2010/10/08

Notícias do Dia

Nova polémica em torno do vidro do iPhone 4, Android à prova de água, giroscópios microscópicos, e Firefox Mobiles... sem esquecer a 2ª Francesinha do Aberto até de Madrugada e outras "curtas" do dia.

iPhone 4 Glassgate?


Depois do Antennagate, eis que nova polémica se começa a gerar em torno do iPhone 4 no que já é chamado  Glassgate.
As críticas são agora apontadas ao facto da parte traseira do iPhone 4 ser um vidro plano, potencialmente mais sujeita a arranhões e - pior ainda - rachadelas e estilhaçamento.

Novamente, não percebo muito bem qual é o "problema". Descobriam que o vidro pode partir?
É vidro, é plano, é óbvio que basta existir qualquer "objecto estranho" e um pouco de pressão para estilhaçar o vidro - perguntem a qualquer vidraceiro!

Mas pronto... qualquer dia vão descobrir que a água molha, e que o gelo derrete ao Sol... venha de lá a polémica... :)


Motorola Defy - Android à Prova de Água

Se a robustez do vosso smartphone é importante, e não querem ter problemas em usá-lo na praia, ou até mesmo à chuva, então este Motorola Defy é o modelo ideal, já que é apresentado como sendo à prova de choques, pó e água.
(Pessoalmente, penso que esta é uma das áreas onde os equipamentos portáteis deverão evoluir nos próximos anos. De que serve ter um smartphone de topo, se depois não o podemos usar na rua assim que começam a cair umas "pinguinhas"?)


Giroscópios Nanométricos

OS giroscópios começam agora a ser conhecidos do público, chegando aos smartphones e consolas de jogos portáteis como a nintendo 3DS. Mas em breve, os giroscópios poderão sofrer uma nova revolução, tornando-se ainda mais pequenos, do tamanho de um grão de areia,  e permitindo detectar a vossa posição e movimento com a máxima precisão - mesmo quando não têm GPS para ajudar, como é frequentemente o caso quando estão dentro de edifícios ou no subsolo. Aliás, o GPS poderá tornar-se uma ferramenta secundária de assistência periódica, ficando a cargo dos giroscópios a função principal de saber por onde andam. (Com os atrasos no Galileo, talvez seja mesmo a melhor opção. :)



Firefox 4 Beta 1 para Android e Maemo

Não há muito a dizer excepto... já está disponível o Firefox 4 Beta 1 para Mobiles para que todos os interessados vejam que tal o Firefox se comporta nos seus Android e Maemos.


Curtas do Dia



Última "chamada" para o 2º Encontro "AadM"

É já amanhã que se realizará o 2º Encontro do Aberto até de Madrugada com direito a Francesinha em forno a lenha para acompanhar a conversa - que ainda sabe melhor com o tempo chuvoso que se prevê.
Já temos 14 participantes confirmados, e mais alguns prováveis que só poderão confirmar amanhã... pelo que, não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. Os lugares são limitados (pelo espaço do local! :)

11 comentários:

  1. Essa do vidro só é "problema" para os "maricas" que usam capas nos telemóveis.
    :p

    ResponderEliminar
  2. @kincas

    Exactly! Eu aguentei um par de dias, só para dar uso à capa gratuita enviada pela Apple, mas logo voltei ao iPhone despido - aliás, como tem sido hábito desde o primeiro iPhone 3G.

    ResponderEliminar
  3. O meu iPhone só "viu" capa para isto.

    http://www.youtube.com/watch?v=8APowosR7Ug

    ResponderEliminar
  4. "É vidro, é plano, é óbvio que basta existir qualquer "objecto estranho" e um pouco de pressão para estilhaçar o vidro - perguntem a qualquer vidraceiro!"

    O mesmo se aplica ao ecrã, mas não se vê noticias de écrans a estilhaçar. Excelente objectividade!

    "... qualquer dia vão descobrir que a água molha..." e que os fãs da apple tem cabeça para pensar.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, basta usar um pouco da "objectividade" que mencionou para fazer um cálculo rápido: quantas vezes pousa o seu telemóvel com o ecrã virado para baixo, ou aplica uma capa de protecção rígida do lado do ecrã?

    ResponderEliminar
  6. Caro Carlos,

    por acaso costumo virar o telemóvel com o écran para baixo, porque activa o modo silencioso do equipamento, no entanto, apesar do cuidado para não o danificar, claro que acidentes acontecem.

    Mas o artigo começa a falar de um alegado problema, sobre o iphone4, e depois passa para a defesa do equipamento, revelando que o vidro parte-se e a água molha. Fiquei sem perceber se realmente há algum problema com o telemóvel, se afecta todos os utilizadores, qual a resposta da Apple, é de facto grave?

    Quando se compra um equipamento, seja ele de vidro, plástico ou mesmo de metal esperamos que este seja resistente á utilização diária, ou seja andar no bolso, numa mala, ser depositádo numa mesa, etc.

    Só fiquei a perceber que o Carlos gosta da Apple. Daí o comentário sobre a falta de objectividade.

    Continuo a gostar do Blog e amigos para sempre!

    Apple still rules!!

    Abraço,

    Paulo

    ResponderEliminar
  7. "Mas o artigo começa a falar de um alegado problema, sobre o iphone4, e depois passa para a defesa do equipamento, revelando que o vidro parte-se e a água molha. Fiquei sem perceber se realmente há algum problema com o telemóvel..."

    Pois é! Quando li a piada que o Carlos mandou, também fiquei na mesma dúvida que o Paulo! LOL

    Outro Carlos
    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. Claro, estas discussões são sempre salutares (e sabendo-se que não é para nos chatearmos com isto - em último caso todos têm direito à sua própria opinião, e pronto. :)

    Se segues o blog saberás bem que nem sou grande fã da Apple - e frequentemente critico o que tenho que criticar (palhaçadas da App Store, as coisas ridículas que perduram no iPhone - como "as notificações do século passado" - bugs, etc.)
    No entanto, quando me parece que estão a querer criar problemas "artificialmente"... também não tenho problemas em dizê-lo.

    Já no caso do "antennagate" disse logo desde o início: "Mas qual é a novidade? Isto acontece em todos os equipamentos (em maior ou menor grau)" - e até fiz um video a demonstrar isso com o HTC que lá tinha à mão no momento.
    (Não para denegrir a imagem do HTC, mas simplesmente para mostrar que é um fenomeno que sempre existiu - e que até aqui ninguem se tinha preocupado em desproporcionar de tal forma.)

    Agora vêm com esta conversa de que o vidro pode rachar e partir... Duhh... Novamente, qual a novidade?
    Alguém fez um "plasticgate" por causa dos ecras de mobiles que ficavam riscados com poucos dias de utilização (do tempo dos ecrãs resistivos e das "stylus")?
    Parecia-me bem mais merecedor de polémica...
    Mas não, quem comprava um desses aparelhos já sabia o que estava a comprar, e gramava com os riscos; ou investia num protector de ecrã; ou etc.

    Da mesma forma, quem compra um iPhone "de vidro" tem a obrigacao de saber o que está a comprar... e se sujeita o vidro a esforços/situações que o vão estilhaçar... azar!

    Não estamos a falar de vidro-auto-explosivo; e já muito aguenta ele (a nivel de resistencia a arranhadelas e tal) - alias, desde o 1º iphone que nunca mais usei capas ou screen protectors, e apos 3 anos, com várias quedas pelo meio, ainda não tenho razoes de queixa.

    Não é questão de ser fã ou não, é questão de senso comum. (Digo eu.)

    ResponderEliminar
  9. Raios, isto comeu-me um comentário "testamento"; vou resumir. Ufff..

    O que se passa é que me parece estarem a querer exagerar algum "banal e comum".

    Alguém se lembrou de fazer um "plasticgate" em todos os ecrãs plásticos com touchscreen resistivo dos smarpthones de há 5 ou 6 anos; e que apos uma semana de uso com um stylus já estava todos arranhados??
    Não; quem comprava ja sabia o que estava a comprar.

    Com o iPhone, os ecras ja nem precisam disso; e agora vêm dizer que "em certas circunstâncias" o vidro parte? Claro que parte! Tal como o plastico risca. É apenas senso comum.

    @Paulo
    Tu poes o teu aparelho com o ecra para baixo. Se um dia aparecer riscado por o teres pousado sobre alguma coisa que nao reparaste, certamente nao vais criar um "mesa-gate" e culpar a marca, certo?
    É apenas isso que me parece que esteja a acontecer... Pegarem em algo óbvio, e quererem fazer uma "tempestade num copo de água".
    (E independentemente da marca em questão. Que lá por gostar do iphone não sou grande apreciador de todas as maçãs - e mesmo o iPhone, critico duramente o que tenho que criticar ;)

    ResponderEliminar
  10. Afinal deu erro, mas o comentario "gigante" entrou na mesma... sorry pelo duplicado.

    ResponderEliminar
  11. Falta relembrar um "pormenor".
    Os casos registado foram de casos das capas lascarem o vidro. Não de se lascar com uso sem capa. As capas "deslizantes" é que estão a danificar. A Apple retirou a venda das mesmas da sua Store até identificar a causa.

    ResponderEliminar