2011/09/09

TouchPal para Android Gratuito


Lembram-se do fantástico TouchPal, o teclado para Android que combina as capacidades preditivas de teclados como o Swiftkey com a funcionalidade de escrita "desenhada" do Swype? (Para além de integrar também tecnologia semelhante à do quase-mágico Blindtype.)

Ou seja, é mesmo um "três-em-um" que resulta num dos melhores teclados touch da actualidade, e que poderão experimentar e usar sem ter que gastar um cêntimo.

É que este TouchPal está disponível gratuitamente no Android Market até 31 de Outubro - e ao contrário das versões de testes dos seus concorrentes, aqui estamos a falar da verdadeira versão final e oficial do teclado, sem prazos de validade, e que poderão usar no vosso Android "para sempre".

Depois de o instalarem, não se esqueçam de lhe dar a pontuação que acharem correcta, e não se esqueçam também que têm disponíveis:


Boas escritas!



[Via @TouchPal]

13 comentários:

  1. Fantástico!! Muito bom este teclado, obrigado pela dica ;)

    ResponderEliminar
  2. Instalei, é bom.
    No entanto, para Pack de língua portuguesa e apesar de no market estar descrito que requer o Android 1.5 e superior... no meu 1.6 não encontra ou dá incompatível.

    ResponderEliminar
  3. António9/9/11 16:39

    Também me acontece o mesmo que ao Hélio... O pack de língua portuguesa não é compatível. Apesar de ter o 2.1...
    "Sai da frente, Guedes!"

    ResponderEliminar
  4. Apenas vos posso confirmar que no Sapo A5 com Android 2.2 o pack PT instalou sem problemas.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9/9/11 18:18

    Parece-me bem, principalmente por causa dos problemas do swype no cyanogenmod7. Mas há uma coisa que me preocupa. Ao escolher o touchpal como método de entrada aparece uma mensagem a avisar que esta aplicação pode copiar todo o texto introduzido incluindo palavras passe e números de cartão de credito...

    alguém desaconselha?

    ResponderEliminar
  6. "Mas há uma coisa que me preocupa. Ao escolher o touchpal como método de entrada aparece uma mensagem a avisar (...)"

    Isso deve dizer em todas as aplicações em que interagem e tratam o texto introduzido. É um risco... mas acredito (na minha inocência) que a CooTek queira ser visto como entidade de confiança e não ter problemas de privacidade.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/9/11 22:00

    Essa mensagem aparece em todos os teclados que já instalei. Em relação ao TouchPal, está muito bom.

    ResponderEliminar
  8. @Hélio

    É um aviso normal sempre que instalas um teclado, pois como lá diz, os riscos são enormes.

    No entanto, nestes casos de maior sucesso, é de crer que algum paranóico da comunidade Android já se tenha entretido a investigar se aquilo enviaria dados ou estaria a fazer alguma marosca - para além de que, caso algo fosse detectado, destruiria a reputação da empresa e dos programadores envolvidos, para sempre.

    ResponderEliminar
  9. O defeito que lhe aponto é o mesmo que aponto a todos os teclados excepto o swype: a dificuldade de introduzir facilmente "-nos", "-mos", "-lhe" e afins.

    No swype basta "arrastar" começando na tecla de hífen e completando a palavra. Nos outros é preciso adicionar o hífen (normalmente pressionando 2 segundos uma tecla) e depois escrever as restantes letras. Mais: os teclados mais inteligentes como o SwiftKey adicionam automaticamente um espaço no final das palavras.

    Para escrever "fazer-se" no swype basta dois riscos ("fazer" e "-se"), no SwiftKey é preciso escrever "fazer", apagar o espaço, pressionar longamente a tecla "h" para aparecer o hífen e depois escrever "se".

    ResponderEliminar
  10. @Nuno

    Manda-lhes o feedback.

    De certeza que eles não se importarão de melhorar o teclado para esses casos. :)

    ResponderEliminar
  11. Enviei mail para a Cootek não recebi resposta... hoje voltei a tentar instalar o dicionário em Português... e já permite instalar e utilizar no meu android 1.6.

    ResponderEliminar
  12. @Carlos: boa sugestão (e óbvia, mas a verdade é que ainda não o fiz). Enviarei feedback, com certeza.

    ResponderEliminar