2011/04/19

Notícias do Dia

Temos um novo fundo em curso, para substituição da nossa câmara oficial por uma Nikon P500, e para o qual agradeço a vossa colaboração e participação.

Temos também uma gentil oferta da Philips para o dia da mãe, que te dá a possibilidade de ganhares umas colunas portáteis no valor de 30€.

E para além do Moleskine para iPhone e iPad, do Google Map Maker, e de um VNC feito em HTML5, o dia de hoje traz-nos ainda: um Dropbox que pode ceder os vossos dados às autoridades norte-americanas, pens USB seguras e divertidas da Kingston, ainda mais sugestões para o dia da mãe que se aproxima, o caso BTuga regressa aos Tibunais, e muito mais.




Dropbox pode Ceder os vosso dados ao Governo dos EUA

O Dropbox é um dos serviços mais úteis que existem na internet, permitindo sincronizar e gerir ficheiros entre múltiplos computadores (e smartphones, e tablets, etc.) e tem tido um crescimento fabuloso, contando com mais de 25 milhões de utilizadores. No entanto, como todos os outros serviços , está obrigado a seguir as leis do país onde está sediado: isso significa que está obrigado a disponibilizar os vossos dados caso estes sejam requisitados pelas autoridades dos EUA.
Bem sei que pode parecer assustador, e mais uma vez se coloca em risco a ténue linha que separa o direito à segurança da privacidade pessoal...
Isto é algo que já acontece com os dados armazenados pelo Google e pela Amazon, pelo que - se já usam estes serviços, não me parece que devam deixar de usar o DropBox por causa disto... mas fica o aviso.
(Como se alguém que pretendesse usar dados "sensíveis", não os encriptasse antes de os colocar num serviço na cloud...)

... Se bem que há também quem advoque os lados positivos da partilha dos nossos dados...

Talvez mais grave seja descobrir que afinal o DropBox tem acesso aos vossos dados - algo que supostamente deveria estar encriptado e que apenas estaria acessível ao legítimo dono - e que contraria o que eles próprios anunciavam.


Pens USB Seguras

Com preços a partir dos 37€, estas Kingston Data Traveler DT4000-M oferecem um sistema de encriptação (SafeConsole) que impossibilita que um intruso possa aceder aos vossos precisos dados. Mesmo sendo à prova de água e com um revestimento de titânio e aço inoxidável, estas Pens não são invulneráveis ao risco mais comum: serem perdidas em qualquer local. Desta forma, podem ficar descansados mesmo que andam com dados "sensíveis" no bolso, sabendo que nesse caso de perda acidental da pen, ninguém poderá utilizá-los.

Mas, se o uso pretendido não justifica estas Pens USB empresariais... a Kingston propõe-vos ainda uma divertida pen USB bem a propósito da época em que estamos:

Uma divertida Pen em forma de coelhinho, que sem dúvida fará sucesso entre a pequenada - e não só! :)

Gravar vídeo 720p a 720fps

Se tiverem 30 mil dólares disponíveis, poderão começar a gravar vídeo HD 720p, não a uns míseros 30 ou 60fps como a maioria dos mortais, mas sim a uns bem mais interessantes (e gastadores de memória) 720fps!
Com esta Fastec TS3Cine, poderão ver todos os segredos que se escondem por trás de um qualquer acontecimento que demore apenas fracções de segundo. (E a verdade é que qualquer coisa banal se torna bem mais impressionante quando vista a estas frequências).

A câmara pode chegar aos 20,000 fps - mas aí já terão que se contentar com uns mediocres 160 x 86 pixeis de resolução... Não se pode ter tudo. :)


BTuga Regressa aos Tribunais

O BTuga era um dos mais populares trackers Portugueses, até ter sido encerrado numa mediática operação envolvendo a Polícia Judiciária. O caso rapidamente pareceu ter ficado arquivado, mas eis que volta a regressar às páginas dos jornais: com o Tribunal da Relação de Lisboa a revogar a decisão do Tribunal de Instrução, fazendo com que o seu criador Luis Ferreira (conhecido como Martini-Man) regresse aos Tribunais para ser confrontado com as acusações de que "o arguido fez uso de meios lícitos para realizar um fim completamente ilícito permitindo a troca/utilização/divulgação das mais variadas obras videográficas, fonográficas e outras sujeitas ao regime dos direitos de autor".

iPhone com novo Multitasking?
Parece que a Apple anda a estudar novos modos de gerir as Apps em background, onde em vez de apresentar os icons das Apps, exibe os ecrãs com o estado actual das Apps.
Há quem diga que se trata apenas de uma versão de teste do iOS, aquando da implementação do multitasking - e que se terá optado pela versão existente, que mostra apenas os icons numa barra no fundo no ecrã, por serem mais facilmente identificados.
Seja como for, não digo que não fosse interessante fazer um qualquer gesto especial que chamasse esta função...


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Eu logo vi (a cena do novo multi tasking nos iOS)! ;o)

    Foi logo o meu comentario quando ouvi falar naquele "bug" que tirava screenshots ao facetime...
    Nao sei porque, achei que poderia ter a ver com uma feature deste genero (para fazer preview das apps a correrem) e agora ve-se falar nisto he he he.

    Se calhar nao tem nada a ver mas a verdade e que me provocou um click! :oP

    ResponderEliminar
  2. Ja agora, e impressao minha ou aquele iphone parece maior do que o 4? :o)

    ResponderEliminar