2010/09/28

Blackberry PlayBook Tablet


Aqui está ele: o tablet da RIM que se pensava tornar no BlackPad, é afinal este PlayBook.

Quanto às características técnicas, estamos bem servidos: processador dual core ARM (Cortex A9), 1GB de Ram, duas câmaras HD (3Mp e 5Mp), capacidade gravação vídeo HD 1080p, HDMI, USB, WiFI, Bluetooth, OpenGL, Flash, HTML5, e muito mais... num dispositivo que mede apenas 130x193x10mm e pesa 400g.

Quanto ao Sistema Opertativo, fica a cargo do novo BlackBerry Tablet OS, que terá sido desenvolvido pela QNX (que foi recentemente comprada pela RIM.) Considerando a qualidade dos produtos desenvolvidos pela QNX, este OS deverá ser "à prova de bala"!

Boas notícias portanto.

Se o funcionamento for realmente tão fluido como vemos no seguinte vídeo promocional, parece que finalmente teremos tablet para "abanar" o mercado.



Claro que faltam ainda conhecer dois pormenores críticos: o preço e a data de lançamento (por agora apenas indicada para "inícios de 2011").

De qualquer forma, mesmo com um iPad 2 prestes a chegar nessa altura, este Blackberry Tablet OS faz o iOS da Apple demonstrar ainda mais a sua idade e a necessidade de rejuvenescimento em vários aspectos (como por exemplo... notificações pop-up que bloqueiam tudo o que se está a fazer?)

Se em 2010, o ano foi de "intenções", com muitos fabricantes a prometerem Tablets... mas poucos/nenhuns a cumprirem; em 2011 certamente será bem diferente. E este PlayBook vai mostrar algumas coisas à Apple e aos Androids que estão para chegar.

6 comentários:

  1. De tudo deste produto o que mais gosto é do nome dele: PlayBook

    Duma só vez diz tudo a que se dedica. Bom nome!
    BlackPad teria sido horrivel...

    ResponderEliminar
  2. É só isso que gostas no produto? OK, não é o iPad (que apesar de cheio de falhas foi pioneiro) mas tem tudo para vencer... Pelo menos na parte técnica; falta saber como vai ser a parte comercial (preço)...

    ResponderEliminar
  3. @ Wacko: Gostei de todo o potencial do produto e consegue ir mais além do que o iPad demonstra no momento. Parece mais potente também (tem multi-processing). Mas da sugestão falta chegar à realidade também. Só em 2011 saberemos e igualmente o que entretanto a concorrência também propõe.
    A Apple tem apresentado, a uma cadência anual, continuas evoluções. Um iPad 2 poderá muito bem vir a surpreender ainda mais o mercado do que o modelo actual...

    ResponderEliminar
  4. Outra coisa que será interessante saber: é a autonomia. O iPad marcou um ponto importante nessa área, vamos lá ver como este PlayBook responde a isso.

    ResponderEliminar
  5. Carlos Silva28/9/10 14:14

    Será que este playbook tem os argumentos necessários para cativar a comunidade de programadores a apostar na aprendizagem de mais uma plataforma de desenvolvimento ?

    IMHO o hardware contribui 50% para o sucesso de uma plataforma e uma app store recheada de boas e variadas aplicações contribui com os outros 50%. E neste aspecto o SDK tem de ser muito apelativo para que as empresas apostem recursos no estudo de novas APIs.

    ResponderEliminar
  6. @Carlos

    nesse aspecto parece-me que estão bem encaminhados, com uma forte aposta no HTML5 e web development, e com muitas funções "internas" acessíveis via Javascript - ao estilo do WebOS.

    Ou seja... programar para isto vai ser bem simples.

    ResponderEliminar