2011/09/19

Trabalhar Sentado ou de Pé?


É certo e sabido que o ser humano não foi "feito" para passar o dia sentado, quer seja num sofá em frente a um televisor, ou numa secretária em frente a um computador - e os riscos de tal opção alteram o nosso metabolismo fazendo com que mais gordura seja armazenada no tecido adiposo e agravando consideravelmente o risco de complicações cardíacas.

Daí que nalguns casos se tenha tentado resolver o problema com secretárias apropriadas para o uso em pé.

Mas... da mesma forma, o Homem não foi feito para estar sempre de pé, e isso acarreta igualmente complicações vasculares, etc.


Parece ser uma daquelas situações onde não há solução fácil, e até quem tenha tentado resolver o problema com postos de trabalho que se podem alternar entre trabalhar sentado e de pé. Solução que, no entanto, acaba por ser dispendiosa, e que na maioria dos casos acaba por ser utilizada na posição sentada, voltando-se ao problema inicial.

Segundo um estudo da Universidade de Cornell, a solução acaba por ser bem mais simples: a cada 20 ou 30 minutos, levantem-se e caminhem por 1 ou 2 minutos.

Isto será suficiente para fazer recircular o sangue pelos músculos, minimizando assim os riscos de estar sentado por demasiado tempo. No entanto, é mesmo preciso que caminhem: não basta levantarem-se por um bocado e sentarem-se novamente! (Da mesma forma que também não será necessário fazerem exercícios aeróbicos vigorosos - basta simplesmente caminharem, como irem beber um copo de água, "passearem" até à impressora ou fotocopiadora, etc.)

... E também tem a vantagem adicional de já servir de descanso para os olhos.

3 comentários:

  1. Tem piada, no outro dia li um artigo acerca deste mesmo tema, com as suas recomendacoes para quem queira ter um escritorio uns centimetros valentes acima do habitual.

    Recebi na companhia um catalogo de mobilia de escritorio e pus-me a procura. Tinham varias cadeiras adequadas para se sentar mais alto, mas na seccao de secretarias, as unicas ajustaveis subiam apenas 20cm, necessario para quem usa cadeira de rodas.

    Solucoes com bom aspecto e flexiveis QB so encontrei para o mercado norte-americano, na Anthro.com.

    Eu gostava de experimentar trabalhar a secretaria, em pe, mas nao era com os sapatos da senhora na foto :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho visto ca cada vez mais pessoal na minha empresa a ajustar as secretarias / cubiculos para trabalharem de pe :o).

    ResponderEliminar