2011/09/28

Tizen - um Novo OS Open Source


Com o MeeGo a deixar de ter a confiança dos developers, eis que uma nova alternativa/evolução surge: o Tizen. O Tizen é um projecto da Linux Foundation que pretende criar um sistema operativo open-source baseado em Linux com uma forte componente no HTML5 e que se destina a smartphones, tablets, netbooks, smart TVs, veículos, etc. Ou seja... uma alternativa ao Android.

O desenvolvimento será liderado pela Intel e Samsung (não há dúvidas... a Samsung aposta mesmo em "todas as equipas") e  os developers de MeeGo estão já a ser encorajados a fazer a transição para este Tizen.

É certo que uma nova plataforma não terá facilidades para se implantar num mercado onde já existem fortes concorrentes; mas o que é certo é que quer o iOS quer o Windows Phone são, para todos os efeitos "fechados", deixando apenas o Android (que sendo Open-Source, também tem sido usado para servir de base a outras plataformas) como verdadeira "alternativa".

No entanto, espero que este Tizen possa chegar ao mercado e oferecer aquilo que se esperava que o WebOS concretizasse - já que também ele era bastante orientado para a utilização do HTML/JS como "base" do seu funcionamento. Se este projecto servir para a aceleração da adopção e integração das funcionalidades que ainda faltam no HTML (acesso a hardware, câmaras, som, feedback táctil, etc) de forma standard que possam ser utilizadas para a criação de Web Apps verdadeiramente universais... parece-me bem!

1 comentário: