Mostrar mensagens com a etiqueta MIDs. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta MIDs. Mostrar todas as mensagens

2009/10/22

Noticias do Dia

Para além do lançamento do Windows 7, hoje trago-vos um novo MID da Dell com Android, o primeiro Android made in Espanha, o Magalhães v2.0, uma app para edição de vídeo no iPhone, e máquina de ultra-sons "de bolso" que nos chega da GE.


DELL lança MID com Android

A Nokia nunca conseguiu que os seus MID (Mobile Internet Devices) se implementassem de forma global, ficando reservados a um nicho de utilizadores.
Será que com este seu Streak a correr o Android, a Dell conseguirá cativar o público?



Magalhães v2.0

Não sei se já todos os alunos terão recebido os seus magalhães (ou até se as escolas já têm infraestrutura para os suportar convenientemente - já que algumas nem sequer redes WiFi têm a funcionar em condições!) mas o novo Magalhães 2 já está aí.



Este novo Magalhães vem em duas versões, o mg2 e o mg2 SE.
  • Windows 7 Starter Edition (e com Linux também, espero!)
  • CPU Intel Atom N270 1,6GHz
  • 1GB DDR2 667Mhz
  • LCD TFT 10,1" com 1024×600
  • Disco 160GB (250GB no SE)
  • Ethernet 10/100Mbps + Wi-fi 802.11 b/g/n
  • Leitor de Cartões 4-em-1 (SD, MMC, MS e MS Pro)
  • Bateria Li-ion 4 células 2200mAH
E no modelo SE:
  • Módulo 3G
  • Caneta PEGASUS
Os preços são de 329 e 399 euros respectivamente... O que me faz continuar a pensar qual o benefício destes Magalhães face aos netbooks existentes no mercado, com preços e/ou características bastante mais atractivas.


Google Music

Parece que o Google se prepara para abalar o mundo musical, com a integração de um serviço Google Music para audição e compra de músicas online que integrará o Lala e o iLike.

Espero bem que esta seja a infraestrutura que finalmente liberte os artistas das tradicionais distribuidoras que actualmente são mais um "entrave" que um facilitador de acesso aos materiais.
O mercado actual está completamente viciado, com as editoras a abusarem da sua posição e com os artistas a ganharem escassos cêntimos por cada album vendido.

Talvez este Google Music seja o primeiro passo para mudar as coisas... e rapidamente o descobriremos, caso rapidamente surjam "queixas" das monolíticas distribuidoras que actualmente regem o mercado.


Ultra-sons de bolso da GE

Aos poucos lá nos vamos aproximando do tecnologicamente avançado Tricorder do Star Trek que seria a ferramenta de sonho de todos os médicos.



Desta vez é a General Electric que lança a mais pequena máquina de ultra-sons do mundo, do tamanho de um telemóvel.



... o trabalho que isto teria poupado ao Tom Cruise... ;)


Edição de Vídeo no iPhone

Com este ReelDirector (iTunes Link) os possuidores de iPhones passam agora a poder fazer a edição dos seus vídeos sem necessidade do computador. Claro que não irá subsituir os verdadeiros programas de edição de vídeo... mas para desenrascar quando se está "onde se estiver", serve perfeitamente.




Primeiro Android Espanhol - The One



Até Espanha já tem o seu próprio Smartphone Android "made in" Espanha. Este GeeksPhone One irá custar 285 euros... e faz-me pensar em quanto tempo faltará até que alguma empresa portuguesa faça algo do género. (Tal como a Garmin se está a expandir com o Nuviphone, imaginem um Ndrive Android com telefone a preço "irresistível"... não seria bom? ;)

2009/03/18

SmartQ 5 MID - Ubuntu a Baixo Custo

Se estão à procura de um brinquedo, pequeno e barato, para acederem à net em qualquer lado: que tal vos parece este SmartQ 5 da smartdevices?



Com um LCD de 4.3" com 800 x 480 e um processador ARM, este MID corre a popular distro Ubuntu - que o torna bastante apetecível - e, não menos interessante, tem um custo de cerca $132.

Por 100 Euros, digam-me lá se não se sentiriam tentados? :)

2009/01/12

Internet Viewer a Metanol da Toshiba

Quando menos esperamos, lá aparece uma "novidade" que nos relembra que o futuro está cada vez mais perto. Ora vejam este Internet Viewer da Toshiba.


Parece um MID do futuro, mas a sua característica mais impressionante não é a sua portabilidade nem estilo, mas sim... a sua autonomia.

Graças à tecnologia DMFC (Direct Methanol Fuel Cell) estes aparelhos podem ser usados durante uma semana com uma única recarga de metanol.

E como podem ver no vídeo, trata-se de um modelo funcional e não de um protótipo "falsificado" - o que faz prever com que estas tecnologias possam chegar até nós mais depressa do que julgávamos. (Esperemos que sim!)

2008/06/25

Nokia OS2008 para N800 e N810 Update

Para os possuidores mais distraídos destes MID (Mobile Internet Devices) da Nokia, já está disponível o update para o OS2008 para o N810 e N800.

Entre muitas alterações, é prometido que este é o último update a necessitar de um "re-flash" do firmware. Sendo que os próximas updates serão feitos unicamente por software.

[Maemo]

2008/06/02

Nvidia TEGRA

A Nvidia está a expandir-se, e para isso conta agora com o seu TEGRA, que oferece capacidades de processamento gráfico impressionantes com um consumo bastante reduzido.

Este chip minúsculo que integra um GPU, um media processor, memória, vários periféricos e um CPU (baseado em ARM) num chip mais pequeno que uma moeda.

Este chip foi concebido para ser usado em dispositivos portáteis: dos smartphones aos chamados mobile internet devices. No entanto, demonstrando que os chips não se medem aos palmos, é capaz de reproduzir vídeo em alta definição 1080p, aguentando 130h de música ou 30h de vídeo sem necessitar recarregar a bateria.

Fiquem com uns vídeos de apresentação:



Os primeiros dispositivos com este novo CPU da Nvidia são esperado para o fim deste ano/início de 2009.

2008/05/22

Debian no Nokia N800

Com o Debian a correr nos MID (Mobile Internet Device) da Nokia, abrem-se novas perspectivas para os possuidores destes "tablets."

Tal como, correr o Open Office:



GIMP:


E até mesmo o XFCE:



via [GeekPenguin]

2008/05/13

Gigabyte MID com Intel Atom

Desculpem-me se há aqui alguma coisa que não me parece bater certo....

Por um lado vemos a Intel a anunciar este processadores eficientes e de baixo custo como forma de levar estes MIDs (Mobile Internet Devices) até às massas por um preço de combate (a Intel falava em cerca de $200 como preço de referência); por outro lado vem a Gigabyte anunciar o seu primeiro MIDs com um Intel Atom por um preço completamente exorbitante: mais de $1100 USD!

Afinal em que é que ficamos? Isto é para ser para todos, ou só para todos os que forem malucos o suficiente pra pagar este preço "roubalheira"?

O que vale é que não vão faltar ofertas de marcas concorrentes, com preços bem mais atractivos... digo eu.

2008/05/06

Wiimote no Nokia N810 - Parte 2

E os projectos que ligam o Wiimote da Nintendo aos MIDs da Nokia não páram.

Desta vez já podem jogar Doom/Quake, e até Bomberman, usando o Wiimote... ah, as maravilhas do bluetooth.



É so darem um salto aqui para saberem como o fazer.

2008/04/10

Firefox Mobile Acelera N810

Ninguém tem dúvidas de que o Firefox 3.0 se vai tornar num dos melhores browsers de sempre.

No entanto, nem sempre temos um "computador" por perto, e os dispositivos móveis têm cada vez maior importância nos dias de hoje.

Portanto, é com particular agrado que podemos ver que, mesmo todas as optimizações feitas no Firefox, reflectem-se de igual forma nas versões mais pequenas.

Por exemplo, no Nokia N810 que vem com um browser chamado MicroB, quando comparado com o Fennec (nome de código para o Mozzila Mobile), demonstrou a superioridade deste último, sendo seis vezes mais rápido que o browser "oficial". Para além disso, as diferenças de velocidade eram visíveis durante o uso normal - não sendo daquelas melhorias que ficam bem nos benchmarks, mas que acabam por não se notar na prática.

Isto demonstra que as optimizações que têm sido feitas resultam num ganho ainda maior nesta plataforma ARM do que nos PCs tradicionais.

Boas notícias para todos os "mobilistas"! :)

[0xDeadBeef via Arstechnica]

2008/04/09

Android num Nokia 810

Se estão ansiosos por saber que tal vão ser os dispositivos Android, porquê continuar à espera?

Se tiverem um Nokia N810 por perto, podem vê-lo já hoje, pois já puseram o Android a funcionar nos dispositivos OMAP.





via [Etrunko]

2008/04/08

Lenovo Ideapad U8

E eis que eles começam a invadir o mercado: os MIDs (Mobile Internet Devices.)

Depois do desbravar de terreno feito pela Nokia, com os seus N770, N800 e N810, preparem-se para levarem com MIDs vindos de todas as outras marcas.

Neste caso, trata-se do Ideapad U8 da Lenovo. Ora vejam o vídeo:



Quanto muito, podemos ver que estes dispositivos começam finalmente a oferecer interfaces vocacionados para o toque - algo a que o lançamento do iPhone não terá sido alheio.
Embora já existissem alguns interfaces e aplicações interessantes, há que admitir que até à chegada do iPhone estas nunca tiveram a projecção (mediatização?) necessária à sua implementação em grande escala.

Agora, vai assistir-se a efeito contrário - um exagero na oferta de diferentes interfaces... o que até pode acabar por prejudicar estes dispositivos. Mas, desde que se mantenham intuitivos, pode ser que tudo corra bem.

Mas para começar, podem tratar de eliminar aquele "lag" horrível entre carregar no ecrã para ver um vídeo e ter que esperar intermináveis momentos até que ele tenha início: é necessário feedback instantâneo. :)

2008/03/12

Nokia N810 Baixa de Preço (Para Alguns!)

Começo a passar-me seriamente com esta treta da diferença do Euro face ao Dólar.
Pois, quando o Euro valia menos que o dólar, pagavamos tudo mais caro, e sei lá que mais...
Agora que o Dólar está "ao preço da chuva", seria de esperar que ao menos a diferença de preço se reduzisse... mas não, continua a ser a mesma de sempre, ou ainda maior!

Veja-se caso do Nokia N810 que teve uma redução do preço de $90 dólares, passando a custar $390 USD - o que equivale a 252 Euros. No entanto, deste lado do Atlântico, continua a custar 430 Euros!

E neste caso estamos a falar de equipamento de um fabricante Europeu, que não pode dizer que é mais barato nos EUA porque é feito lá.

Qual é a desculpa ou justificação para tal coisa!?!


E já nem me dou ao trabalho de continuar a perguntar à DELL qual o motivo para que o seu monitor de 24" 2408WFP que custa $699 nos EUA (450 Euros) chegue até nós por uns aproximados 824 Euros...

2008/01/18

MCEGuru - o Controlo Remoto Perfeito

Se procuram o controlo remoto perfeito para o vosso Windows Media Center, têm que dar uma olhada neste vídeo do MCEGuru!



Considerando o custo atronómico de alguns controlos remotos com display, e sabendo que se pode arranjar um Nokia N770 por cerca de 150 Euros (ou menos, se encontrarem um usado - o que não deve ser difícil com muitos a trocá-los pelos novos modelos) este MCEGuru passa a ser a forma ideal de controlarem o vosso Media Center.

Infelizmente, está apenas disponível para os Nokia N770-810 e para os MiniBox Linux, e funciona exclusivamente com os edicões Media Center do "Windows", ou seja o XP Media Center e Vista Media Center.
Se fosse mais genérico e funcionasse com software de Media Centers open-source, seria bem mais atractivo. Mas... para quem tiver um Windows MCE, esta continua a ser uma boa opção.

2007/11/24

Nokia N810 - Primeiras impressões

Os interessados no último MID da Nokia, o N810, podem entreter-se a ler as primeiras impressões na ArsTechnica.



Sendo um gadget interessante (embora o teclado não tenha convencido) o problema principal continua a ser o preço, sendo difícil justificar pagar quase o dobro do preço de um Nokia 800 para ter os poucos extras que vêm no 810. E o GPS integrado, que muitos podem considerar útil, "obriga" a comprar um programa de navegação à parte uma vez que o que vem de origem deixa muito a desejar.

A recomendação que fica é que esperem até que este baixe de preço como aconteceu com os modelos anteriores. Relembre-se que o N770 chegou a estar à venda por 150 Euros (estando agora mais caro devido à enorme procura que teve).

2007/11/23

Intel quer MIDs abaixo dos 200 Euros

Parece que a Intel anda a tentar revolucionar o mercado móvel, tentando com que os MIDs (Mobile Internet Devices) - dispositivos semelhantes a smartphones, mas vocacionados para o acesso móvel à internet: tipo os Nokia N770, N800 e N810 - baixem para uma gama de preços na ordem dos $199-$299 (135-200 Euros).

Para que este níveis possam ser atingidos, a Intel está a negociar a possibilidade de estes novos equipamentos estarem associados às operadoras telefónicas, tal como sucede actualmente com os telemóveis na Europa.

Assim sendo, o mercado dos UMPC certamente que terá que se mexer, ou correrá o risco de ficar seriamente debilitado.
Veja-se o caso do Asus Eee PC, inicialmente anunciado como sendo de baixo custo, mas sofrendo sucessivos aumentos que cada vez mais o tornam menos apetecível (já para não falar de que ver um Eee PC em Portugal, por agora, é apenas uma miragem!)

A Intel espera começar a produção em volume destes novos MIDs no 2º trimestre de 2008 (sem dúvida, a tempo de poderem aproveitar o Android do Google)

Via [Digitimes]

2007/11/13

Emulador PALM para os Nokia

É caso para dizer: "Não havia necessidade..."
... ou talvez haja - fica ao vosso critério.

O que é certo é que vai ser possível correr aplicações PALM nos Nokia N770, N800, e N810 através de um emulador gratuito que será lançado até ao fim do ano pela Access (a companhia que comprou a Palm).

Com a concorrência crescente (leia-se: Android) todas estas empresas têm que se mexer rapidinho....

Via [IntoMobile]