2011/08/31

Firefox para Tablets


Depois do Firefox Mobile para smartphones, a equipa responsável por este projecto está a preparar um Firefox optimizado para Tablets Android Honeycomb.


Apesar de continuar a manter os traços fundamentais da sua versão "completa", este Firefox para tablets oferece algumas modificações que agradarão aos utilizadores de tablets, como é o caso de tabs que surgem na parte lateral quando se usa o tablet em modo horizontal, ou uma awesome bar que apresentará os conteúdos sincronizados com os vossos outros firefoxs.

Até que o Google se decida a trazer um "Chrome" digno desse nome ao Android, parece-me que este Firefox se poderá tornar numa alternativa altamente desejável no Honeycomb. (Falta ver que tal é que este Firefox para Tablets se comportará com o Google Docs - já que esse é um dos pontos fracos do Honeycomb actual.)

7 comentários:

  1. @Carlos
    Mas porque e que estas a fazer tanto "drama" do google docs não funcionar a 100%?
    Mas funciona o iOS? Do que testei no meu iPad funciona como dizes que funciona no transformer...

    Com isto a minha pergunta é: é um problema do Honeycomb ou é um problema dos dispositivos mobile todos? Porque se assim for não deveria subitamente ser apontado como um defeito do Honeycomb e não de todos os SOs...

    E com isto não quero dizer que não é um problema! Acho que deve ser corrigido esse "problema", só que provavelmente não é por parte dos developers do Honeycomb/Android e sim por parte dos developers do Google Docs para dispositivos mobile.

    Espero que não tenha dito nada de mal e que tenha passado corretamente o meu ponto de vista.

    ResponderEliminar
  2. Pois isso é apenas "problema" do browser (tanto do android como do ipad), a forma como estás a dar essa noticia é bastante desinformativa. Basta usar o dolphin (por ex.), que falaste noutro post, para teres o google docs para desktop.
    O que tu dizes é equivalente a dizeres que o windows deixa muito a desejar porque o internet explorer não vale nada.

    ResponderEliminar
  3. @Salgado (e @Flávio)

    Sim, bem sei que há (quase) sempre maneira de dar a volta ao assunto, por complicada ou simples que seja.

    No entanto, é uma questão de "expectativa". Ninguém gostar de ser obrigado a ter que "tirar um curso" para poder usufruir de um equipamento - embora obviamente todas as plataformas obriguem a uma aprendizagem. Daí que, o ideal seria que as coisas simplesmente funcionassem o mais possível de acordo com o que se espera do equipamento, sem necessidade de andar a "remexericar" em settings escondidos em menus avançados, ou ter que procurar por apps alternativas para o efeito.

    ResponderEliminar
  4. @Carlos
    Não me respondeste a mim na realidade...

    ResponderEliminar
  5. @Salgado

    É como disse, é uma questão de expectativas.

    Um tablet não é um smartphone: oferece uma área de ecrã semelhante à de um "computador/netbook", e que no caso do transformer, com o teclado, ainda mais se assemelha a isso.

    Como tal, é expectável que forneça uma experiência semelhante - pelo menos no que diz respeito a navegar na web.

    Se isso pode ser feito mudando um simples setting no browser, porreiro - e pergunto apenas: porque razão não vem isso activado de origem?

    ... Mas, sim, claro que há inúmeras variantes - que dependem dos sites, das Apps, dos developers, da maturidade da plataforma, etc. Pelo que, é daquelas questões que seria melhor discutida num dos nossos meetings mensais em redor de uma francesinha! :)

    ResponderEliminar
  6. @Carlos
    Com isto queres dizer que se for num outro tablet qualquer o problema do Google Docs já não é um problema tão grande. Que o facto de ser "demasiado parecido com o netbook" aumenta as expectativas.

    É isto que percebo do que dizes. Senão o iPad (1 e 2), por exemplo, deveriam ter uma referencia semelhante. Estou certo ou ainda não estou lá? :S

    ResponderEliminar
  7. @Salgado

    Nem estava a meter o iOS ao barulho, mas sim - claro que é problema semelhante (e ainda "pior", no aspecto de nem teres a possibilidade de correr Flash, por exemplo.)

    No entanto, no iPad levas com a tradição de ser um "iPhone em ponto grande". Não estás à espera que seja um netbook.
    No transformer... podes ser levado a pensar que o é.

    E por isso é que digo que nesse aspecto o Transformer nos faz esperar mais daquilo que ele faz.

    Mas como disse, não é por estes pormenores que deixa de ser uma boa opção - tal como não é pela falta de Flash que um iPad deixa de ser um bom tablet.
    No final de contas, cada um é que sabe que tipo de uso pretende dar ao aparelho, e saber se este se adequa ao que pretende.

    ResponderEliminar