Mostrar mensagens com a etiqueta Wiimote. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Wiimote. Mostrar todas as mensagens

2010/08/24

Hologramas Tácteis Interactivos

 
Já todos sabemos que os hologramas são impressionantes... mas etéreos... Podemos vê-los à nossa frente, mas quando queremos tocar neles... nada acontece.

Mas, investigadores na Universidade de Tóquio estão a trabalhar nisso, criando um sistema de ultra-sons capaz de criar uma sensação táctil de um objecto virtual.
Como curiosidade, a parte de detecção da posição das mãos usa Wiimotes da Nintendo... :)

2010/06/11

O que é um Giroscópio?

Uma das verdadeiras novidades (inesperadas) no anúncio do novo iPhone 4 foi a introdução de um giroscópio.


Os Acelerómetros

Ora, hoje em dia já toda a gente está habituada a ouvir falar de acelerómetros e coisas que tais, quer devido à Nintendo Wii e do seu Wiimote, quer à existência desses dispositivos na maioria dos smartphones actuais.


Os acelerómetros medem - como é fácil de perceber - a aceleração; e com o nível de precisão actual, são já capazes de fazer coisas espantosas: como se pode verificar pelos diversos jogos existentes que utilizam essas capacidades, quer numa Nintendo Wii, quer num iPhone ou outro smartphone.

No entanto... há coisas que a aceleração, por si só, não é capaz de medir eficazmente e com precisão.

Imaginem que vão num veículo com os olhos fechados, e têm que desenhar a rota que estão a seguir. É certo que conseguirão sentir as acelerações e desacelerações dos arranques e paragens, e se estão a curvar para a esquerda e direita... Mas a certo ponto, com a margem de erro acumulada, estarão completamente perdidos - não sabendo se estão a seguir para "norte" ou para "sul", etc.


Foi exactamente isso que levou a Nintendo a criar o Motion Plus para o seu Wiimote: que basicamente adiciona um giroscópio aos acelerómetros existentes no Wiimote standard.


Os Giroscópios

Mas então o que é este tal giroscópio milagroso? Algo muito giro?
Por acaso até acho que é bastante giro efectivamente. :)

O efeito giroscópico é o efeito que vos permite andar de bicicleta (ou moto) sem cair, é também o efeito que mantém um pião em rotação na vertical.
Mas mais que isso, é capaz de surpreender com as suas propriedades quase "surreais" - lembram-se daquelas rodas giroscópicas que não caem que vos mostrei em tempos? :)



Basicamente, graças à tendência que uma peça em rotação tem em permanecer na mesma posição, passa a ser possível detectar todo e qualquer movimento de forma muito mais precisa que o conseguido apenas com acelerómetros.
É por isso que os podemos encontar em inúmeros sítios: desde sistemas de navegação em aviões, robots, e até mísseis, e coisas bem mais "terrestres", como o popular Segway.

Claro que as maravilhas a miniaturização fazem com que estes giroscópios possam agora ser integrados em chips electrónicos de tamanho microscópico - e a preços aceitáveis - mas sim, tempos houve em que os aviões e outros veículos tinham autênticas obras da engenharia mecânica, de tamanho considerável, em rotação no seu interior. (Os giroscópios habitualmente utilizados nos chips utilizam mais frequentemente sistemas giroscópicos por vibração e ressonância, em vez de peças rotativas.)


Quando combinado com os dados dos restantes elementos, como os acelerómetros e bússola digital, os resultados obtidos atingem uma precisão e fiabilidade sem precedentes..

Portanto, depois dos acelerómetros, a palavra de ordem para os dispositivos móveis nos próximos tempos vai ser: o giroscópio!

2010/04/28

Robot Super-Rápido vs Humano


O seguinte vídeo mostra aquilo que todos os que viram os filmes "Terminator" já sabem há muito: que os robots vão dominar o mundo! :)



Trata-se uma demonstração que coloca um mais veloz robot de "pick and place" o Adept Quattro como opositor de alguém que o tenta "enganar" movimentando uma base na qual o robot tem que colocar/retirar algumas peças.

Será preciso dizer quem ganha?

2009/08/07

Hologramas Sensoriais via Ultra-Sons

Os hologramas chamam sempre a atenção, mas e se vos dissesse que um dia destes arriscam-se a dar de caras com um holograma que podem sentir na pele?

Pode parecer ficção científica, mas graças aos ultra-sons isso é agora uma realidade, permitindo que o utilizador sinta na pele -literalmente- uma representação física do holograma virtual.

Ora vejam o vídeo, deste projecto que utiliza várias tecnologias, incluindo os Wiimotes da Nintendo Wii para detectar o movimento:



Mais um pequeno passo em direcção do tão almejado Holodeck!. :)

2008/12/24

Wiimote e Partículas

Se gostam de brincar com partículas... então vejam mais um projecto que dá um excelente uso ao Wiimote da Nintendo.


eMotion+Wiimote in IR mode from Adrien Mondot on Vimeo.

Fiquem a conhecer o eMotion (via DigitalMotion)

2008/12/06

Wiimotes Musicais

O poder dos Wiimotes é infinito...
Ora vejam este projecto:

Sixense TrueMotion 3D

Parece que, lá pela Nintendo Wii ser actualmente a referência no que diz respeito a consolas com reconhecimento de movimentos - graças ao seu Wiimote - isso não significa que outras companhias não estejam a estudar processos semelhantes, e até superiores, de fazer coisas parecidas.

Vejam este TrueMotion 3D da Sixense, que utiliza um sistema magnético que permite reconhecer a posição das mãos de uma pessoa com uma precisão de milímetros e um tempo de resposta de apenas 10ms.

2008/11/29

Wiimote IR tracking

E mais alguns links interessantes do Johnny Lee para todos aqueles que gostam de usar o Wiimote nos seus projectos

Desde os projectos à Minority Report:


Como aqueles de head tracking que transformam o ecrã numa janela 3D:


Podem ver estes e outros projectos neste post do Johnny Lee.

2008/11/14

Mgestyk Wiimote

Ainda no outro dia falei do Mgestyk, e hoje estou novamente a falar deles... mas em combinação com o Wiimote da Nintendo.
Ora, reconhecimento de gestos via webcam, juntamente com os acelerómetros do Wiimote... já estão a imaginar os resultados, aqui apropriadamente demonstrados como forma de controlar um light saber.

2008/08/07

Wiimote Motion Plus

Eu sei que isto seria mais apropriado para o This is Your Amiga Speaking, mas a tecnologia por trás disto é tão fantástica que acho que merece destaque aqui também.

Já todos vocês ouviram certamente falar da Nintendo Wii, a tal que vem com o comando revolucionário (o Wiimote) que reproduz os movimentos que fizerem.

Pois bem, a ideia é essa, e funciona bastante bem (veja-se o sucesso de vendas que tem sido em todo o mundo) - no entanto - há alguns movimentos que o Wiimote não consegue captar da melhor forma, impossibilitando o seu uso em jogos que deles pudessem tirar partido.

... isto é, não conseguia - até agora.

A Nintendo vai lançar um acessório para o Wiimote, chamado Motion Plus, que adiciona um acelerómetro extra, ainda mais sensível e com melhores prestações, permitindo finalmente uma captura de movimentos fiel.

O seguinte vídeo de demonstração demonstra bem o que este MotionPlus consegue fazer:


(A parte que todos querem ver começa aos 1:50 :)

Só é pena que isto não tenha sido lançada no Wiimote de origem - isto é exactamente aquilo que todos esperavam que o Wiimote fizesse.
(Embora haja rumores de que a Nintendo poderá integrar o Motion Plus numa nova série de Wiimotes, a médio prazo.)

2008/07/13

Usando o Nunchuck no 3DSMAX

Prático ou não, o que é certo é que não há quem não desista de utilizar os comandos da popular Wii em inúmeras aplicações.


Arduino to 3D Studio Max from melka on Vimeo.

Neste caso, o processo é um bocado rebuscado:

- Arduino using a WiiChuck adapter from todbot (thanks kurt ^^) and the WiiChuck library from Tim Hirzel
- Data sent to Processing via serial connection and translated to MIDI CC messages using the proMIDI library by Christian Riekoff
- MIDI output from processing sent to midiYoke
- midiYoke sends this data to Ableton Live
- Ableton re-sends the CC messages to midiYoke
- Using Float Motion Capture controllers on 3D Studio Max to rotate the objects according to the pitch and roll of the wiichuck…


Mas, se fosse simples... qual era a piada?

2008/07/06

Elisa Media Center

Há várias boas opções no que diz respeito a Linux Media Centers, tal como o Entertainer e o sempre popular Linux MCE; mas nunca é demais ter outras alternativas.

E foi assim que fui dar com este projecto interessante chamado Elisa:

What is Elisa?

Elisa is an open source cross-platform media center connecting the Internet to an all-in-one media player.

Para começar, o essencial num media center; tem muito bom aspecto! :)



A possibilidade de explorar vídeos directamente da Internet é engraçada.
E pontos extra por terem mostrado um filme do Brian Yuzna. :)

E para juntar o agradável ao útil, que tal controlarem a vossa Elisa com um Wiimote?
(Não tirar esta frase do contexto! ;)



Deixo-vos mais um vídeo de como instalar o Elisa no Ubuntu.
(Mas não se esqueçam que está também disponível para Windows)

2008/06/24

Displays Virtuais

Johnny Chung Lee, o génio dos Wiimotes que os usa para tudo e mais alguma coisa (menos para jogar na Wii :) falou de mais alguns projectos interessantes no seu blog.

E um dos mais engraçados é o dos displays virtuais, que como podem ver no seguinte vídeo, abre inúmeras perspectivas:

2008/05/28

CAM-TRAX

Sentem inveja da Nintendo Wii e do seu Wiimote?

Pois bem, se este CAM-TRAX funcionar como nos querem fazer crer, em breve toda uma nova geração de jogos para PC poderão usar comandos à Wiimote... sem ser necessário um Wiimote - tudo o que precisam é de uma simples Webcam.

Bem, melhor que tudo é verem o video:



Impressionante, não?

2008/05/06

Wiimote no Nokia N810 - Parte 2

E os projectos que ligam o Wiimote da Nintendo aos MIDs da Nokia não páram.

Desta vez já podem jogar Doom/Quake, e até Bomberman, usando o Wiimote... ah, as maravilhas do bluetooth.



É so darem um salto aqui para saberem como o fazer.

2008/04/29

Wiimote no Nokia N810

E que mais se pode dizer? É a vantagem de usar protocolos standard... (mesmo que tenham dado alguma dor de cabeça até que os curiosos tenham percebido como usar todas as funções do Wiimote por bluetooth)

Se no PC usar um Wiimote já é coisa natural, eis que agora também é possível fazê-lo no Nokia N810 com a ajuda de um script em python que recebe os dados por bluetooth e os transforma em eventos X-Windows (teclas e cliques do rato)

Fiquem com o vídeo:


Página do projecto aqui [WiiControl]

Obviamente, é compatível com os restantes MIDs (Mobile Internet Devices) da Nokia e percursores do N810, os N770 e N800.

2007/12/22

VR Head Tracking com o Wiimote

Que posso dizer? Verdadeiramente incrível e bem mais credível que qualquer outra demonstração "pseudo-3D" que já vi.

Finalmente, um head tracking que funciona como seria de esperar. Será que a Nintendo imaginava os milhões de usos para que as pessoas iriam usar o Wiimote?



E vejam-me só aqueles "movimentos" quando ele coloca os óculos! :)

É caso para dizer, Go Johnny Go! :)


2007/12/10

Quadro Interactivo com o Wiimote

Aqui fica mais um projecto interessante do Johnny Lee.
Usando um wiimote, e um par de canetas com leds infravermelhos, consegue criar-se um quadro digital interactivo (ou mesmo um LCD "touchscreen") de baixo custo, com capacidade de tracking multi-ponto.

Bem... o melhor é mesmo verem o vídeo:


[youtube video]

Parece que o wiimote está a tornar-se um sucesso, para aplicações que a Nintendo certamente não esperava... é a vantagem de se usarem protocolos standard (neste caso o Bluetooth.)