2010/09/28

Notícias do Dia

Para além do novo Tablet Playbook da RIM, o dia de hoje está recheado de notícias interessantes, como: a Apple TV com jailbreak praticamente garantido, um revisitar a um computador de outros tempos, as habituais "curtas do dia", e muito mais.


Windows Live Spaces passa a Wordpress


Não deixa de ser com alguma surpresa que vejo esta aliança. A Microsoft passou o seu serviço de blogs "Windows Live Spaces" para o Wordpress.
Ou seja... a escolha é "lógica": mais vale deixar este tipo de coisas com quem sabe o que está a fazer; e em vez de desperdiçar recursos a re-inventar a roda, faz muito mais sentido aliarem-se à plataforma de blogging mais popular em todo o mundo. Mas... não deixa de ser um pouco estranho.



Apple TV Jailbreak

Parece que ainda antes de ser comercializada, a Apple TV estará sujeita ao mesmo processo de Jailbreak conhecido como SHAter usado nos iPhones. Esta técnica utiliza um processo que não pode ser corrigido pela Apple via updates do firmware (já que actua ao nível do bootrom) e por isso mesmo recomenda-se aos interessados que tentem arranjar uma Apple TV das primeiras gerações, antes que a Apple altere o seu design.


Sony Ericsson LiveView

À primeira vista até me fez lembra o novo iPod Nano, mas este LiveView da Sony Ericsson pode ser mais interessante. É um pequeno controlo/display remoto que podem utilizar naqueles momentos em que não será propício pegarem no telemóvel.
Uma excelente ideia - que dependerá do preço para "pegar" ou não.
(Eis uma oportunidade perdida pela Apple, que teria assim um excelente motivo para incentivar a compra do iPod Nano a quem tivesse iPhones... :)




Amazon lança Android App Store (Tablet Android a seguir?)
Parece a nova corrida ao ouro - agora todos querem ter a sua própria App Store, e ainda estou para ver no que isto tudo vai dar. A ideia das App Store é ter um local centralizado onde os utilizadores possam facilmente dar com Apps interessantes e comprá-las. Se começarmos a ter dezenas de "lojas"... Bem... vamos lá ver.
Agora é a Amazon que vai ter a sua App Store para Android, que muitos acreditam ser (mais) um indício de que estarão a preparar o seu próprio Tablet Android como complemento do Kindle.


Xmarks encerra portas

O popular serviço de sincronização de bookmarks entre diferentes browsers, o Xmarks vai ser encerrado.
Com um número sempre crescente de utilizadores e custos da infraestutura necessária, e sem terem encontrando fontes de receita sustentáveis - a par da iminência de outros serviços integrados nos próprios browsers (como o Chrome e Firefox) que permitem fazer coisas semelhantes, é com enorme tristeza que vejo o Xmarks a desaparecer - mas a realidade é mesmo assim: poucos seriam aqueles dispostos a pagar por um serviço que agora podem ter de forma gratuita (mesmo que sem todas as potencialidades do Xmarks.)


iPhone 4 Censurado na China

Parece estar a tornar-se cada vez mais comum (recentemente tivemos o caso dos Blackberry na Arábia Saudita). O iPhone 4 chinês apresenta os mapas na versão "politicamente correcta" de acordo com o Governo Chinês - mesmo quando é utilizado no estrangeiro.
Bem sei que ninguém quer ficar de fora deste gigantesco mercado... mas não deixa de ser triste ver este tipo de coisas.
O que virá a seguir: um iPhone norte-coreano onde o resto do mundo nem sequer existe?


Curtas do Dia



Noutros tempos...

O seguinte vídeo mostra-nos uma espectacular maravilha tecnológica de 1959, um computador IBM 650 capaz de fazer uns incríveis 50 mil cálculos... por minuto! (Compare-se com os actuais milhões, por segundo! :)

De qualquer forma, é sempre uma oportunidade de rever as fabulosas impressoras "line-printer" que imprimiam uma linha a toda a largura de uma só vez - e nem que fosse só por isso, merece ser visto. :)

[via Cafonso]

8 comentários:

  1. Mas já há certeza disto: "a par da iminência de outros serviços integrados nos próprios browsers", era muito bom, pois uso o firefox no windows e chrome no kubuntu e assim tinha os favoritos sempre iguais.

    ResponderEliminar
  2. O Chrome e Firefox já têm os serviço de sync - mas não são crossbrowser. Essa era uma das grandes vantagens do Xmarks.

    ResponderEliminar
  3. Dos_Passos29/9/10 00:06

    O Xmarks tem uma app para iPhone/iPad bastante interessante. Da sincronização com a conta a app descarrega os Favoritos sob a forma de lista.
    Acede-se à página respectiva através do browser da app.
    Já uso o Xmarks há uns anos. Também tenho pena que acabe.

    ResponderEliminar
  4. M$ wordpress ahhhhhhhhhhhh a M$ a usar open source!!!!!!!

    Que GRANDA SAPO que foi engolido.

    ResponderEliminar
  5. Excelente ideia este dispositivo da Sony Ericsson, parece-me o companheiro ideal para algo como o Galaxy Tab :)
    No entanto suspeito que o preço não será nada convidativo, tal como aconteceu com os relógios bluetooth deles.

    Quanto ao Foxmarks vou ter que começar a procurar alternativas para sync entre browsers :(
    Aceitam-se sugestões...

    ResponderEliminar
  6. Já agora, o xmarks funciona com servidores próprios, quem tiver alojamentos, pode sempre instala-lo lá n acredito que a extensão desapareça da net.

    ResponderEliminar
  7. que má notícia essa do Xmarks... Vou ter de arranjar outra forma de guardar os meus favoritos...

    ResponderEliminar
  8. Experimenta o delicious, tem plugins para os diversos broswers..

    ResponderEliminar