2010/10/15

Email Oracle


Por muito prático que seja o email, há ainda um pequeno pormenor que irrita muitas pessoas: o não saber se o destinatário leu o vosso email ou não. Dando sempre azo a que desculpas como "ah, desculpa, não vi o teu email" sejam perfeitamente possíveis, mesmo quando suspeitam que vos estão a dar uma grande tanga.

Alguns programas oferecem opções de pedir confirmativos de leitura, mas novamente estão dependentes que o destinatário aceda a que vos seja enviada essa informação.

Mas agora eis que a Oracle quer resolver este problema com o Email Oracle, uma ferramente que pretende informar-vos de quem leu ou não leu os emails que enviaram.

O sistema utiliza uma técnica bem conhecida: insere uma imagem nos emails, cujos acessos são controlados e contabilizados pela Oracle.

O grande senão é que se torna igualmente falível, já que muitos clientes de email impedem que as imagens que surgem nos emails sejam automaticamente abertas - já para evitar este tipo de técnica, que muitos spammers utilizam para validar os emails.

Assim sendo, a ideia é boa, e poderá ser útil para algumas pessoas... mas não oferece nenhuma garantia 100% fiável se alguém leu ou não o vosso email.

7 comentários:

  1. Fico feliz em saber. Profissionalmente recebo e-mails aos quais confirmo a recepção. Fico feliz em saber que em casa, no e-mail pessoal, ainda consigo escapar à pide

    ResponderEliminar
  2. Useless portanto. Mas ainda ontem no work estivemos a discutir mecanismos que assegurem que determinada mensagem foi entregue. E se cabe à equipa de TI garantir que os mails são guardados (seja porque são institucionais, quer porque pode ser necessário fazer prova que determinado email foi entregue a determinada pessoa), ou se cabe aos próprios utilizadores. É verdade que existe software de archiving para servidores de mail e custa balúrdios.

    ResponderEliminar
  3. Um qualquer e-mail chega ao servidor de destino expecto se vier devolvido.
    Portanto a história dos "recibos" é o maior disparate relativo ao e-mail.
    Os ditos nada garantem nem certificam coisa alguma.
    Só servem para distribuição de lixo e ocupação de recursos inutilmente.

    ResponderEliminar
  4. Kincas: mas o que os recibos pretendem comprovar é se determinado utilizador leu determinado email. So que isso so por si nao garante coisa nenhuma, baste que ele apague o email e diga que nao o recebeu. Daí que nao seja facil encontrar uma solucao que nao seja o archiving de mails, que naturalmente tem custos elevados. Será que se justifica? legalmente como é que isso vai evoluir..eis a questão

    ResponderEliminar
  5. Um recibo de leitura não COMPROVA nada. Não comprova que o mesmo foi lido pelo destinatário.
    Portanto não tem qualquer utilidade.

    ResponderEliminar
  6. Normalmente quando enviamos um email nunca sabemos se ele foi aberto pelo destinatário ou não.
    Com este Oracle, se ele nos der indicação que um email foi recebido ficamos com a certeza que ele foi aberto.
    No caso contrario já nã o podemos concluir nada.

    ResponderEliminar