2011/04/27

Apple Clarifica Questão da Localização nos iPhones

A Apple respondeu finalmente às questões que têm sido levantadas nos últimos tempos, depois de terem sido descobertos registos que revelavam a localização aproximada do iPhone e que mostravam por onde tinham andado nos últimos meses.

Segundo um comunicado oficial da Apple, esses dados não são usados pela Apple para fazer o tracking dos seus utilizadores.

Segundo a Apple este histórico guarda apenas a localização dos hotspots WiFi nas imediações, e é usado para acelerar o serviço de geolocalização. Trata-se de registos que são compilados com recurso a todos os utilizadores, e que são posterioremente descarregados para cada iPhone (com os dados da zona de interesse.)

No entanto, existem vários bugs reconhecidos pela Apple: como o facto do registo nunca ser limpo e guardar dados com meses de idade, e o de registar dados mesmo quando o serviço de localização estar desligado (a Apple diz que num futuro update corrigirá a situação para manter apenas os últimos 7 dias de dados; e limpar a cache no caso de se desligar o serviço de localização).


Não menos interessante é o facto da Apple levantar o véu sobre um serviço de recolha de dados para criar um mapa sobre o estado do trânsito para um futuro serviço que possa surgir nos próximos anos.
Será isto sinal que estará para chegar uma App de navegação integrada no iOS, e com informação de trânsito sempre actualizada com base nos utilizadores?

7 comentários:

  1. Agora que a minha mulher me queria oferecer um IPhone para saber por onde eu andava....só vai saber os últimos 7 dias :P

    A ideia do estado do transito não é nova.... A Estradas de Portugal têm algo parecido...pena não desenvolver aplicações para os smartphones... Um dia abrem a cabeça. ;)

    ResponderEliminar
  2. @vitor

    A Vodafone também já faz isso há bastante tempo... :)

    ResponderEliminar
  3. Carlos, acho que "traffic data" é dados de tráfego (pacotes) e não trânsito.. :)

    ResponderEliminar
  4. Se for traffic de dados, deixa de ter piada... :)

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Anónimo. O termo mais correcto é tráfego e não trânsito...

    ResponderEliminar
  6. Também nos sites internacionais interpretaram o "traffic" no sentido do trânsito, pelo que penso ter ficado com a ideia correcta.

    ResponderEliminar
  7. Sem querer dar importância ao assunto porque não merece... presumo que tráfego refere-se mais a um trajecto entre o ponto A e o ponto B enquanto que trânsito se refere mais ao movimento de passagem...

    ResponderEliminar