2011/08/31

Gmail, Docs e Calendar com Modo Offline

Com o desaparecimento do Google Gears, muitos utilizadores ficaram frustrados com a ausência do modo offline nos produtos do Google. Embora o conceito de "web apps" num mundo continuamente ligado à Internet seja bastante agradável, todos sabemos que no mundo real as coisas por vezes não se preocupam em nos fazer a vontade - e quando funcionam mal, é sempre no pior momento.


O Google tinha prometido actualizar os seus produtos para permitir o funcionamento em modo offline usando as novas capacidades do HTML5, e parece que finalmente está prestes a concretizar a promessa, pelo menos para os utilizadores do Chrome.

A partir de hoje está disponível na Chrome Web Store o Offline Google Mail. Com muitas semelhanças com o interface Gmail usado nos tablets, passa a ser possível ler, pesquisar, e escrever mensagens mesmo quando não se tem ligação à internet. Sendo que tudo é sincronizado automaticamente assim a que a ligação é reposta.


Quanto aos documentos e calendário do Google, será possível alternar entre o modo online e offline clicando no icon da engrenagem que aparece na barra superior - embora esta funcionalidade apenas vá ser lançada de forma gradual ao longo dos próximos tempos (e ainda não suporta a edição de documentos em modo offline, apenas visualizar; mas é algo em que o Google diz estar a trabalhar.)


Esperava que o Google tivesse ido mais longe, e feito isto de forma mais "alargada", para todos os browsers e sem necessidade de recorrer à Chrome Web Store. Mas... para quem não puder passar sem o modo offline, sempre é melhor ter esta opção que nada.

2 comentários: