A busca de um computador silencioso não tem descanso, e por muito que se usem ventoinhas com baixo nível de ruído, o que é certo é que não há nada como dispensar completamente todas essas partes móveis.
O ideal seria ter um computador com arrefecimento completamente passivo, à base de dissipadores de calor que dispensassem o uso de ventoinhas extra.
E a verdade é que é possível... não é para todos, mas é possível.
Eu como não sou tão radical, vou-me contentando com as ventoinhas de baixo ruído (embora esteja a ficar fã do Water Cooling. :)
[Hacked Gadgets via Gizmodo]
Ainda este fim de semana consegui (quero dizer, conseguiram! :oP) resolver o problema do barulho do meu!
ResponderEliminarO pc estava demasiado encostado à secretária o que fazia as ventoinhas funcionarem a 100% sempre he he he!
Hugz,
Luís
eu li. :)
ResponderEliminarDepois vai dando notícias e agenda aí qq coisa para antes (ou depois) da tua viagem aos States.
(Se for antes, podes sempre aceitar uma lista de encomendas de coisas a trazer de lá ;)
É isso! Para ser novamente parado na Alfandega não é? :oP hehehe
ResponderEliminarEu não me esqueci do convite! Só que tenho andado tótil ocupado...
No dia 30 deste mês tenho o meu último exame para terminar o curso e nem para isso me tenho andado a preparar :o(
Hugz,
Luís
Por um mero acidente, montei um computador perfeitamente silencioso para um cliente sem recorrer a qualquer componente especial:
ResponderEliminar- barebone Asus Vintage3
- Intel E5200
Quando liguei a máquina e não ouvi sequer um suspiro, abri de novo a caixa por pensar que alguma ficha se tinha soltado. Mas não, estava tudo a funcionar como devia e extremamente silencioso.
Fiquei impressionado.
Alguns Barebones desse tipo são silenciosos "de origem" devido às ventoinhas controladas em função da temperatura.
ResponderEliminarMas não esquecer que importa testar também o computador em uso intensivo, quando as temperaturas sobem e as ventoinhas atingem a velocidade máxima.
Even Horizon é grande filme! :)
ResponderEliminarTambém quando há 3 anos atrás andava na onda do watercooling, refrigerei as minhas 3 máquinas com sistemas Innovatek e Aquacomputer, duas das melhores marcas de equipamentos do mercado. Aí é que o silêncio é ZERO absoluto desde que as fans dos radiadores também sejam silenciosas... Mas é um equipamento que requer uma manutenção cuidada e atenta dado que uma junta mal apertada ou encaixada dependendo do tipo de ligações, mesmo com água destilada, pode danificar a board ou a gráfica ou qualquer componenbte que apanhe pelo percurso. De qualquer forma, efectuei testes exaustivos em ordem a temperaturas conseguidas mesmo com cpu's em OC (um Pentium de 3 GHz chegou aos 3,8 GHz sem grandes problemas de aquecimento e esteve assim a trabalhar quase um ano e ainda hoje o tenho mas a aircooling) e cheguei à conclusão que o investimento nos equipamentos de watercooling - não kits mas componentes individuais - radiadores, blocos de cpu, gpu e chipset, bombas, tubos, ligações, etc. -, mais a manutenção cuidada e atenta não diferiam muito de uma boa refrigeração a aircooling com boas fans ligadas a controladores de rpm e assim resolvi, depois de 3 anos, voltar à refrigeração convencional.
ResponderEliminar@FG
ResponderEliminarPois, também tenho trabalhado com watercooling (para PCs "industriais") e tenho estado muito satisfeito com aquilo - no entanto: o aspecto da manutenção, e a maior dificuldade em "mexer" no hardware sempre que se queira trocar algo, deixam-me um pouco de pé atrás.
Como disseste, usando umas ventionhas silencioasas e uns dissipadores de qualidade, é perfeitamente possível calar um PC.
Portanto, suspeito que no meu próximo PC de "caixa grande", vá continuar a ser a "ar". :)