2010/08/11

Portáteis ASUS com Baterias Mais Duradouras

A grande maioria dos computadores vendidos actualmente são portáteis - já ninguém está disposto a ter um "caixote" enorme e barulhento em suas casas - no entanto, apesar da sua comodidade acrescida, os portáteis sofrem ainda com um componente que pouco tem evoluído ao longo do tempo: as baterias.


Não é incomum ver pessoas que até utilizam o portátil em casa sem a sua bateria, para não a "viciarem". Mas, invariavelmente, ao fim de alguns anos a redução do desempenho da bateria é notória.

Por isso mesmo, a ASUS procura agora minimizar esse incómodo, utilizando um novo tipo de baterias nalguns portáteis: as baterias Sonata da Boston-Powers.

Estas baterias de iões de lítio são de longa duração e garantem a manutenção de 80% das suas propriedades de carga durante três anos (com garantia.) Não parece muito, mas sempre é mais um passo na direcção certa.

9 comentários:

  1. Certamente que será uma boa evolução às actuais baterias.

    Mas....não parece muito, porque não foi uma acção tomada por um fabricante que toda gente venera incondicionalmente.

    Possivelmente esses davam um nome sonante tipo "Life-time Battery" ou "iImprove-your-battery" e eram os tipos que estavam sempre a inovar e que compreendiam realmente as necessidades das pessoas....

    ResponderEliminar
  2. Só uma nota: não creio que as baterias tenham estagnado no tempo assim tanto...
    Tal como nos telemóveis, a evolução das mesmas não conseguiu foi acompanhar a 100% as crescentes necessidades de power dos novos equipamentos, cada vez mais recheados de features que requerem/consomem, por sua vez, cada vez mais energia ;-)

    Pena é que as novas da Toshiba e Siemens não passem ainda de protótipos - baterias com capacidade para alimentar um notebook por 20 dias?? Isso sim, e que era!
    Mas os lobbies instituídos ainda são demasiado poderosos (tal como nos veículos automóveis que tentam usar fontes de energia alternativas)... :/

    ResponderEliminar
  3. eu não tiro a minha do portatil e já o tenho há 5 anos e não viciou... isso de tirar a bateria do portatil para nao viciar é mito.. já nao se passa assim com as de lítio

    ResponderEliminar
  4. Duas coisas:

    1 - não creio que hajam lobbies. Acredito sim que nos últimos 3 anos ouvimos falar de diversas tecnologias de baterias, mas sempre terminando da mesma forma "disponível para venda nos próximos anos", que depois se transforma em muitos anos. Elas vão aparecer mais tarde ou mais cedo, mas demora.

    2 - Mas as baterias ainda viciam? Ainda há baterias hoje em dia que não funcionem por ciclos de carga, ou seja, que não viciam?

    ResponderEliminar
  5. Sempre tive sorte com baterias.
    Nunca tiro a bateria do portátil porque tem que estar carregada. Que eu saiba a bateria do portátil não vicia quando lá está.
    Um portátil de 3 anos já não é portátil, por isso é que devo ter tido sorte.
    Existem boas baterias no mercado, estão muito mais pequenas.

    ResponderEliminar
  6. para q n falem mais do q n sabem:
    http://www.batteryuniversity.com/

    recomendo fortemente a leitura

    ResponderEliminar
  7. mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo.

    ResponderEliminar
  8. Uma bateria de litio "vicia" na realidade estraga-se coforme a sua temperatura, logo se a tirarmos do computador estragasse menos. Metam-nas no frigorífico lol.

    ResponderEliminar
  9. é um bom passo em frente. as baterias, actualmente, têm garantia de 6 meses mas, se bem usadas, podem durar bastante. além disso alguns portateis (os asus, por exemplo) trazem uma opção na bios para calibrar a bateria, para voltar a ter mais capacidade.

    nuno, diz-se "estraga-se". a não ser q seja o novo "acordo errotográfico" que agora anda na moda e a ser adoptado por jornais com redacções preguiçosas. lol

    ResponderEliminar