2011/08/20

O Futuro do WebOS

Depois do anúncio feito pela HP em que revelou o abandono dos equipamentos WebOS, eis o que se poderá esperar para o futuro desta plataforma que, mesmo com uma quota de mercado minoritária face aos restantes gigantes (como o Android do Google e o iOS da Apple) parecia ter tudo para que se pudesse tornar num sério concorrente.


As repercussões deste anúncio não se fizeram esperar, e várias lojas baixaram o preço do TouchPad de forma escandalosa: de $399 para $99 para o modelo de 16GB, e de $499 para $149 para o modelo de 32GB. (Mas mesmo assim, há muitas lojas que estão a devolver os TouchPads às "paletes".)

Seja como for, a HP diz estar interessada em continuar a trabalhar no WebOS - mas fica por explicar o que pretenderão fazer com ele, já que sem equipamentos de "hardware", não servirá muito ter o software e a plataforma. Uma das hipóteses será licenciar o WebOS a outros fabricantes, mas... com os principais fabricantes já divididos entre Windows Phones e Android (para não falar nos que têm as suas próprias variantes: como o Bada da Samsung) será que há lugar para ainda mais um outro?

Outra das hipóteses será dar o caso por encerrado e simplesmente vender as valiosas patentes da Palm, nesta altura em que este tipo de armamento tem uma procura elevada nas constantes guerras entre fabricantes de equipamentos mobile.

Talvez surja a possibilidade de um gigante como o Facebook saltar para o meio de tudo isto (é inegavel o interesse que têm em entrar no mercado "mobile"), e fazer do WebOS a plataforma móvel que tanto desejam - e ficando assim longe da dependência do Google e da Apple.


A HP diz que o hardware não estava à altura do WebOS, e que testou o WebOS num iPad e que funcionava ao dobro da velocidade de que no seu TouchPad, mas o que é certo é que a HP parece não ter sido capaz de resolver os problemas de software que o WebOS precisava limar para se tornar ainda melhor.


O futuro do WebOS continuará a ser algo que iremos acompanhar de perto, e caso o seu desfecho seja mesmo o esquecimento e abandono completo não deixará de ser mais um triste episódio em que assistimos a uma tecnologia que "poderia" ter tido sucesso mas... que não chegou lá.


A Microsoft é que, mais uma vez, não perdeu a oportunidade para um pouco de publicidade gratuita e ofereceu kits de desenvolvimento Windows Phone aos developers WebOS.

3 comentários:

  1. Dos_Passos20/8/11 15:41

    Se estamos em maré de palpites, quem está por tudo é a Samsung.
    Fala-se que um dos potenciais compradores da RIM seja a Samsung ... ou a Microsoft. Quem sabe se um deles não se interessa pelo WebOS, para fundir (aproveitar a tecnologia e patentes) com outro SO. O WebOS, autónomo acabou.
    É o qu'eu acho.

    ResponderEliminar
  2. a do "hardware não está a altura do software" parte-me todo LOOL será que eles disseram mesmo isto?!

    ResponderEliminar
  3. Futuro? Isso chegou a ter presente?

    ResponderEliminar