2011/02/22

SSDs Difíceis de Apagar

Os discos SSD oferecem inúmeras vantagens, e são capazes de tornar qualquer computador num sistema muito mais rápido e "imediato".

No entanto, para quem privilegiar a segurança, e tiver que se preocupar com a eliminação segura dos dados, as coisas podem não ser lá muito agradáveis.


De acordo com um estudo feito por alguns investigadores, é muito difícil apagar dos dados de um SSD de forma segura. O problema é que, em muitos casos, aquelas técnicas de escrever e apagar múltiplas vezes o mesmo sector tornam-se irrelevantes devido à forma como os SSDs funcionam, e que vão variando os sectores para "distribuir" as escritas de forma a não gastar excessivamente as células de memória.

Isso torna praticamente impossível conseguir eliminar definitivamente todos os vestígios de um único ficheiro, e caso seja feito para o disco completo, torna-se num processo moroso e pouco prático.


O método recomendado para garantir a segurança dos dados num SSD passa assim a ser a encriptação total do disco. Com o disco encriptado, pode simplesmente eliminar-se o código de acesso ao mesmo, fazendo com que todos os dados lá contidos sejam inutilizáveis.

Algo a ter em conta se lidarem com dados sensíveis e alguma vez pensarem em revender um SSD.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)