2011/01/24

Notícias do Dia

Tirar fotografias a 80MP; novo Nvidia Tegra 2 a caminho - com 3D; memórias híbridas que prometem revolucionar a electrónica; tablet da Nokia com MeeGo; um prémio que quase parecia mentira; e uma Toshiba a espicaçar a Apple; num dia repleto de copianços e com cada vez mais pessoas satisfeitas com os seus Android San Francisco e Sapo A5.



Nvidia Tegra 2 3D

A Nvidia está a preparar uma actualização ao chipset Tegra 2 que lhe permitirá usar ecrãs 3D. São más notícias para a Nintendo, que certamente esperaria que a sua 3DS tivesse o excluisvo de conteúdos 3D num dispositivo mobile; mas... são más notícias para todos nós também, uma vez que será de prever uma corrida aos "smartphones 3D" apenas porque... está na moda!
Deixem-se estar com os ecrãs 2D que estão muito bem!


Memória Híbrida Flash/Ram

Investigadores conseguiram criar um novo dispositivo que poderá revolucionar os computadores: uma memória híbrida que combina as vantagens das memórias Flash (não voláteis mas lentas), com a das memórias DRAM (rápidas, mas que necessitam constantemente de energia para não perderem o conteúdo.)


Este double floating-gate field effect transistor funciona como uma memória RAM normal, mas pode a qualquer momento "guardar" o seu estado como se fosse uma memória Flash.
As vantagens são óbvias... abrindo o caminho para dispositivos ainda mais rápidos e que podem até "desligar" a memória sempre que não for necessária, permitindo uma autonomia ainda mais alargada,


Vencedora Desligou o Telefone à Apple

Provavelmente fariam o mesmo se recebessem um telefonema da Apple a dizer que tinham ganho um vale de $10,000 do iTunes. Mas afinal era mesmo verdade... Gail Davis, do Reino Unido, foi a pessoa a fazer o download passando a barreira dos 10 mil milhões de downloads de Apps (ou melhor, foi uma das suas filhas, mas pronto...) e como tal, teve direito a este prémio.
Vamos lá ver se quando chegarmos aos 100 mil milhões de downloads, o prémio sobe para os 100 mil dólares... :)


Toshiba "goza" com Apple

Se tentarem visitar o novo site da Toshiba dedicado ao seu Tablet Android num iPhone, o resultado será este:
Sim, é um site em Flash, e a Toshiba faz questão de relembrar que o seu Tablet Android é capaz de aceder a estes sites, enquanto que "outros"... nem por isso.
No entanto, estão a ser mauzinhos... já que podiam muito bem deixar os iPhone e iPads aceder ao site em versão mobile, que tão bem funciona sem flash...




Tablet Nokia com Meego?

A Nokia parece andar meia-perdida nos últimos tempos, aparentemente indecisa entre Symbian, Maemo e MeeGo.

Agora surgem algumas imagens de um mini tablet a correr MeeGo que poderá indicar o que a Nokia pretende fazer para tentar apanhar a concorrência neste segmento cada vez mais concorrido e que tem dezenas de pretendentes agendados para chegar nas próximas semanas.

Fotografias a 80MP com a Phase One
Definitvamente não é brinquedo para todos. Com um custo de quase 44 mil dólares(!) esta "tampa digital" IQ180 da Phase One permite-vos captar fotografias a 80MP com 16bits de cor por canal.
Com aquele preço, podem contar com um ecrã de alta-resolução e até com USB 3.0 para acelerar as transferências das monstruosas imagens de cerca de 80MB cada uma (se fossem em raw puro sem compressão, iriam para os 450MB).


Curtas do Dia

4 comentários:

  1. A nokia não anda indecisa entre Symbian, Maemo e MeeGo.

    A nokia tem uma parceria com várias empresas, onde decidiram juntar o Maemo e o MOblin para formar o MeeGO.

    ResponderEliminar
  2. E completando o comentário anterior, a Nokia já anunciou que terá o Symbian para telemoveis de baixa/média gama e o Meego para telemoveis de gama alta. O Maemo já não faz parte dos planos da Nokia.

    ResponderEliminar
  3. Tiago Sousa24/1/11 21:23

    Não percebo a perseguição ao 3d. Se funciona sem óculos e sem detrimento da qualidade 2d, é uma vantagem.

    ResponderEliminar
  4. @Tiago

    O 3D actualmente disponível é sempre um "pseudo-3D" que te tenta enganar os olhos, dando informação de profundidade quando na realidade tens que ter os olhos focados num único plano 2D.

    Isso nunca "bate certo", e causará sempre cansaço acrescido... que poderá ser melhor ou pior tolerado dependendo da pessoa, mas nunca apropriado para uso continuado - e muito menos num ecrã de pequenas dimensões.
    Mas... vamos lá ver o sucesso que isto irá ter... ou não. :)

    ResponderEliminar