Mostrar mensagens com a etiqueta Mods. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mods. Mostrar todas as mensagens

2018/07/02

Nintendo Switch já tem modchip


A Switch tem sido outra das consolas de grande sucesso da Nintendo, mas que também estará a causar algumas dores de cabeça à marca - devido à facilidade com que pode ser modificada para correr software não oficial.


2011/09/17

iPhone 4 com Maçã Luminosa


Nada como um post apropriado, numa altura em que deverei estar a confraternizar com os restantes participantes da MacJanta em Coimbra, eis que vos trago um trabalho de personalização que concretiza um dos desejos que muitos utilizadores de iPhone poderão ter - especialmente os fãs das "luzinhas" (como eu!) - um iPhone 4 com uma maçã luminosa na tampa traseira.

A empresa que está a preparar esta alteração diz que o custo ficará entre as 50-100£ (se fosse pelo valor mais reduzido, até que considerava a hipótese... :) e estará disponível durante o mês de Outubro.

Esta data é que calha mal, pois vem na mesma altura em que chega o futuro iPhone 5.


De qualquer forma, suspeito que eles estejam simplesmente a utilizar a própria luz do backlight do iPhone, já que eles dizem que este icon Apple luminoso não tem qualquer impacto na autonomia nem na espessura do iPhone 4, e que acende e apaga exactamente como o ecrã (fazendo com que não tenham que ter vergonha de estar a fazer uma chamada com uma maçã luminosa encostada à orelha) - mas, não estou a ver como eles passariam a luz através da bateria - pelo que podem também estar a recorrer a uma pelicula electroluminescente, ou... depois veremos.

... Entretanto, pode ser que no iPhone 5 a Apple já tenha um logo luminoso a vir de série! ;)

2010/08/05

Maximiza a tua Canon PowerShot com o CHDK

Um dos modelos mais populares de câmaras compactas digitais são as PowerShot da Canon. Modelos para quase todo o serviço com preços atractivos, mas que nalguns casos podem deixar alguns utilizadores um pouco frustrados com a falta de algumas funcionalidades mais avançadas. A não ser que...

Apresento-vos o CHDK - Canon Hack Development Kit.

Este pacote de software permite expandir as funcionalidades da câmara, e tem a vantagem de não alterar de forma permanente o firmware original - trata-se apenas de um programa que é executado pela câmara e que adiciona novas funcionalidades, tais como:
  • Controlos Profissionais - Fotos em RAW, bracketing, controlos manuais da exposição, Zebra-Mode, Live histogram, Grelhas de alinhamento, etc.
  • Detecção de movimento - Permite tirar uma foto sempre que for detectado movimento (incluindo a capacidade de apanhar relâmpagos).
  • USB remote - Permite controlar a câmara remotamente via USB.
  • Scripting - Permite o controlo da câmara via scripts em ubasic e Lua, para fazer coisas como time lapse, detecção de movimento, bracketing avançado, e muito mais.

Espero que vos dê jeito para a épocia de férias que se aproxima.

2009/11/11

Noticias do Dia

Microsoft apanhada com a mão na massa (que é como quem diz, em código alheio,) um Tablet misterioso sobre o qual ninguém sabe nada, um mod para o Dell Mini 9, e mais um incentivo à pirataria que nos chega do campo do Bluray.

Windows 7 Download Tool viola GPL?

É tramado quando aquilo que tanto se faz aos outros é usado contra nós próprios. Neste caso, a própria Microsoft parece ter violado o GPL, incluindo código numa sua ferramenta sem disponibilizar o código fonte modificiado. Já diz o ditado... cá se fazem, cá se pagam!


Tablet Misterioso do CEO da Nvidia



Enquanto se ia proclamando um ávido fã da Apple, o CEO da Nvidia mostrou um tablet PC com muito bom aspecto - mas escusando-se revelar detalhes técnicos. Seria demasiado cedo para a Apple ter cometido uma gaffe de tal tamanho, e ter permitido vislumbrar o Apple Tablet, certo? (especialmente se tal se baseasse em chips Nvidia como o Tegra.)


Dell Mini 9 Tablet Mod

Para quem não esperar pelo hipotético tablet maravilha da Apple, nada como pegar num Dell Mini 9 e criar o seu próprio Tablet com touchscreen e sensor de orientação e tudo.








Cópias legais do Bluray, assim não obrigado!



As companhias sempre anunciaram o Bluray como sendo bastante "amigável", e -imagine-se só- até permite que se façam as devidas cópias que os compradores têm direito a fazer... ou será que sim?

Tal como nos profiles inacabados que obrigaram muitos dos primeiros compradores de leitores Bluray a comprar novos leitores para suportar as novas funcionalidades nos discos (relembro que no caso do defunto HD DVD, a especificação estava completamente terminada e decidida desde o início, desde o primeiro leitor) a nova funcionalidade que permitirá fazer as tais cópias só estará presente nos novos leitores bluray que estarão lá mais para o fim do ano.

Mais caricato, esta nova funcionalidade não pode ser adicionada aos leitores actuais via actualização de firmware - e mais caricato ainda: parece que nenhum fabricante tem ainda os planos para produzir um leitor com esta capacidade (que envolve ligar-se a um servidor autenticado na net, para determinar se podem fazer uma cópia de um disco que vocês compraram, e que depois o "infecta" com DRM para evitar que façam outra cópia.)

E depois admiram-se que o pessoal opte por simplesmente descarregar um filme que podem ver em (e converter para) qualquer aparelho sem chatices? É que - como se não fosse suficiente estar a pagar por isso - ainda somos mal-tratados e mal-servidos!

2009/09/06

PC de Sonho

Numa altura em que a montagem do meu novo PC ainda vai decorrendo, que tal visitar algumas "obras-de-arte" informáticas?

É o caso deste PC de sonho, o Edelweiss.



Uma autêntica obra-de-arte... Mas voltando à realidade, lá terei que me contentar com o tradicional "caixote"! :)

2009/08/03

Eee PC Keyboard

Enquanto o verdadeiro Eee Keyboard da Asus não chega, que tal pegarem num Eee PC normal e colocarem-no dentro de um teclado?



Pode não ser a mesma coisa, mas... sem dúvida que é muito mais rápido que esperar pelo modelo da Asus.

2009/07/12

Notificador LED para Eee PC

Não será um projecto aconselhado a qualquer um, mas... que acham de adicionar um LED sinalizador ao vosso Eee PC que vos notifica quando recebem um email, uma mensagem no Twitter, ou uma messagem instântanea, com diferentes cores?


Parece-me uma daquelas funcionalidade que deveria vir de fábrica em todos os computadores... Mas não o sendo, nada como colocar mãos à obra e tratarem vocês do assunto.

Utilizando um microprocessador ATtiny, e uma porta USB, o projecto não é muito complexo... mas obriga a alguns conhecimentos de electrónica.

Mas... considerando que muitos de vós compraram netbooks para poderem fazer destas brincadeiras... aqui fica a sugestão.

2009/07/05

Eee PC com Trackball

Se não suportam o uso das trackpads existentes nos portáteis - e mais concretamente nos netbooks como o Asus Eee PC - que tal colocarem mãos à obra e transplantarem a reduzida trackball existente no rato Mighty Mouse da Apple para o vosso Eee PC?


Neste caso, um utilizador habilidoso que não se habituava ao trackpad do seu Eee PC 901, investiu os $22 pedidos pelo Mighty Mouse, e... umas horas depois... tinha um trackball implantado no seu netbook.

Não é um modding recomendado para iniciados, mas... fica a idea do que se pode fazer com um pouco de imaginação e coragem. :)


2009/07/04

Controlador de Ventoinhas com Touchscreen

Para os fãs do Modding, este controlador de ventoinhas certamente será a peça ideal para ornamentar uma baía de 5.25" livre.


O NZXT Sentry 2 permite controlar até cinco ventoinhas com o seu painel touchscreen, e oferece uma imensidão de ajustes: manuais, automáticos, etc.

Falta saber o preço, mas... se são fãs deste tipo de coisas, acrescentem-no já à vossa wishlist para o próximo Natal.

2009/06/06

Ventoinhas LED "tuning"

Acho que os fãs do tuning dos computadores vão fazer fila para arranjarem destas ventoinhas.


Ventoinhas com LEDs são já algo comum, mas estas ventoinhas utilizam os LEDs de forma bem mais interessante, criando imagens que podem mostrar... o que se quiser: desde as rotações da ventoinha, a temperatura, as horas, etc.


Claro que... nem pensem meter ventoinhas destas dentro de uma caixa de computador "tapada". :)

2009/05/16

Teclado em Português Autocolante

Muitas vezes, o único factor que nos impede de comprar um portátil "lá fora", é o facto de ser altamente provável que este não seja fornecido com o teclado em português.
Se para muitos isso não é um incómodo (nomeadamente para aqueles que já nem precisam de olhar para o teclado para escrever) para outros isso é mesmo um factor proibitivo.

Claro que há sempre a possibilidade de encomendar um teclado português à parte, e proceder à operação cirurgica de troca de teclados - mas os teclados não são assim tão baratos, e fazer essa "troca" não é para todos.

A solução que vos apresento é bem mais simples, barata, e pode ser feita por qualquer pessoa.

Trata-se de um conjunto de autocolantes transparentes que podem aplicar por cima de qualquer teclado, e que o "transforma" num teclado Português.

Por apenas $1.80 USD... dificilmente encontrarão coisa melhor.


[via Mailing List do PlanetGeek]

2008/12/29

PC Sinclair ZX81

Para muitos - eu incluído - foi o primeiro computador em que pudemos pôr as mãos em cima: o saudoso Sinclair ZX 81 (percursor do popular ZX Spectrum.)


Pois bem, quem imaginaria que seria possível transformar esse modesto computador num PC completo, capaz de rodar um sistema operativo actual?

Como quase sempre nestes Mods ultra compactos, isto foi possível graças à utilização de uma motherboard Pico-ITX.

Se quiserem saber mais, é só visitarem este projecto PC Sinclair ZX81.

2008/11/25

Dell Mini 9 com Touchscreen

E por falar no Dell Mini 9, relembro que tal como já foi feito em praticamente todos os outros netbooks, também este mini-portátil pode ser apetrechado com um touchscreen.



via [jkkmobile]

2008/11/03

Touchscreen para Eee PC/Acer One

Já aqui falei, por várias vezes, das modificações que alguns corajosos fazem aos seus netbooks, acrescentado funcionalidades que não vêm de origem - coisas como o 3G, GPS, e claro está: o touchscreen.

Mas para a maioria das pessoas, andar atrás do material necessário, e andar a soldar componentes no seu "brinquedo" não é tarefa fácil... Pelo que este Kit disponível no Ebay se torna particularmente atractivo.

Trata-se de um kit com tudo o que precisam para acrescentar um Touchscren ao vosso Eee PC 900/901 e/ou Acer Aspire One - e o melhor de tudo: não é necessário soldarem nada!

Se acham que o vosso netbook está com falta de uns "toques", esta pode ser a vossa melhor opção.
(E é aproveitar enquando o dólar está em baixa! :)

via [Engadget]

2008/10/12

Computador com Ventilação Passiva

A busca de um computador silencioso não tem descanso, e por muito que se usem ventoinhas com baixo nível de ruído, o que é certo é que não há nada como dispensar completamente todas essas partes móveis.

O ideal seria ter um computador com arrefecimento completamente passivo, à base de dissipadores de calor que dispensassem o uso de ventoinhas extra.

E a verdade é que é possível... não é para todos, mas é possível.


Eu como não sou tão radical, vou-me contentando com as ventoinhas de baixo ruído (embora esteja a ficar fã do Water Cooling. :)

[Hacked Gadgets via Gizmodo]

2008/10/08

MSI Wind Artilhado

Ora bem, se são os felizes proprietários de um MSI Wind (ou o seu clone Tsunami Moover) então aqui ficam alguns projectos interessantes:

Para começar, e se costumam andar sempre em movimento, podem pensar em adicionar-lhe um receptor GPS interno. É óbvio que têm que lhe abrir as "tripas" e fazer alguma cirurgia... mas o resultado final pode valer a pena. Vejam como fazê-lo aqui.

E como não convém ficar sem bateria quando se anda a passear, que tal uma bateria de 9 células para aumentar drasticamente a autonomia do vosso netbook?



Se estão mais numa onda de software... então que tal verem como se comporta o mais recente sistema operativo da Apple o OS X no vosso Wind?
Pois é... é mesmo possível e recomenda-se (isto é, para quem for fã deste sistema operativo) e permite que andem com um "netbook Apple" sempre convosco - embora não oficialmente.

A não ser que... queiram dar o passo definitivo e completar a operação anterior com um verdadeiro processo de transformação do vosso Wind num Apple:

Não sei se iria tão longe, mas... deixo ao vosso critério.

Depois não se queixem se o vosso Wind tiver um certo sabor... a "maçã." ;)

2008/09/14

3G HSDPA no Eee PC 901

E se há coisa que não falta aos netbooks da Asus são os populares "moddings" que acrescentam funcionalidades que não vêm de serie.

Hoje falo-vos de como adicionar um modem 3G HSDPA ao Eee PC 901.

Não é tarefa simples nem aconselhada a quem não se sentir à vontade com um ferro de soldar - e complicada ainda mais pelo facto da Asus preferir poupar uns cêntimos e retirar as fichas para estas ligações.

Se mesmo assim estão interessados, é só darem um salto ao guia passo-a-passo do Jkk.


P.S. - E por falar em Eee PC 901, nos próximos dias esperem um review aprofundado deste netbook. :)

2008/09/11

Adicionar um Touchscreen ao Wind e Acer One

Para quem julgar que só o Eee PC é que tem direito a ter um touchscreen, aqui fica para referência como fazer o mesmo no Acer Aspire One e no MSI Wind (guia que também deverá servir para o Tsunami Moover T10.)

 Adicionar um touchscreen ao Acer Aspire One

Adicionar um touchscreen ao MSI Wind

2008/07/13

Usando o Nunchuck no 3DSMAX

Prático ou não, o que é certo é que não há quem não desista de utilizar os comandos da popular Wii em inúmeras aplicações.


Arduino to 3D Studio Max from melka on Vimeo.

Neste caso, o processo é um bocado rebuscado:

- Arduino using a WiiChuck adapter from todbot (thanks kurt ^^) and the WiiChuck library from Tim Hirzel
- Data sent to Processing via serial connection and translated to MIDI CC messages using the proMIDI library by Christian Riekoff
- MIDI output from processing sent to midiYoke
- midiYoke sends this data to Ableton Live
- Ableton re-sends the CC messages to midiYoke
- Using Float Motion Capture controllers on 3D Studio Max to rotate the objects according to the pitch and roll of the wiichuck…


Mas, se fosse simples... qual era a piada?

2008/07/06

MSI Wind e Acer One em Striptease

Não recomendado aos mais sensíveis... mas como sabem, estes mini-notebooks são altamente viciantes e inspiradores de modificações, tais como adicionar-lhes um touchscreen, módulo 3G, GPS, ou qualquer outra coisa que vos passe pela cabeça.

Para isso, é necessário que sejam fáceis de abrir, e que tenham algum espaço livre.

Depois de a Asus ter assassinado o Eee PC, desvirtuando-o com modelos maiores e - pior que tudo - encarecendo o modelo 900 muito para além das propostas concorrentes; é precisamente com os modelos mais atractivos que vos deixo: o Acer Aspire One e o MSI Wind. De tripas abertas como convém.

O MSI Wind foi aberto pela bit-tech.
É bastante fácil de abrir o que vai agradar aos utilizadores mais aventureiros e tem uma arquitectura bem cuidada e de qualidade - melhor que a do Eee PC, dizem eles.

Estranhamente, apesar de ter um Slot para expansão de memória DDR2 SO-DIMM na motherboard, não existe uma tampa de acesso, pelo que qualquer expansão obrigará à desmontagem completa do Wind. Felizmente, dizem que é bastante mais fácil de desmontar e de remontar que o Eee PC.

Pelo lado negativo, o espaço interior para acrescentar mais "brinquedos" é abstante limitado... pelo que não há grande margem de manobra.
(Quanto a mim, eu só quero acrescentar um touchscreen, não deve haver problema. :)


Quanto ao Acer Aspire One, a abertura foi feita pelosite  iTechNews.

Eles não falam sobre isso, mas pelas fotos, parece-me bem menos organizado e cuidado que o Wind.
Embora também tenha um slot de expansao de memória, acontece exactamente o mesmo que no Wind - não há tampa de fácil acesso - obrigando à desmontagem total do "netbook."

Embora tenha um preço imbatível, continuo mais inclinado para o MSI Wind... mas, até os ver ao vivo, não descarto nenhum deles como sendo o meu futuro mini-portátil.
(E quem sabe, pode ser que a Asus ao ver as vendas descerem drasticamente, disponibilize o Eee PC 901 a preço competitivo.)