2011/05/10

Novidades do Google IO 2011

Teve início o Google IO 2011, e tal como se esperava, o Android tem sido o tema principal.

Actualização: o segundo dia foi dedcado ao Chrome, Chrome OS e Chromebooks.


100 Milhões de Androids


São já mais de 100 milhões de Androids activados, e com umas impressionantes 400 mil novas activações por dia, e que continuam em ritmo crescente.

Quanto ao Android Market, conta já com mais de 200 mil Apps, e 4.5 mil milhões de downloads, sendo que o mais recente milhão foi atingido em apenas 30 dias.

Mas há muito mais...



Android 3.1


O Google apresentou também o novo Honeycomb 3.1. Já se sabia que o Honeycomb servia apenas de base para uma rápida evolução que resolvesse muitas das falhas iniciais; e este 3.1 promete fazer isso mesmo. (E estará disponível já a partir de hoje.)

Esta actualização torna mais fácil a migração de widgets para o ambiente tablets, possibilitando o seu redimensionamento. Os tablets Honeycomb passam a poder funcionar como USB Host, e reconhecendo um vasto número de equipamentos, que para além das Pens inclui até controladores de jogos como os comandos da Xbox.


Este Android 3.1 estará também disponível no Google TV, fazendo com que todo o Android Market passe a estar disponível na nossa sala de estar (para quem tiver a "caixinha", claro.)


Android Ice Cream

Para combater a fragmentação, o Google espera fazer do próximo Android - com nome de código Ice Cream - o sistema operativo que irá unificar todos os dispositivos, correndo em smartphones, tablets, portáteis, etc.


Filmes no Android Market

Não sei se vão chegar até cá, devido as questões de "direitos de autor", (era uma boa altura para o Google "bater o pé" e tornar este acesso universal!), mas a partir de agora é possível comprar e alugar filmes no Android Market - com instant streaming, mas podendo também ser descarregados para serem vistos "offline".

Google Music Beta


Bastante semelhante à solução apresentada pela Amazon, o Google apresentou ainda o seu Google Music Beta, um serviço que - dizem eles - nos irá livrar dos "cabos" de uma vez por todas, com toda a música a aparecer por magia via internet (isto... até chegarem ao limite de dados do vosso plano mensal. ;P
Enquanto estiver em beta será gratuito... mas novamente, está orientado para o mercado dos EUA... com o resto a ser paisagem... pfff....


Updates Garantidos


Uma das novidades mais aguardadas e desejadas. O Google vai passar a impôr directrizes bem claras quanto à disponibilização de actualizações após a saída de novas versões do Android.
Os fabricantes comprometem-se a disponibilizar esses updates em prazos úteis, e pelo menos durante 18  meses após o lançamento de cada equipamento.

Grande notícia que será sem dúvida bem apreciada por todos os actuais (e futuros) utilizadores de equipamentos Android.


Android Open Acessories

Ligar equipamentos externos ao Android vai também ser mais fácil com este sistema, que permite que a integração com sistemas de monitorização dos sinais vitais, e tudo o mais que puderem imaginar.
O Google disponibiliza um kit de desenvolvimento baseado em Arduino (ADK) que certamente irá fazer as delícias de todos os que pretendam usar os seus Androids como parte integrante dos seus projectos electrónicos.
(Num exemplo, mostraram um tablet android a controlar um labirinto, em que os movimentos do tablet eram transpostos para o movimento do tabuleiro.)

Como sempre, tudo open-source, e sem necessidade de pagar licenças. Parece-me que se arrisca a tornar num sucesso ainda maior que os Arduinos em si! :)


Android @ Home

O google entra na domótica! Com o Android @ Home, o Google quer ligar o Android a todas as coisas em nossa casa, das lâmpadas aos electrodomésticos, sistemas de climatização e segurança, etc. etc!

Ui, vai ser desta que a domótica se vai tornar "domínio público"? Prevejo muitas e boas notícias quanto a isto no futuro! (E parece que vou deixar de ter que adiar a implementação de várias "features" que desejava ter em casa! :)

Prenda Final
E porque estes eventos do Google têm quase sempre umas ricas prendas associadas... Todos os presentes no Google IO vão receber um fabuloso Galaxy Tab 10.1 da Samsung! (Não o modelo que temos cá de momento, mas sim o novo!)


E por hoje é isto... amanhã há mais! Ufa!



[Fotos via Engadget]

6 comentários:

  1. Galaxy Tab 10.1 da Samsung!,outro modelo? o 10.2?10.3?, será?,

    ResponderEliminar
  2. O "nosso" Galaxy Tab tem um hardware mais robusto, câmara de 8 MP e frontal de 1,2 MP. O novo tem material mais simples, câmara de 5 MP e e frontal VGA. Qual será o melhor.

    ResponderEliminar
  3. O melhor? É um que seja oferecido...

    ResponderEliminar
  4. Começo a pressentir que mais um bocadinho e o Windows... pufff, desapareceu. Talvez a coisa seja mais complicada no mundo empresarial, mas para uma utilização meramente pessoal...
    (Se arranjarem uma App que abra e guarde documentos Word e Excel de forma decente...)
    Ou estou a exagerar?

    ResponderEliminar
  5. António, para 90% dos utilizadores o que tens no open office ou no google docs chega e sobra

    ResponderEliminar
  6. Haha Ja tenho o Google music no meu Sapo A5,
    Usei o Market Enabler e troquei a regiao do tlm com oMoreLocal2
    Pena é ke ainda nao da para fazer o sync da conta.
    Apesar ke ja mandei o meu request de Convite no site do GOOGLE MUSIC usando um proxy

    ResponderEliminar