2011/07/26

Privacidade nos Albuns do Picasa e Google+


O caminho das redes sociais em que o Google se aventurou com o Google+ parece não ser a "auto-estrada" que muitos poderiam esperar - pelo contrário, parece ser uma estrada cheia de buracos, e nos quais o Google parece estar destinado a "enterrar-se" cada vez mais.

Depois de ter vindo a público clarificar as questões das contas removidas, assegurando que os utilizadores que forem eliminados do Google+ não perdem o acesso aos restantes serviços do Google, e que o processo irá agora dar oportunidade a que os utilizadores corrijam a situação antes de terem a conta apagada - mas que ainda assim não soluciona os casos das pessoas que pretendam usar um pseudónimo no serviço - eis que uma nova, e talvez mais grave questão vem a público.


O Google decidiu que quando fazem o tag de alguma pessoa num album do Picasa, essa foto será partilhada com essa pessoa - mesmo que o album seja privado.
Escusado será dizer que em muitos casos, poderão querer organizar as vossas fotos com os nomes das pessoas - mas de forma privada e sem partilharem seja com que for.

Isto para não falar dos utilizadores que dizem que todo o album ficará visivel às pessoas "tagadas" - algo que me parece ser apenas má interpretação - pois não estou a imaginar o Google meter-se numa alhada desse tipo: olhem o que seria se ao fazerem tag de uma pessoa num album privado onde têm outras fotos pessoais, essa pessoa ficasse com acesso a todas essas fotos?... No entanto, são esses rumores que se espalham pela net à velocidade da luz, quer sejam certos ou errados.

Seja como for... tenham cuidado até que tudo isto esteja bem clarificado - e cuidado com quem tagam nas fotos, pois a privacidade já não é o que era.

(Em contrapartida, já estou a imaginar uma nova forma de spam, com as pessoas a fazerem tags falsos em fotos que não têm nada a ver, só para chatear os "amigos". :)

8 comentários:

  1. Acho que o facebook também faz isso, ou sempre fez isso por assim dizer.
    Honestamente eu não sei o que será melhor, por um lado faz todo o sentido as pessoas que são taggadas serem avisadas que tem fotos suas na net, por outro é normal que possas querer um álbum privado mas marcares pessoas para o organizares melhor.

    ResponderEliminar
  2. A google devia ter muito cuidado com cada passo que dá na implementação do g+.
    Apesar de ser um serviço ainda em testes, já conseguiu afastar algum pessoal amigo.
    Uma das situações teve a ver com a colocação automatica de fotos enviadas por telemovel. Ainda nao percebi bem se a culpa foi mesmo do g+, mas o que é certo é que as pessoas ficam desconfiadas e afastam-se.

    ResponderEliminar
  3. nas tuas definições de privacidade, podes limitar por pessoas ou circulos aquelas que te podem fazer tag.

    seja como for, tens sempre de aprovar.

    ResponderEliminar
  4. Qual o problema com o update automático de fotos? Vem desactivado por default e quando activas vais para um álbum privado.
    É das coisas mais úteis que o g+ tem. Apesar de haver coisas que me assustam nestes serviços (mais facebook, mas o g+ tb), isto já parece mais FUD que outra coisa.

    ResponderEliminar
  5. Pensei que isto já funcionasse assim no Facebook também...

    Convém salientar que o G+ ainda é um serviço em Beta e isso torna-se bastante aparente pela quantidade de bugs existentes.

    Convinha esperar por uma versão oficial antes de propagar medo nas pessoas.

    ResponderEliminar
  6. Os tags de foto no g+ mesmo assim é bastante mais privado e seguro que no FB de longe

    ResponderEliminar
  7. Espero que percebam agora porque sou contra a concentração de muitos serviços pela mesma empresa.

    ResponderEliminar
  8. Minhas fotos apareceram nos contatos de terceiros.
    Não sei como resolver isso.
    Quando clicamos no meu contato aparecem vários links e um deles abre com minhas fotos para todos verem. Estou preocupada com isso.

    ResponderEliminar