2011/04/30

Análise à Griffin Survivor para iPhone 4


A Griffin é uma reconhecida marca que conta com uma vasta gama de acessórios (que até incluem adaptadores OBD-II para veículos) para inúmeros equipamentos, e graças à Servisoft tive a oportunidade de testar em primeira mão uma das suas capas de protecção mais robustas para o iPhone 4: a Griffin Survivor.



Primeiras Impressões


Por muito prático e útil que seja um iPhone, a verdade é que nem todos se podem dar ao luxo de o utilizar apenas sob as condições ideais. Para que não seja um "crime" levarem o vosso iPhone 4 para ambientes complicados, a solução passa por lhe dar uma roupagem mais apropriada, como é o caso desta Griffin Survivor, que para além do seu aspecto impressionante, exibe também orgulhosamente na sua caixa o facto de ter passado os standards militares MIL-STD-810 do Departamento de Defesa Norte-Americano, e o Def-Stan 00-35 do Reino Unido.


Para além da capa propriamente dita, também está incluido um clip de fixação (que pode rapidamente ser removido ou instalado), que suporta rotação de 180º para utilização na horizontal para qualquer um dos lados, e que pode funcionar até como suporte para colocar o iPhone inclinado sobre uma mesa.





A Instalação

Convenientemente amparada numa original caixa feita de múltiplas camadas de cartão canelado, esta capa de protecção "militar" impressiona desde o primeiro momento que se olha para ela.

Para alguém que, como eu, preza o estilo e tamanho compacto do seu iPhone 4, a perspectiva de passar a usar um "monstro" deste tipo é algo assustador...



Esta Griffin Survivor é resistente, e rapidamente se fica a conhecer os motivos dessa mesma resistência "blindada".


Este sistema de protecção é constituido por múltiplos componentes: um esqueleto interno rígido, onde encaixam o vosso iPhone, e que serve de protecção contra todo o tipo de quedas e impactos; e uma capa exterior de silicone, que amortece os choques e serve de barreira contra todo o tipo de elementos exteriores: vento, poeiras, areia, etc.

Esta capa não é à prova de água, mas é capaz de resistir a chuva intensa (até 200mm/h) sem quaisquer problemas.

Em menos de 1 minuto, podemos ter o nosso iPhone confortavelmente instalado nesta Griffin Survivor sem grandes complicações...


Deixem-me referir ainda que a tal esta capa exterior de silicone, apesar de ser bastante inspiradora de confiança e aparentando ser capaz de resistir a tudo, proporciona ainda assim um toque surpreendentemente agradável. O seu formato faz também com que seja facilmente manipulada mesmo com luvas grossas, sem receios de a deixarem cair - não que isso fosse grande problema. ;)


Fiquei também surpreendido por constatar que, afinal, o resultado final não é tão volumoso como imaginava. O principal responsável pela aparência do volume excessivo é o clip de retenção, que quase "duplica" a altura do sistema quando pousado sobre uma mesa.
Considerando que esse mesmo clip pode ser retirado e recolocado, sem problemas e de forma fácil, em menos de 3 segundos - penso que não será impeditivo de quem desejar o máximo de protecção para o seu iPhone, mesmo que não pretenda usar o clip.


A protecção

Como qualquer outro smartphone actual, o iPhone não tem falta de orifícios e zonas sensíveis que necessitam de protecção contra elementos estranhos: botões, colunas, microfone, câmara, ficha de carregamento/dados, headphones, etc.

Como é que a Griffin Survivor lida com isto? É simples... com umas volumosas palas de silicone, que tapam (quase) por completo, esses elementos.





Saliento apenas o facto de as palas sobre o microfone e coluna existentes na parte inferior não afectaram de forma negativa o som captada e tocado pelo iPhone. Nas chamadas que realizei, ou a tocar música usando a coluna do iPhone, o uso da capa é praticamente imperceptível - o que me deixou surpreendido (e agradado, obviamente.)

Por outro lado, o sistema das palas deixa-me um pouco preocupado quanto à sua resistência após uso prolongado. Estar a "puxar" frequentemente estas palas - mesmo com a sua aparente resistência - faz-me temer que após uns meses, nos arrisquemos a ficar com uma delas na mão.


Em Uso

Sendo o iPhone um equipamento que depende do "toque" para funcionar, chegou então a altura de saber como se comporta quando "enterrado" sob esta volumosa capa de protecção.

E o resultado é... surpreendente!


Para todos os efeitos, esta monstruosa capa é "transparente" para o uso normal do iPhone. Tocar no ecrã, mesmo através do plástico de protecção revela ser tão preciso e imediato como sempre. E, de forma quase sobrenatural, o toque dos botões de "home", power, e volume, continuam a ter o mesmo exacto "feeling" de sempre - aliás, arrisco-me a dizer até que o botão de home fica com um toque bem mais agradável que o normal, sem capa.

É mesmo fabuloso!

Claro que, sem pretenderem usar a ficha de headphones, ou usam frequentemente o botão de mute, que ficam escondidos por trás das palas de protecção, a coisa não é assim tão imediata. Mas, para o tipo de uso que dou, recarregando o iPhone apenas uma vez por dia, o sistema das palas não me chateia muito - a não ser no caso das fotografias.


Com a câmara protegida por trás do silicone, tirar fotos obriga a que tenham que sergurar a "pala" manualmente... o que não é lá muito prático. Mas... é o preço a pagar pela protecção garantida por esta Griffin Survivor. Até que ponto não teria sido melhor terem metido uma pequena janela plástica sobre a lente da câmara, para permitir o uso continuado da câmara? Como acontece na zona frontal no auscultador telefónico.




Os Testes de Abuso

Uma vez que não ia sujeitar o meu iPhone, ou esta capa, a testes - nada como usar a técnica muitas vezes utilizada nos programas de TV: "Aqui está um vídeo que já estava preparado antes"! :)




Apreciação Final



Tenho que confessar que não pensava que iria gostar tanto desta capa. Para começar, tenho que dizer desde logo que não sou apologista de usar "capas" nos equipamentos. Os aparelhos são para usar, e pronto. Nunca usei capas de protecção nos iPhones que tive, e mesmo após anos de uso continuam com bom aspecto. (O que demonstra o quanto se evoluiu dos tempos em que os "PDA" ficavam com os ecrãs riscados após meras semanas de uso).

No entanto, essa mesma ausência de protecção extra faz com que não seja "louco" ao ponto de o utilizar em ambientes menos propícios. Se tiver as mãos cheias de areia/terra/água, é óbvio que só a muito custo as colocaria em cima do meu iPhone.

Se para mim isso é uma situação pouco frequente, para outros utilizadores poderá ser o seu dia-a-dia, e nesse caso torna-se absolutamente obrigatório usar uma capa de protecção que garanta a integridade do seu precioso equipamento.

Por isso mesmo, acho que encontrei a minha nova capa favorita para usar sempre que tiver que levar o iPhone para ambientes menos civilizados! :)



Griffin Survivor



Pros
  • Protecção de nível militar
  • Usabilidade do iPhone mantém inalterável (touchscreen, botões, etc.)
  • Som inalterado
  • Sistema de clip fácil de usar/retirar
  • Preço atractivo

Contras
  • Palas de protecção tornam o uso da câmara/headphones incómodo
  • Resistência das palas após semanas/meses de "puxanços" não inspira confiança
  • Não é garantida que resista a ataques nucleares. ;)


Esta capa de protecção Griffin Survivor para iPhone 4 está disponível na Servisoft por pouco mais de 40€.


Mais Fotos



9 comentários:

  1. Que capa horrivel, meu deus.Que desperdicio de dinheiro.

    ResponderEliminar
  2. é suposto ser resistente, nao é para ser bonito. quanto a mim acho que é uma boa compra considerando o seu objectivo

    ResponderEliminar
  3. Boa capa sim senhor.

    ResponderEliminar
  4. Dos_Passos30/4/11 18:59

    Quando passarem por uma loja da Apple dêem uma olhadela nestas. Em qualidade/preço acho que merecem.
    http://www.switcheasy.com/

    Aqui há tempos, antes de sair o 4, o Carlos Martins dizia num post que o ecrã era praticamente impossível de riscar. Depois disso já vi alguns 3Gs riscados e um partido (este, por causa de uma pancada).

    ResponderEliminar
  5. @Dos_Passos

    Nada é completamente invulnerável, mas guiando-me pelo meu 3G, com 3 anos de uso, 2 deles na mão de alguém que nem tem especial cuidado com ele, posso mostrar-te que tal está o ecrã para tirares as tuas conclusões.

    Claro que todos estão sujeitos a ter "azares"; e também eu conheço quem os tenha riscados e partidos - mas tirando o caso de acidentes excessivos; a evolução destes novos "vidros" é incomparável com os ecrãs que tinhamos há 4 e mais anos nos "PDAs", smartphones, e Pockets PCs. (Esses sim, que obrigavam ao uso de todo o tipo de protecção para não riscarem ;)

    ResponderEliminar
  6. Dos_Passos1/5/11 07:41

    Era só para situar a coisa. Sempre usei capa de protecção, mais para evitar que um 3Gs escorregasse e fosse parar ao chão e os danos não ficassem só pelos riscos.

    ResponderEliminar
  7. Boa capa para ir caçar um predator!!

    Falta analisar o comportamento em temperatura "fora do normal".
    Cm se mantêm a elasticidade em ambientes frios e quentes?
    E em ambientes de grande humidade, ou bastante secos?

    Parece ser escaldante para os aventureiros de escritório com o AC nos 23 graus....

    ResponderEliminar
  8. @15Mb
    Penso que o facto de ter passado aquelas certificações militares resolve logo essa questão das temperaturas, pois nao são feitas "em escritórios a 23C" ;)

    Alias, no video deles vês a capa em ambientes nada agradáveis. E se resiste bem ao gelo, muito melhor resistirá ao calor (silicone).

    Mais depressa ficará o iPhone fora das temperaturas de funcionamento do que a capa! :)

    ResponderEliminar
  9. Dos_Passos1/5/11 19:51

    O Casio G’zOne Commando é mais radical.
    Não sabia que a Casio também fabricava smartphones Android.

    http://mashable.com/2011/04/30/casio-commando-android/

    ResponderEliminar