2011/08/31

Notícias do Dia

Finalmente saiu a análise ao Asus Eee Pad Transformer por que tantos aguardavam; ficamos a saber que a Sony tem uns óculos de realidade virtual que finalmente valem a pena (de alta-definição); que a Wacom vai ter uma caneta digital que promete agradar aos artistas, que podem jogar Quake III num pequeno "computador" de $25,  e que talvez se possam livrar das SCUTs caso optem por comprar este Batmobile com turbina.

No último dia em que podem participar nos nossos passatempos de Verão, em que ofereceremos um Hub USB da LaCie com o apoio da Servisoft, e um headset ClearChat gentilmente oferecido pela Logitech ; ficamos também a saber mais alguns rumores sobre o futuro iPhone 5/4S.



Amazon testa Novo Design Tablet-Friendly


Se houvessem dúvidas que o lançamento de uma nova gama de Tablets pela Amazon está iminente, eis que a mesma foi apanhada a testar um novo design no seu site que o torna mais apropriado para ser usado por tablets e dispositivos com touchscreen.

Embora a Apple ainda se possa sentir confortável com a liderança de 2 anos que obteve com o iPad, acredito que nos próximos meses as coisas comecem a aquecer - especialmente se a Amazon puser no mercado um tablet a preço de arromba. O Transformer tem sido um sucesso e é apenas ligeiramente mais barato que os concorrentes, e o recente fenómeno da corrida aos TouchPads demonstra bem o quanto o preço influencia os compradores...)

Segundo os relatos mais recentes, o tablet de 7" irá ser lançado em Outubro e o modelo de 10.1" no início de 2012.


Apple Acusa Samsung e Motorola de Abusarem das suas Patentes

Não deixa de ser caricato que a Apple, que tanto tem usado as suas patentes em defesa dos seus produtos, opte também por acusar a Samsung e a Motorola de monopolizarem o mercado com as suas patentes. Não sei se será um caso de "cegueira selectiva", onde pensem que apenas eles podem usar este tipo de tácticas para ganharem vantagem sobre a concorrência, ou se efectivamente terão motivos justificáveis para fazer estas acusações... Seja como for, para a maioria dos consumidores, esta litígios das patentes são algo que lhes passa completamente ao lado. O que lhes/nos interessa, é que os fabricantes ponham cá fora equipamentos desejáveis a preços atractivos, e nesse aspecto a Samsung parece estar a investir fortemente na criação de novas tecnologias e equipamentos.


No entanto, há imagens que realmente nos recordam o quanto o design da Apple influenciou o mercado nos últimos anos.


HP vai Fazer mais TouchPads

Não deixa de ser caricato: a HP, depois de anunciar o fim da produção de hardware WebOS e colocar os seus Touchpads a preço de saldo para escoar as centenas de milhar de unidades em stock, vir agora a público dizer que ainda pretende fabricar mais alguns lotes para satisfazer a enorme procura que têm tido.
(Actualização: só para os EUA).

Diz-se que tal só se deverá ao facto da HP se ter comprometido com os fornecedores a comprar "milhões" de componentes (no valor de quase $300 dólares por TouchPad - no caso do mais barato), que neste momento estarão apenas à espera de entrar em fase de produção; e que reactivar a linha de montagem (que estará preparada e pronta a funcionar) não terá um custo assim tão grande. Seja como for, será um episódio que ficará para a história dos equipamentos electrónicos.



Computador Roubado e Privacidade Invadida


Um caso caricato que coloca em causa a utilização de software de vigilância remota e de recuperação de material roubado e a ténua barreira que o pode separar da invasão de privacidade.
Um casal quer processar uma companhia que produz software de recuperação de computadores roubados, que permite localizar e interceptar todas as comunicações feitas pelo computador, incluindo a recolha de imagens através da webcam, depois desta ter fornecido mensagens e imagens sexualmente explícitas que trocaram entre si.

O computador pertencia a uma escola, mas tinha sido roubado por um aluno e vendido a outro, de outra escola, que depois acabou por o vender à professora - que não fazia ideia que o computador pudesse ter sido roubado.

Se por um lado é compreensível que a mulher não goste de ver a sua vida privada exposta publicamente, por outro lado parece-me lógico que o verdadeiro dono do computador possa recorrer a estes meios para o recuperar (afinal, sempre que estes episódios mostram imagens dos "ladrões", ninguém reclama do método utilizado).



Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)