2010/12/13

Operador "+" na Pesquisa do Google

Se alguns saberão utilizar o operador "-" (menos) nas pesquisas do Google, para remover resultados que não interessam - por exemplo, podem pesquisar por "jaguar -automóveis" para obter resultados sobre jaguares que não contenham a palavra automóveis - o caso muda de figura quanto ao operador "+" (mais).

Poderiam apostar na lógica e dizer que o "+" faz exactamente o oposto... e estariam errados. Pesquisar por todas as palavras introduzidas é o que o Google já faz sem que lhe digam nada.

O que este misterioso "+" faz é bem diferente: permite indicar que pretendem pesquisar exactamente a palavra que introduziram.

Uma vez que o Google tem "a mania" de corrigir as palavras mal escritas e pesquisar pelo que acha que está correcto, isso poderá causar algumas frustrações quando se pretende pesquisar palavras pouco comuns semelhantes a outras mais utilizadas, ou propositadamente palavras mal-escritas.
Nesses casos, o uso do operador "+" poderá ser usado em vosso auxílio.

5 comentários:

  1. Estas coisas são sempre boas saber :)

    ResponderEliminar
  2. Tiago Sousa13/12/10 13:21

    Na minha experiência não é bem assim, quando não se usa o + numa palavra o google pode ignorá-la se os outros termos produzirem resultados considerados muito relevantes por si só. Nestas circunstâncias o + força a inclusão da palavra.

    ResponderEliminar
  3. Ei Carlos, este post foi o maior Fail até agora neste blog, a informação não está correcta.
    Tal como disse o Tiago Sousa, o "+" força a utilização dessa palavra na pesquisa.
    Nada tem a ver com a correcção ou não de palavras mal escritas.

    ResponderEliminar
  4. E isso vai exactamente de encontro ao que disse. Que este símbolo permite:
    "pesquisar exactamente a palavra que introduziram."

    Quer seja para lhe dar relevância, ou para evitar as "auto-correções" (que são mais frequentes nas pesquisas em inglês.)

    ResponderEliminar
  5. "pesquisar exactamente a palavra que introduziram."
    para isso e' q tens as aspas!

    ResponderEliminar