2011/02/09

HP Apresenta Veer, Pre 3 e TouchPad


A HP acabou de apresentar os seus novos equipamentos WebOS... e têm modelos para todos os gostos: o HP Veer super compacto, o novo HP Pre 3 poderoso; e o obrigatório Tablet, o HP TouchPad!





HP Veer


Para quem aprecia  smartphones de tamanho compacto, o novo Veer - do tamanho de um cartão de crédito - será modelo muito apreciado. Tem a mesma memória que o Palm Pre 2, 8GB de flash, acelerómetro, sensor de proximidade e luminosidade, e o novo CPU Snadpragon 7230 a 800Mhz.
Sem dúvida que será um aparelho que, quando segurado "ao vivo"... será altamente irresistível!



HP Palm Pre 3



Com o Pre 2 ainda "fresco", nada fazia prever que a HP avançasse tão rapidamente para o Pre3... mas foi o que aconteceu. O Pre3 vem resolver algumas das críticas que eu próprio apontei na análise ao Pre 2. Nomeadamente, um ecrã de maior resolução (800x480), que finalmente o equipara aos equipamentos de plataformas concorrentes; câmara de 5MP com autofocus e LED flash; suporte para vídeo HD; câmara frontal (com videochamada); teclado qwerty maior; e o CPU passa agora a ser um Snapdragon 8x55 a 1.4Ghz(!).
Sem dúvida... armas à altura para enfrentar este ano que agora se inicia.


HP TouchPad


E finalmente, o tão esperado Tablet com WebOS: o TouchPad.
Ainda bem que a HP decidiu usar as ferramentas da casa, e usar o WebOS num tablet (em vez de tentar "remediar" o assunto com um Windows "maquilhado" para um uso em touch sofrível.)


O TouchPad conta com todas as coisas que se podem esperar (acelerómetros, giroscópio, bússola, etc.) e com um processador Dual-Core a 1.2Ghz
Para além disso tem dimensões e peso contido, um ecrã LCD de 9.7" (1024x768), e webcam de 1.3MP com suporte para videochamadas.


O TouchPad pode ligar-se ao Pre3; e tem um browser com suporte Flash total. Como detalhes interessantes, o teclado virtual pode ter diferentes tamanhos, para se adequar melhor a cada utilizador - para além de um teclado físico opcional - e nem é preciso dizer que as notificações são tratadas "como deve ser" (mas não se esperava outra coisa do WebOS) - assim como a excelente gestão do multitasking!

Vindo da HP, podemos contar também com impressão wireless integrada...

E a HP nem sequer esqueceu o importante segmento dos jogos. O TouchPad está completamente à vontade com jogos 3D de alta qualidade.


Outra funcionalidade é o Touch-to-Share, que permite com um simples toque partilhar informação entre o TouchPad e o Pre3. Por exemplo, com um simples toque passa-se uma página web de um dispositivo para o outro.

Outro factor de destaque, a aposta na qualidade sonora. A HP parece estar empenhada em trazer a qualidade de volta à música digital, depois de tantos anos a ouvir-se música "comprimida", passamdo o áudio dos tradicionais 16bits para os 24bits usados nos estúdios de gravação.

Mas voltando ao presente imediato...

Infelizmente, o TouchPad parece estar ainda a muitos meses de distância. A HP diz que chega "no Verão", e apenas em versão WiFi... com as versões 3G/4G a surgirem posteriormente. É pena... isto era aparelho para ser anunciado e estar nas lojas "já hoje" - e se possível a preço acessível (se tivesse que adivinhar, atirava o preço para os lados do Xoom da Motorola: os $799.)

Com todos estes meses a separar o seu anúncio do lançamento, a HP arrisca-se a perder muita desta magia inicial. É que não faltam tablets a serem lançados nos próximos tempos: dos Tablets Android com Honeycomb, ao sempre inevitável iPad 2. E embora o WebOS seja realmente um OS que tem tudo para conseguir atrair clientes, é preciso que os produtos estejam cá fora e disponíveis para compra.
(E já nem falo da sua chegada oficial ao nosso País - que por cá a HP parece estar interessada em vender apenas portáteis e impressoras...)

[Fotos via Engadget]

6 comentários:

  1. João Oliveira9/2/11 22:04

    adorava experimentar um dos smartphones da palm/hp, o webOs fascina me mesmo

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/2/11 23:23

    A ti e a toda a gente, o hardware é que foi sempre do mais feio possível :P

    ResponderEliminar
  3. O que gostei mais foi a tablet , o palm é um bocado para o feio , o Veer é muito pequeno (tipo o sony ericsson x10 mini ) . Mas a Portugal quase de certeza que não chega HP PT só informática .

    ResponderEliminar
  4. Eu já começo a acreditar que estas empresas começam a perceber que para venderem têm mesmo de levar os produtor para todos os paises.
    Tenho fé nestes gadgets da HP em Portugal ;)

    ResponderEliminar
  5. Tanta gente aki com FUD, deixem la vos esclarecer:
    o q a Apple vai lançar em set/out será um novo portail tipo Air mas ja com um novo OS da fusao de OSx e iOS

    ResponderEliminar
  6. @BUGabundo

    Adoro ver-te com tantas *certezas*! ;P

    ResponderEliminar