2010/07/02

iPhone 4 e o APN da Vodafone

Isto de andar "em cima do acontecimento", com um novo modelo que oficialmente ainda não existe numa operadora nacional obriga a ter alguns cuidados.


Relativamente ao iPhone 4 e à nossa Vodafone, eis alguns pormenores a que deverão dar alguma atenção:

As configurações "de origem" fazem com que o APN da Vodafone no iPhone 4 aponte para o internet.vodafone.pt quando na realidade o APN apropriado para o iPhone é o net2.vodafone.pt


O APN limita a velocidade

Qual a diferença? Bem, para além de evitar surpresas desagradáveis na conta ao fim do mês (parece que quem utilizar as assinaturas do iPhone com o APN "geral" pode pagar por algum tráfego de internet - obrigando-vos a chatear o serviço de apoio ao cliente para vos creditarem o valor debitado), a principal diferença está... na velocidade.

É que na maior parte dos casos, o tráfego via o APN internet.vodafone.pt está limitado a apenas 512Kbits de download e 384Kbits de upload; enquanto através do net2.vodafone.pt podem fazer dowloads a 3.6Mbits ou até mais - no caso do iPhone, permite teoricamente o download a 7.2Mbits, e uploads até 1.5Mbits.

Esses valores podem ser limitados pela Vodafone (e são-no, em muitos casos) pelo que se notarem um estranho limite "fixo" nas vossas velocidades em 3G, convém que os contactem para que vos informem dos limites QoS (Quality of Service) da vossa ligação (no mínimo deverão ter esse limite nos 4Mbits.)


Mudar o APN no iPhone

Ora, tendo descoberto que o meu iPhone 4 estava a usar o APN incorrecto, a questão seguinte foi: como mudar o APN no iPhone?

O iPhone possui um ecrã de configurações das definições da rede celular; o problema é que na maior parte dos casos esse quadro está escondido devido às restrições que os operadores colocam  - e no caso da Vodafone, imagem qual seria o caso... Pois, quadro de configuração nem vê-lo!

Uma pesquisa pela internet deu-me muitas soluções... para quem faz o jailbreak do iPhone. E estava já a começar a desanimar quando finalmente dei com este fabuloso site: unlockit.co.nz

Um site que permite criar ficheiros de configuração de rede e mudar o APN do iPhone sem necessidade de jailbreak!

Basta visitarem o site no vosso iPhone, criarem uma nova configuração com base nos settings da Vodafone PT, mas introduzirem manualmente o APN net2.vodafone.pt, como podem ver na imagem abaixo:


Depois de criado podem enviá-lo para o vosso email, ou carregá-lo directamente: surgindo um novo quadro que vos pergunta se querem instalar este novo profile da rede.

O processo é bastante seguro, já que a qualquer momento podem eliminá-lo e voltar às definições de origem: basta irem ao Settings->Profiles e podem removê-lo.



Imagino que a Vodafone passe a "reconhecer" o iPhone 4 quando o estiver a comercializar no nosso país, mas até lá... e se têm a sorte de ter um iPhone 4 nas mãos, fica a chamada de atenção. :)

11 comentários:

  1. Solução da Apple para configurar acesso à WEB:

    iPhone Configuration Utility

    http://support.apple.com/kb/DL851

    Criar o perfil preenchendo as opções desejadas e enviar para o mail.

    Aceder ao mail no iphone e instalar o perfil.

    Para desinstalar é também nos Settings

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muita dificuldade para acessar outros serviços como email, e mms no celular vodafone 725.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. pronto so para meter nojo:
    isso e' tao facil em android :D e faz chamadas com a mao esquerda :)

    ResponderEliminar
  4. Alguem pod m ajudar a mudar o apn do meu mini iphone N8+

    ResponderEliminar
  5. Sabem dizer-me os settings para um cartão Optimus num iPhone 4 com jailbreak?

    ResponderEliminar
  6. Fiz exactamente esses passos todos, mas continuo sem conseguir ter net no meu Iphone 4 , nem consigo mandar MMS.

    ResponderEliminar
  7. Também me acontece o mesmo, nem envio de MMS (apenas recebo) nem internet...

    Vodafone, vodafone... e a assitência técnica não me consegue resolver nem isso nem o cartão duo...

    Já efectuei o descrito e nada...

    ResponderEliminar
  8. Deixo aqui o meu agradecimento! funcionou "nas horas" !!!
    Iphone 4 com o sim unlock (que nao me dava o 3g) agora está perfeito!

    thx again!

    ResponderEliminar
  9. ola queria uma ajuda , usei o jb para desbloquear para todas as redes meu iphone 4 , ele desbloqueou mas agora nao da sinal de rede nenhuma . reconhece o sim mas nao da sinal de rede, ja resetei , ja fiz o jb denovo , mas nao deu certo, podem me ajudar sff
    obrigada

    ResponderEliminar
  10. Anónimo4/8/11 15:44

    Olá.
    Instalei o programa, mas fico com uma dúvida.
    Para enviar e receber mms (sendo extreme), tenho k ligar os dados móveis, mas não me irá descontar como se fosse à internet?

    ResponderEliminar