Mais uma análise "atrasada", mas que ainda chega dentro do prazo de validade. Este LG Mini GD880 é um modelo com uma estética bastante peculiar que promete apaixonar o público português... Mas vamos lá ver que tal se comporta!
Características técnicas
- LCD de 3.2" TFT (480 x 854) com touchscreen multitouch em vidro resistente
- OS: Latest S-Class UI
- Memória: 330MB internos + cartão microSD
- Camera: 5Mp com Auto-focus, detecção de rostos, efeitos variados e VGA Video a 15fps
- Conectividade: GSM , UMTS, EDGE class 10, HSDPA 7.2 Mbps e HSUPA 2 Mbps,
Wi-Fi, Bluetooth 2.1 (c/A2DP), microUSB, GPS (A-GPS), 3.5mm audio jack - Diversos: Acelerómetro para rotação de ecrã, sensor de proximidade para desligar ecrã, sensor de luz ambiente, suporte Flash, rádio FM com RDS, DivX/Xvid, Dolby mobile, pinch zoom, visualizador de documentos Office, integração Twitter e Facebook
- Dimensões: 102 x 47.6 x 10.6 mm
- Peso: 99 g
- Bateria: 900 mAh
O Design
Desde o primeiro momento que se abre a caixa que se vê que este LG Mini GD880 leva o aspecto estético muito a sério. À semelhança de um outro modelo bem nosso conhecido, este LG é um bloco de vidro temperado anti-riscos e com um caixilho metálico a toda a volta, enquanto que a tampa traseira é feita de um material tipo borracha bastante agradável ao toque.
Pessoalmente acho-o muito bem conseguido, e o seu tamanho compacto bem atractivo - o único senão é que as suas esquinas e arestas possam complicar a vida a quem andar com ele em bolsos apertados.
Quanto a botões, existem apenas três: um no topo para ligar/desligar e bloquear, um para o volume e um para tirar fotos (na lateral).
Considerando que para muitas pessoas (a maioria, talvez) o telemóvel é um objecto de desejo e de afirmação pessoal, é fácil antever que muitos se irão apaixonar por este smartphone "à primeira vista"!
Em Funcionamento
Ao contrário do que pode dar a entender, este GD880 não utiliza Android (sim, eu sei, é pena.) Mas... olhem que as semelhanças são mais que muitas. Arriscaria a dizer que a LG pegou no Android e simplesmente o adaptou às suas necessidades (ou então tornou o seu S-Class UI proprietário numa aproximação bastante fiel - que até inclui o ecrã de multitasking!)
Na realidade temos que admitir que, por muito que nos agrade um sistema "mobile" em particular (iOS, Android, Symbian, etc.), para a grande maioria das pessoas isso é algo completamente irrelevante. Na maior parte dos casos as pessoas compram aquilo que gostam; ou então algo que preencha um determinando número de requisitos.
Se para uns isso pode ser: ter acesso a uma App Store, suportar Exchange emails, etc. ; para outros bastará que seja "pequeno e bonito", e que tenha acesso à net se for preciso.
É este o caso deste GD880... Para quem não conhece (ou nem quer saber) dessas coisas de App Stores e Android Markets, tem neste equipamento um smartphone que lhe permite aceder à net, ter acesso ao email, ver filmes e ouvir música e muito mais.
A utilização é bastante simples - como disse - tem muitas semelhanças com o sistema utilizado pelo Android e iPhone, com os icons claramente visíveis e acessíveis; e o funcionamento é bastante rápido - embora não isento de alguns "saltos" quer perturbam a fluidez.
Quanto à Internet, o browser (Phantom, baseado em WebKit) é relativamente rápido e com suporte multitouch para zoom, mas falha nalguns aspectos de rendering com CSS/Javascript (aqui no blog, não faz o render correcto da barra de destaques existente no topo) - e por exemplo, nos mapas do Google é estranhamente impossível fazer zoom(!) tornando-os... inúteis! O suporte para Flash também é algo que é melhor "esquecerem"...
A autonomia é bastante aceitável (7h de conversação e 14 dias em standy, de acordo com a LG) e é capaz de andar perto disso - se desligarem o 3G e WiFi.
Câmara
Errr... aqui houve um problema técnico... e as fotos e vídeos que tinha tirado com o GD880 foram apagadas por acidente (foi da maneira que passei a organizar as fotos dos reviews de forma mais... organizada.)
A câmara de 5MP é suficiente para o uso habitual que se dá a este tipo de equipamentos, e até implementa algumas funcionalidades interessantes como o reconhecimento de rostos e sorrisos, etc.
Já no capítulo do vídeo, apenas VGA a cerca de 15fps, deixa muito a desejar.
Apreciação Final
Com um preço de 250€ (na Fnac) este equipamento oferece um interessante compromisso para quem procura um smarthphone com forte imagem própria mas que não se sente particularmente atraído pelas "guerras" das plataformas existentes (iOS e Android.) A par de algumas funcionalidades interessantes, como o LG Air Sync (que permite a sincronização de dados de forma wireless) e o LG on Screen (permite controlar o GD880 através do computador, via Bluetooth, e transferir informações), a que não faltam sequer a "obrigatória" a integração com o Facebook e Twitter, não tenho dúvidas que este LG está claramente vocacionado para aquelas pessoas que mencionei no início: as pessoas que olham para um telemóvel e se apaixonam pelo seu design, sendo tudo o resto secundário.
Novamente, dou comigo numa situação complicada de querer atribuir uma pontuação intermédia a este LG GD880 (em vez de 5 classificações deveria ter inventado 10! :)
A pontuação acertada para este LG GD880 seria um quente "menos", ou um morno "quente"... mas como tenho tido a tradição de arredondar para baixo... vai levar com um morno. Mas relembro que é um morno bem quentinho! (já que este é daqueles brinquedos que dá vontade de ter, só pelo seu aspecto, mesmo que não se precise realmente dele :)
LG Mini GD880
Prós
- Design
- Velocidade de funcionamento global
- Suporte videos MPEG4 e DivX
Contras
- Plataforma "fechada" sem grandes perspectivas de evolução
- Browser com falhas
- Soft keyboard melhorável
Mais Fotos
Por último, mais algumas fotos:
Novamente o raio do "brinquedo", que é apetecível de pegar de todas as maneiras e feitios. :)
Em comparação com iPhone 4, TMN Soft Stone e A1.
Como é a eficiência dele em postar fotos em tempo real no facebook?
ResponderEliminar