2011/02/22

A Morte Anunciada dos Blogs (Outra Vez)

É tema recorrente, e agora é o NY Times que escreve um artigo onde refere que as gerações mais jovens preferem usar o Facebook e Twitter em vez de um blog e que como tal, estes estarão "condenados" a desaparecer.

Pois é... e qual é o motivo que dão? Que não é fácil... Não é facil criar e manter um blog até que este consiga criar uma "comunidade" em seu redor.

Sem dúvida que postar algo no Facebook, onde em poucos dias podemos juntar milhares "de amigos" tem uma gratificação muito mais instantânea... Mas... será que estamos a falar da mesma coisa?

Chamem-me antiquado, mas eu prefiro acreditar que algo que demorou um, dois, ou até mais anos a criar, será mais "sólido" que algo que aparece de um dia para o outro...

E tal como uns argumentam a morte dos blogs, outros demonstram que estes continuam em crescimento. (O Blogger cresceu 9% e conta com mais de 320 milhões de visitantes, e o Wordpress subiu também mais 80 milhões.)

É fácil? Não.
Requer vontade e dedicação? Sem dúvida.

Mas se me perguntam se compensa saber que desse lado há milhares de pessoas que diariamente decidem ceder uns minutos do vosso tempo para ler o que eu escrevi... É algo indescritível! :)

10 comentários:

  1. Não acredito que os blogs estejam para acabar. Actualmente maior parte da informação que seguimos pela net é proveniente de blogs e o twitter é apenas uma forma de divulgar as noticias/posts de um modo semelhante aos feeds mas com a vantagem de permitir interacção. Facebook é apenas moda e é apenas mais uma forma de espalhar o que também é dito em blogs (e não só).

    Não acredito mesmo que os blogs estejam para morrer. E agora que falo nisto, até posso dar o exemplo do tumblr que parece estar em ascensão,o que só prova mais uma vez que tudo isto não passa de uma suposição sem grande fundamento.

    ResponderEliminar
  2. Mais nada! E quem fala assim não é gago ;)

    ResponderEliminar
  3. Com tantas redes sociais que surgiram nos últimos anos estas não são mais que tendências de moda. A principal desvantagem que eu vejo em todas é não teremos um real controlo sobre a mesma (redes sociais). Não nos é possível instalarmos uma dessas redes sociais num servidor e escolhermos o comportamento desta e podermos alterar o seu código fonte. As redes sociais para mim não são mais que um veículo para a publicidade, o fim da privacidade e da socialização como seres humanos (não há nada melhor que estarmos um grupo de amigos e conhecidos frente-a-frente reunidos a beber uns copos :) e a falar).

    ResponderEliminar
  4. Estupidez. Os blogues têm muito de único e interessante e existem maneiras de os tornar ainda mais relevantes! Por exemplo acopla-los com forums.

    As redes sociais não vão acabar com nada do que já existe na Internet. São apenas um complemento.

    ResponderEliminar
  5. Sérgio Santiago22/2/11 12:50

    Esse fulanos no NYTimes não devem ler o AADM!

    ResponderEliminar
  6. @José estás errado.
    Ha um projecto (open source) chamado Status.Net, e em que instalas no teu servidor, ligaste aos outros (federado), envias e recebes do twitter e FB, podes ate subescrever blogs e youtube.

    Qt a redes, ainda temos o IRC bem vivo e bem melhor q mts outras q ai andam.

    ResponderEliminar
  7. Tenho um blogue(zito) e uso o Facebook e são realidades muito diferentes. Um blog é um espaço prime e será sempre. As redes sociais têm objectivos diferentes e que quando bem usadas podem ser um importante aliado dos blogues.

    O que acho é que a tal da "geração parva" quer é mediatismo imediato, ser servida, que lhe digam coisas, que tudo lhes apareça á frente e para eles já será um um grande acto fazer ou não um "Like". E depois apreciam mais o facto de terem colecções de amigos desconhecidos (em igual situação).

    O que pode estar a diminuir é o facto de os blogues cujo objectivo era nenhum e apenas dizer que se existe e se tinha também um blogue (porque era a moda on-line), onde a inexistência cultural era um facto substituido por "socialites" efémeros.

    Em jeito de comparação, um blogue está mais próximo de um jornal (ou mesmo do jornalismo), dos sectores culturais, a promoção de diferentes e multiplas culturas especificas (que encontram assim uma expressão viva).
    As redes sociais... são para mim mais semelhantes à televisão mediática, revistas pop, a radio formatada dos dias de hoje, etc. que necessitam de passar os conteúdos feitos nalgum lado. Admito que não estou a me exprimir bem na comparação mas penso que dá para ter uma ideia do que tento dar a perceber.

    O que entendo da constatação destes dados é que há imenso blogues que se estão a extinguir, por estas razões do mediatismo e da volatilidade do interesse de consumir informação. Penso que até será benéfico, pois revela que se começam a separar o trigo do joio... e os blogues que permaneçam serão aqueles que realmente fomentam algo, têm estofo e até mesmo algo para acrescentar de interesse. Não é á toa que as redes sociais veiculam e destacam conteúdos... normalmente de blogues!

    Uma coisa é certa: um verdadeiro blogger não sabe é como parar... mesmo que mude de "veículo social on-line" a sua maneira é normalmente de contribuir positivamente.

    ResponderEliminar
  8. Mas eu pergunto? Quem é que segue alguma coisa no facebook? Para mim é impossível, tal é o lixo, tal
    é o descontrolo do utilizador. De longe um feed pra seguir alguma coisa ao facebook ou outra rede social. O twiter então esse é que não consigo perceber, aquilo não dá jeito nenhum e tem um design simplesmente inutilizável. Mas isto sou eu :P

    ResponderEliminar
  9. Bem o Zhead disse praticamente tudo o que acho... enquanto o Facebook não conseguir ser mais "organizado" os blogs estão descansados.

    O Facebook deve grande parte da sua popularidade a pessoas que dão os primeiros passos num computador pessoal, muitas dessas nem sabem sequer o que é um blog

    Mas claro se existe alguma rede social perigosa nesse campo é o Facebook, nunca existiu nenhuma como esta, e daqui por mais uns anos se existirem telemóveis só com o Facebook e sistemas operativos só com o Facebook eu não me admiro nada!!!! Nada mesmo!!

    Já o Twitter nunca será um concorrente de nada, surge até como um óptimo complemento de um blogue.

    ResponderEliminar
  10. Eu sigo blog(ues) e raramente os visito... ou seja, o meu rss é o meu aglutinador de informação.

    Estar no Facebook e subscrever páginas é exactamente o mesmo, sim, vejo algum sentido nas afirmações de que pode acabar...

    Tenho alguns "amigos" no facebook que insistem em colocar links para um post no seu blog, os utilizadores invariavelmente comentam na página do facebook e não no blog.

    E pela capacidade de como já foi referido, poder chegar mais depressa a mais gente, o Facebook quer gostem ou não é como os produtos Apple:
    - os que têm só vêm vantagens
    - os que não têm ou invejam ou criticam

    Um abraço.

    ResponderEliminar