2011/10/15

No Interior do iPhone 4S

Se no outro dia ficamos a saber o que o iPhone 4S oferecia aos utilizadores, com a sua chegada às lojas não demorou muito para que fosse completamente dissecado pela equipa do iFixIt.


Não há surpresas: o novo 4S tem uma bateria com (ligeiramente) mais capacidade, um motoro de vibração mais silencioso e suave (já estreado no iPhone 4 versão CDMA), e confirma-se também aquilo que já se esperava: o 4S continua a ter apenas 512MB de RAM  - tal e qual o iPhone 4 e iPad 2. Uma vez que no iOS não há verdadeiramente Apps a funcionar em segundo plano, a questão da memória será menos limitativa - apenas se tem que contemplar os serviços da Apple sempre em execução e uma única App.
Mas, sem dúvida que há Apps que poderiam tirar partido da memória adicional, como o Safari (para manter mais páginas web em cache), e em especial - os jogos.

E confirma-se também  que o sensor de 8MP é mesmo feito pela Sony.


A questão que se coloca agora é: qual será o próximo passo da Apple a nível do CPU, será que vai optar por aguentar o A5 mais um ano, optimizando-o de alguma forma, ou estará pronta para oferecer uma alternativa aos quad-cores e penta-cores que estão a chegar?

Será uma questão de tempo até que tenha que dar um novo passo em frente, para os Cortex A15 - mas saber se a Apple os conseguirá a tempo de os usar no próximo iPad 3, cuja produção está agora a iniciar-se... essa é a grande incógnita.

Por outro lado interrogo-me se, com a passagem para os quad-core (e mais ainda) nos tablets, se se continuará a assistir à sua transposição directa para os smartphones como tem acontecido até aqui: é que se um tablet pode ter uma bateria suficiente para aguentar um CPU quad-core ou dois... nos smartphones a coisa é bem diferente (como também tem sido demonstrado pela Apple, com os CPUs no iPhone a serem utilizados a frequência inferior à que têm no iPad, por exemplo).

2 comentários:

  1. Dos_Passos15/10/11 21:44

    O próximo passo é o iPad 3. Depois é usar o chip A6 no smartphone, daqui a um ano. Com calma que a concorrência não aperta.

    Não aperta ? Mas se se vendem mais Android ! Pois, a preços mais baixos e com uma margem menor.

    Quem está "enchendo o papo" é a Google com a publicidade para equipamentos Android.

    ResponderEliminar
  2. Só é pena que pelo preço do iphone nem sequer ter gorilla glass, logo basta uma queda mal dada e ups...

    http://www.youtube.com/watch?v=elKxgsrJFhw&feature=player_embedded

    ResponderEliminar