2010/10/21

Análise ao LG Mini GD880


Mais uma análise "atrasada", mas que ainda chega dentro do prazo de validade. Este LG Mini GD880 é um modelo com uma estética bastante peculiar que promete apaixonar o público português... Mas vamos lá ver que tal se comporta!




Características técnicas


  • LCD de 3.2" TFT (480 x 854) com touchscreen multitouch em vidro resistente
  • OS: Latest S-Class UI
  • Memória: 330MB internos + cartão microSD
  • Camera: 5Mp com Auto-focus, detecção de rostos, efeitos variados e VGA Video a 15fps
  • Conectividade: GSM , UMTS, EDGE class 10, HSDPA 7.2 Mbps e HSUPA 2 Mbps,
    Wi-Fi, Bluetooth 2.1 (c/A2DP),  microUSB, GPS (A-GPS), 3.5mm audio jack
  • Diversos: Acelerómetro para rotação de ecrã, sensor de proximidade para desligar ecrã, sensor de luz ambiente, suporte Flash, rádio FM com RDS, DivX/Xvid, Dolby mobile, pinch zoom, visualizador de documentos Office, integração Twitter e Facebook
  • Dimensões: 102 x 47.6 x 10.6 mm
  • Peso: 99 g
  • Bateria: 900 mAh 


O Design

Desde o primeiro momento que se abre a caixa que se vê que este LG Mini GD880 leva o aspecto estético muito a sério. À semelhança de um outro modelo bem nosso conhecido, este LG é um bloco de vidro temperado anti-riscos e com um caixilho metálico a toda a volta, enquanto que a tampa traseira é feita de um material tipo borracha bastante agradável ao toque.
Pessoalmente acho-o muito bem conseguido, e o seu tamanho compacto bem atractivo - o único senão é que as suas esquinas e arestas possam complicar a vida a quem andar com ele em bolsos apertados.





Quanto a botões, existem apenas três: um no topo para ligar/desligar e bloquear, um para o volume e um para tirar fotos (na lateral).

Considerando que para muitas pessoas (a maioria, talvez) o telemóvel é um objecto de desejo e de afirmação pessoal, é fácil antever que muitos se irão apaixonar por este smartphone "à primeira vista"!



Não há como evitar... este LG Mini GD880 tem bom aspecto de onde quer que se olhe.


Em Funcionamento


Ao contrário do que pode dar a entender, este GD880 não utiliza Android (sim, eu sei, é pena.) Mas... olhem que as semelhanças são mais que muitas. Arriscaria a dizer que a LG pegou no Android e simplesmente o adaptou às suas necessidades (ou então tornou o seu  S-Class UI proprietário numa aproximação bastante fiel - que até inclui o ecrã de multitasking!)


Na realidade temos que admitir que, por muito que nos agrade um sistema "mobile" em particular (iOS, Android, Symbian, etc.), para a grande maioria das pessoas isso é algo completamente irrelevante. Na maior parte dos casos as pessoas compram aquilo que gostam; ou então algo que preencha um determinando número de requisitos.
Se para uns isso pode ser: ter acesso a uma App Store, suportar Exchange emails, etc. ; para outros bastará que seja "pequeno e bonito", e que tenha acesso à net se for preciso.

É este o caso deste GD880... Para quem não conhece (ou nem quer saber) dessas coisas de App Stores e Android Markets, tem neste equipamento um smartphone que lhe permite aceder à net, ter acesso ao email, ver filmes e ouvir música e muito mais.


A utilização é bastante simples - como disse - tem muitas semelhanças com o sistema utilizado pelo Android e iPhone, com os icons claramente visíveis e acessíveis; e o funcionamento é bastante rápido - embora não isento de alguns "saltos" quer perturbam a fluidez.
Quanto à Internet, o browser (Phantom, baseado em WebKit) é relativamente rápido e com suporte multitouch para zoom, mas falha nalguns aspectos de rendering com CSS/Javascript (aqui no blog, não faz o render correcto da barra de destaques existente no topo) - e por exemplo, nos mapas do Google é estranhamente impossível fazer zoom(!) tornando-os... inúteis! O suporte para Flash também é algo que é melhor "esquecerem"...



A autonomia é bastante aceitável  (7h de conversação e 14 dias em standy, de acordo com a LG) e é capaz de andar perto disso - se desligarem o 3G e WiFi.

Câmara

Errr... aqui houve um problema técnico... e as fotos e vídeos que tinha tirado com o GD880 foram apagadas por acidente (foi da maneira que passei a organizar as fotos dos reviews de forma mais... organizada.)
A câmara de 5MP é suficiente para o uso habitual que se dá a este tipo de equipamentos, e até implementa algumas funcionalidades interessantes como o reconhecimento de rostos e sorrisos, etc.

Já no capítulo do vídeo, apenas VGA a cerca de 15fps, deixa muito a desejar.


Apreciação Final


Com um preço de 250€ (na Fnac) este equipamento oferece um interessante compromisso para quem procura um smarthphone com forte imagem própria mas que não se sente particularmente atraído pelas "guerras" das plataformas existentes (iOS e Android.) A par de algumas funcionalidades interessantes, como o LG Air Sync (que permite a sincronização de dados de forma wireless) e o LG on Screen (permite controlar o GD880 através do computador, via Bluetooth, e transferir informações), a que não faltam sequer a "obrigatória" a integração com o Facebook e Twitter, não tenho dúvidas que este LG está claramente vocacionado para aquelas pessoas que mencionei no início: as pessoas que olham para um telemóvel e se apaixonam pelo seu design, sendo tudo o resto secundário.

Novamente, dou comigo numa situação complicada de querer atribuir uma pontuação intermédia a este LG GD880 (em vez de 5 classificações deveria ter inventado 10! :)

A pontuação acertada para este LG GD880 seria um quente "menos", ou um morno "quente"... mas como tenho tido a tradição de arredondar para baixo... vai levar com um morno. Mas relembro que é um morno bem quentinho! (já que este é daqueles brinquedos que dá vontade de ter, só pelo seu aspecto, mesmo que não se precise realmente dele :)

LG Mini GD880

Prós
  • Design
  • Velocidade de funcionamento global
  • Suporte videos MPEG4 e DivX

Contras
  • Plataforma "fechada" sem grandes perspectivas de evolução
  • Browser com falhas
  • Soft keyboard melhorável



Mais Fotos

Por último, mais algumas fotos:

Novamente o raio do "brinquedo", que é apetecível de pegar de todas as maneiras e feitios. :)





Em comparação com iPhone 4, TMN Soft Stone e A1.



1 comentário:

  1. Como é a eficiência dele em postar fotos em tempo real no facebook?

    ResponderEliminar