2011/01/26

Disc Unlocker da ASUS


Para alguns, parecerá um dejá-vu dos tempos em que os discos tinham que ser configurados manualmente nas BIOS via os famosos CHS e LBA, e que causaram problemas no tempos dos discos de 500 e tal Megabytes.
(Sim, estão a ler bem, discos de 500 MB... valores ridículos hoje em dia, quando uma qualquer PEN USB tem 4 ou 8 Gigabytes! :)

Nesse tempo, devido às limitações das BIOS e da configuração dos discos via CHS (cylinders, head, sectors), os computadores conseguiam aceder a apenas 528MB de informação; e para acompanhar a evolução - e o crescimento dos discos - criou-se um novo modo de endereçamento: o LBA (Logical Block Addressing), que permitia ultrapassar essa barreira.
Nos computadores que não suportavam esse novo modo de endereçamento, a solução passava por instalar programas como o OnTrack, EZDrive, ou outros, que permitiam aceder aos discos de maiores dimensões.

A lição foi aprendida, e o LBA actual (de 48 bits - e podendo crescer até os 64bits) permite discos de tamanho até 128PiB (o que deverá ser suficiente para algum tempo...) No entanto, nem tudo evolui ao mesmo ritmo, e mesmo com todo esse espaço à disposição, eis que novamente os discos de tamanho superior a 2.2TB apresentam alguns entraves aos sistemas actuais.

É que o Master Boot Record permite criar partições com um tamanho máximo de apenas 2.2TB - e embora existam alternativas mais recentes (GUID Partition Tables) que suportem tamanhos superiores - os sistemas Windows não conseguem arrancar de um destes discos a não ser que tenham uma BIOS "EFI", ainda não muito comum.

Portanto, eis que voltamos a soluções como a do OnTrack nos velhos tempos: recorrer a programas auxiliares como é o caso deste Disc Unlocker da ASUS.

O Disc Unlocker permite que o Windows XP/Vista/7 aceda a partições com tamanho superior a 2.2TB, e será uma solução a considerar até que, tal como aconteceu anteriormente, os sistemas passem a suportar estes discos de grande capacidade sem necessidade de artifícios especiais.

No caso dos Macs e de Linux, o mais provável é nem terem que se chatear com nada disto. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)