novidades (inesperadas) no anúncio do novo iPhone 4 foi a introdução de um giroscópio.


Os Acelerómetros

Ora, hoje em dia já toda a gente está habituada a ouvir falar de acelerómetros e coisas que tais, quer devido à Nintendo Wii e do seu Wiimote, quer à existência desses dispositivos na maioria dos smartphones actuais.


Os acelerómetros medem - como é fácil de perceber - a aceleração; e com o nível de precisão actual, são já capazes de fazer coisas espantosas: como se pode verificar pelos diversos jogos existentes que utilizam essas capacidades, quer numa Nintendo Wii, quer num iPhone ou outro smartphone.

No entanto... há coisas que a aceleração, por si só, não é capaz de medir eficazmente e com precisão.

Imaginem que vão num veículo com os olhos fechados, e têm que desenhar a rota que estão a seguir. É certo que conseguirão sentir as acelerações e desacelerações dos arranques e paragens, e se estão a curvar para a esquerda e direita... Mas a certo ponto, com a margem de erro acumulada, estarão completamente perdidos - não sabendo se estão a seguir para "norte" ou para "sul", etc.


Foi exactamente isso que levou a Nintendo a criar o Motion Plus para o seu Wiimote: que basicamente adiciona um giroscópio aos acelerómetros existentes no Wiimote standard.


Os Giroscópios

Mas então o que é este tal giroscópio milagroso? Algo muito giro?
Por acaso até acho que é bastante giro efectivamente. :)

O efeito giroscópico é o efeito que vos permite andar de bicicleta (ou moto) sem cair, é também o efeito que mantém um pião em rotação na vertical.
Mas mais que isso, é capaz de surpreender com as suas propriedades quase "surreais" - lembram-se daquelas rodas giroscópicas que não caem que vos mostrei em tempos? :)



Basicamente, graças à tendência que uma peça em rotação tem em permanecer na mesma posição, passa a ser possível detectar todo e qualquer movimento de forma muito mais precisa que o conseguido apenas com acelerómetros.
É por isso que os podemos encontar em inúmeros sítios: desde sistemas de navegação em aviões, robots, e até mísseis, e coisas bem mais "terrestres", como o popular Segway.

Claro que as maravilhas a miniaturização fazem com que estes giroscópios possam agora ser integrados em chips electrónicos de tamanho microscópico - e a preços aceitáveis - mas sim, tempos houve em que os aviões e outros veículos tinham autênticas obras da engenharia mecânica, de tamanho considerável, em rotação no seu interior. (Os giroscópios habitualmente utilizados nos chips utilizam mais frequentemente sistemas giroscópicos por vibração e ressonância, em vez de peças rotativas.)


Quando combinado com os dados dos restantes elementos, como os acelerómetros e bússola digital, os resultados obtidos atingem uma precisão e fiabilidade sem precedentes..

Portanto, depois dos acelerómetros, a palavra de ordem para os dispositivos móveis nos próximos tempos vai ser: o giroscópio!

6 comentários:

  1. Ou seja, o iphone nunca mais vai cair, e vamos poder andar montados nele como num segway! :)
    Mas mais a sério, isto é optimo para navegação gps. Com ele e os acelerometros deve ser possivel manter a localização sem grande erro, sem sinal.

    ResponderEliminar
  2. Navegação, realidade aumentada, jogos, geolocalização, segurança (imaginem uma password que é feita por "gestos")... muitas muitas possibilidades. :)

    ResponderEliminar
  3. Só apetece dizer, vendam o tlm, a PSP, a Wii e outros jogos que tenham em casa e comprem o IPhone 4. :)
    Com este giroscópio no IPhone 4 é só esperar uns meses e a Apple poderá lançar algo concorrente ao Wii, basta uma consola que pode ser uma evolução do iTV. Simples.
    Isto são apenas ideias minhas. :)

    ResponderEliminar
  4. ... já estou a imaginar... um iPhone 4 a ser projectado a alta velocidade em direcção ao vosso LCD/Plasma. ;)

    ResponderEliminar
  5. e ainda falando da navegação com que nos faz nos levar mais avante com as nossas pesquisas que nos garante-nos a navegar nos mar

    ResponderEliminar
  6. Uma pena o Moto G 3 não vir com o giroscópio. E veríamos reclamar um recall.

    ResponderEliminar