2011/12/09

Notícias do Dia

O Google já iniciou a sua mais recente ofensiva na área das notícias com o Google Currents (e o Aberto até de Madrugada já lá está disponível como publicação), o Evernote expande o seu alcance com o novo Food e Hello, vamos ter 12 dias de Natal no iTunes - se bem que a prenda ideal poderia ser da um salto a Nova Iorque, e já agora, visitar a nova loja Apple Grand Central - uma TV da Toshiba que nos deixa ver 3D sem óculos e que deixa o FullHD a parecer de baixa resolução, e mais um comparativo que coloca vários smartphones lado a lado para avaliar as suas fotos.

E já a seguir, mais algumas notícias:




iPad, o Mais Desejado


Tendo por base as repostas de 2500 pessoas, o tablet mais desejado da actualidade continua a ser o iPad - independentemente se são pessoas que tenham iPhones, ou smartphones Android, Blackberry, ou Windows Phone.

A vantagem de ter surgido primeiro no mercado, e tendo permitido a muitas pessoas - pela primeira vez - ter acesso à internet e ao mundo sem a necessidade de um PC complicado de utilizar, parece continuar a fazer-se sentir, numa altura em que o Google tem respondido com melhoramentos continuados e que com o novo Android 4.0 se espera poder começar a competir de igual para igual (e até superar o iOS da Apple).

Basta para isso que as Apps de qualidade para a plataforma Android continuem a crescer em número, e a tornem cada vez mais atractiva.

Seja como for, com a chegada do iPad 3 e o esperado salto da sua resolução, penso que o ano de 2012 continuará a ser ainda do iPad.

Embora....


Samsung com Tablet UltraHD em Fevereiro?

Em 2012 iremos assistir à chegada de tablets com ecrãs de alta-densidade (à semelhança do que se passou nos smartphones) e do qual o iPad 3 e o seu "retina display" seria o exemplo perfeito. Mas, há rumores de que a Samsung se prepara para lhes estragar a festa e apresentar no mercado um tablet com resolução de 2560x1600 já em Fevereiro.

Sendo que o aumento de resolução será certamente a alteração visível mais mediática que se espera para o iPad 3 (um aumento de CPU para um Quad-Core é bom, mas é algo que não se vê), sem dúvida que esta manobra poderia tirar algum desse mediatismo, pois o mercado já estaria inundado de relatos do ecrã "maravilhoso" de tal Tablet da Samsung.

Sabendo-se que as relações entre Apple e Samsung estão como estão, não me admiraria nada que a Samsung o fizesse... mesmo com o risco de ser um lançamento "acelerado" e onde nem sequer existam unidades em volume suficiente para satisfazer a procura.

A corrida ao primeiro Tablet UltraHD está prestes a começar... e vamos lá ver quem será o vencedor.


Linux Mint desvia Lucros do Banshee para si?

O Linux Mint tem tido um crescimento acelerado nos últimos tempos, em parte devido às constantes mutações e evoluções do Ubuntu com o seu interface Unity.

Mas, eis que surge uma notícia que poderá manchar a sua imagem. Ao que parece, os seus developers terão alterado o código de afiliado do Banshee (o media player fornecido com o Mint), fazendo com que as comissões das compras efectuadas na Amazon por seu intermédio - e que seriam destinadas à fundação Gnome - passem a reverter a seu favor.

Vamos lá ver qual será a resposta/justificação oficial para isto...


Panasonic regressa à Europa em Março


Para quem procurar um smartphone topo de gama Android que seja capaz de impressionar todos pela sua reduzida espessura, o melhor será talvez esperar até Março de 2012, altura em a Panasonic planeia passar a oferecer os seus smartphone no mercado Europeu.

Mais que o hardware de topo que é esperado (ecrãs OLED de 4.3" com 960x540, dual-cores, NFC, etc.) existem modelos que poderão conquistar clientes pelas suas capacidades adicionais que até ao momento têm estado ausentes dos modelos a que temos acesso: nomeadamente, smartphones à prova de água e de pó, que se poderão utilizar sem grandes constrangimentos em ambientes onde agora nem sequer ousamos tirar os nossos smartphones do bolso ou das suas capas de protecção.


Curtas do Dia

21 comentários:

  1. Carlos,sabes para quando a disponibilidade do vodafone smart tab 10 em Portugal?

    ResponderEliminar
  2. O Samsung com smartcovers ????


    (ehehehe)

    ResponderEliminar
  3. Penso que a imagem escolhida por este blog para mostrar o próximo novo tab da Samsung é de muito mau gosto. Além de falsa...de lamentar.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, hoje ainda temos a notícia de que a Apple voltou a perder em tribunal, depois dos EUA e Austrália, desta vez foi acusada pela Motorola na Alemanha e voltou a perder. Parece que afinal a maça está a provar do seu próprio veneno.

    www.gsmarena.com/motorola_wins_injunction_against_apple_in_germany_again-news-3500.php

    ResponderEliminar
  5. @Anónimo

    É a imagem que consta no artigo original - tal como acontece em 99% dos casos. Pelo que não houve "processo de escolha".

    ResponderEliminar
  6. @Carlos Martins. O que é uma pena, porque devemos ser críticos e seleccionar as fontes de modo a melhor veicular a correcta informação.
    Ou costuma aceitar tudo o que lhe põe no prato?
    Desculpe ser tão directo, mas devia ser o mais fiel e correcto possível na informação que apresenta aos cibernautas.

    ResponderEliminar
  7. Mais um vídeo espectacular...não aconselhado a fanatismos!

    http://www.youtube.com/watch?v=Ls_nPlXcyBQ&feature=youtube_gdata_player

    ResponderEliminar
  8. Luis Faria9/12/11 19:06

    Estes anúncios por acaso estão bem fixes, fazem lembrar os I'm a Mac, I'm a PC.
    Em relação à imagem do suposto tablet da Samsung com écran de alta resolução, acho que faz todo o sentido por uma imagem daquelas, que vem dar um pouco de ironia à noticia, até porque já há mais de um ano se fala de um tablet com écran retina por parte da Apple, e como se sabe e está á vista de todos a Samsung em alguns casos tem a tendência em fazer coisas curiosamente muito parecidas com as da Apple.

    ResponderEliminar
  9. @ Luís Faria. Tens toda a razão. Afinal os tablets da Samsung são rectangulares! Já viste? Que plágio! (apesar de ter formato 16:9 e de resolução superior ao ipad e não ter qualquer botão à frente). Mas olha parece que os tablets que por ai andam nas lojas também são rectangulares, já viste? Devidas avisar a maçã!
    Olha e são fininhos também (só que o da Samsung é mais fino e leve que o da maça)!
    Olha e o sistema operativo...espera, ahhh esse é bem diferente, que pensas?
    Numa loja, estive mesmo para reclamar, tinham lá um aparelho tipo ipad a passar fotos, era tão parecido com o da maçã, mas depois perguntei ao funcionário e afinal era só uma daquelas molduras digitais...ai se a maçã descobre que é rectangular e fininha como aquela que vi! Eu nem sei...

    E isso sim é ser irónico e não o que está na notícia acima.
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Caro @Anónimo (ou @Anónimos?... é difícil saber quando as pessoas nem sequer se identificam)

    Tal como achou de mau gosto a imagem, certamente aceitará que há quem tenha opiniões diferentes da sua, e como tal - no mínimo - há que as respeitar.

    Pessoalmente acho que já deixei bem claro que estou pouco me borrifando para a questão se a Samsung copiou ou não o design, isso que fique para os tribunais. Mas que as semelhanças estão lá... isso não vale a pena negar (desde o Galaxy S original que eu próprio disse que o achei bem atraente exactamente por me fazer lembrar o design dos iPhones.) E como o Luis Faria bem disse, basta olhar para o historial de design da Samsung (e não só) pré, e pós iPhone e iPad para se ver que afinal... a tendência mudou.

    (Algo que - repito - acho perfeitamente natural e não ser causa para as palhaçadas das patentes)

    ResponderEliminar
  11. Luis Faria9/12/11 21:07

    Calmex anónimo,

    Em alguma parte do meu comentário me referi a plagio por parte da Samsung? Ainda por cima plagio do iPad? Ou do S.O.?
    Se leres com atenção nao vem lá nada disso. Falei em coisas parecidas, mas nao sei porquê parece que te acentou a carapuça.

    ResponderEliminar
  12. Ao segundo (ou primeiro, ou terceiro?) @Anónimo que recorrentemente vem apregoar a superioridade Androidiana - ou talvez tão somente o seu fanatismo anti-Apple. Agradeço que não o faça recorrentemente, ainda para mais - como hoje fez - quando é para colocar videos que eu proprio já cá coloquei.

    Sim, o Android tem muitas coisas boas, sim a Apple tem coisas más. Isso não é novidade nenhuma; mas deixe-me dizer também que o oposto também é verdade.

    Peço-lhe apenas que, de cada vez que vem fazer um destes comentários despropositados e que mais parece demonstrar uma visão unilateral de mundo bem mais complexo que isso; que piada acharia se logo de seguida um outro anónimo lhe colocasse dois vídeos de coisas que o iOS/iPhone/iPad faz melhor que Android?

    Bastava começar por Apps como o Flipboard, e seguir para coisas como o Morphwiz e Seline... para deixarem as pessoas a "babar-se", como tantas vezes gosta de referir.


    Por tudo isso, relembro que o Aberto até de Madrugada é um local onde todos são bem vindos, independentemente das suas preferências; mas há que haver respeito mútuo.

    Fica a mensagem, espero que seja bem interpretada.

    ResponderEliminar
  13. @Carlos Martins
    Antes de mais desculpe se o ofendi.

    -Quanto ao vídeo que diz que já havia colocado, mais uma vez peço desculpa, mas de facto fui eu que o coloquei em primeiro lugar a 10 de Novembro às 18:41h, quando o que colocou foi a dia 23 de Novembro. Está aqui o post onde no meu comentário falo do vídeo e dou o link do youtube:
    http://abertoatedemadrugada.com/2011/11/iphone-4s-vs-galaxy-2.html

    -Quando ao vídeo que hoje coloquei é uma sequela daquele que tinha mostrado a 10/11 e que o Carlos depois publicou a 23/11. Não é o mesmo vídeo, mas mais uma sequela (já lá vão cerca de 3 ou 4) que foi hoje para o ar nos EUA.

    -Sei que poderia não usar o "anónimo", mas ele existe, é uma das opções para publicar comentários neste blog, logo não deveria ser recriminado com expressões como "(ou @Anónimos?... é difícil saber quando as pessoas nem sequer se identificam" ou "Ao segundo (ou primeiro, ou terceiro?) @Anónimo". Usar a palavra "anónimo" é o meu direito, assistido pela permissão deste blog ao colocá-lo como opção.

    -Peço desculpa de faltei ao respeito a alguém ao expressar, às vezes de forma menos correcta, e até expansiva os meus pontos de vista, mas isso também não lhe dá o direito de me faltar ao respeito com expressões como "vem apregoar a superioridade Androidiana - ou talvez tão somente o seu fanatismo anti-Apple."
    Se sou apelidado de fanatismo anti-apple, talvez seja porque neste blog sempre vi uma tendência demarcada em favorecer a maça nos posts publicados pelo carlos (e pelos vistos não sou o único), e expressões como "desde o Galaxy S original que eu próprio disse que o achei bem atraente exactamente por me fazer lembrar o design dos iPhones" ou "Bastava começar por Apps como o Flipboard, e seguir para coisas como o Morphwiz e Seline... para deixarem as pessoas a "babar-se"", demonstram isso mesmo...entre muitos outros exemplos já aqui referidos não só por mim, mas por outros anónimos e outros cibernautas.

    -Penso também que as críticas devem ser sempre encaradas como possibilidades de melhorar.

    Mais uma vez Carlos Martins peço desculpa se o ofendi ou a qualquer outro leitor/cibernauta.

    ResponderEliminar
  14. errata: o meu comentário foi publicado a 23/11 às 14:28 e o seu a 23/11 às 14:54, cerca de meia hora depois

    ResponderEliminar
  15. @Anónimo

    Ponto 1:
    Novamente peço desculpa se tem pensado que lhe ando a usurpar referências... Não me custaria nada admitir se o fizesse mas volto a informá-lo que não é o caso.
    Para referência, neste preciso momento tenho já mais de uma dezena de posts agendados para o fim de semana e para a próxima semana - incluindo a estabilização de imagem em smartphones, o sistema telemático da Renault, o novo Google Goggles, entre muitos outros. Raros são os posts feito no próprio dia, já que, como a maioria das pessoas - também tenho horário de trabalho a cumprir. ;)

    Ponto 2:
    A questão da anonimidade é sobretudo uma questão de respeito.

    Essa possibilida está ali principalmente para permitir o acesso a todos aqueles que cá vêm parar e que "não sabem" como isto funciona, e que de outra forma se veriam impossibilitados de comentar ou pedir ajuda/esclarecimentos.

    Quando é feito por alguém que sabe bem o que faz e recorrentemente visita o site... torna-se algo estranho, e torna confuso toda e qualquer discussão: como disse, nem sequer permite distinguir quem é quem. Penso que não custaria nada usar um qualquer pseudónimo, que lhe mantivesse a anonimidade que tão aprecia, mas que nos daria um nome com quem falar aqui.

    (to be continued...)

    ResponderEliminar
  16. (continuação)

    Ponto 3:

    Favorecer a marca da maçã?... Sim, sempre que tal se justifica; tal como favoreço o Android, Windows Phone, WebOS, etc. etc. nas mesmas circunstâncias.

    Não queria repetir-me novamente, mas é preciso ter em conta que muitos anos antes de existirem Android e iPhones, já eu andava a "brincar" com coisas como os Pocket PCs e telemóveis da altura.
    Durante anos fui muito crítico para com a estagnação que existia, e onde pouco ou nada se evoluia (windows mobiles, com start menu para stylus? Um Symbian que nada me atraia, pensado para ser usado com teclas de cursor?)
    E quando o iPhone finalmente saiu, foi uma revolução que eu disse desde logo "carago, finalmente alguém se mexeu!"

    Muita gente parece ter a memória curta, não se lembrando de como era o panorama "pré-iPhone", e nisso não há volta a dar - e quem o quiser negar... bem... que o faça, mas não está a ser justo ou a querer ver a realidade.

    Mas, essa apreciação por algo que preencheu aquilo que eu procurava num dispositivo móvel não me fez ficar cego. Desde sempre fui crítico às coisas que achava que podiam ser melhoradas, e que muitas vezes demoraram anos a ser resolvidas; e ao mesmo tempo fui acompanhando o que demais se ia fazendo.

    Sempre fui um forte apoiante do Android desde o início, e disse desde então que seria uma questão de tempo para que invitavelmente ultrapasse o iOS, coisa que agora se verifica.

    Pelo que, tentar pintar-me de uma só cor torna-se, novamente, algo demasiado simplista e que só poderá ser explicada pela falta de conhecimento do trabalho que por cá tenho feito ao longo dos últimos 4 anos.

    Por último, e para que fique claro... Esta não é a primeira, nem segunda, nem terceira vez que tenho que fazer estas explicações; e como poderá compreender é algo que... cansa. Pelo que se chega a um ponto de saturação onde, mesmo correndo o risco de ser mal entendido e passar por alguém que não aceita outros pontos de vista, a única solução que me resta - por cansaço, falta de tempo, ou mera má disposição (porque afinal, não sou uma máquina, e também tenho dias bons e menos bons) - e considerando que para todos os efeitos este espaço é a minha casa e a palavra final cabe-me a mim - a opção recai na simples eliminação ou não aprovação de um comentário.

    ... E que gosto muito de discutir estes assuntos, como todos os que participam mensalmente nos nossos encontros regulares pode atestar; mas quando fico com a sensação de que estou apenas a perder tempo - o meu e o dos outros - acho que faria melhor em o utilizar de forma mais proveitosa.

    Por último:
    Quanto às críticas, sim, certamente, venham elas. A minha ambição é sempre fazer mais e melhor. E isso inclui continuar a manter este espaço com um clima saudável de discussão.

    ResponderEliminar
  17. Antonio Luis Coelho9/12/11 23:09

    Viva

    @Anónimo (s)

    O respeito é muito lindo, ainda mais quando estamos na casa dos outros.

    Claro que sabes que ofendeste, e sempre que aqui vens é essa a intenção, sim porque há anónimos e Anónimos..., uns são porque o são, simplesmente; outros são-no porque "dá jeito"...

    PS: custa menos assinar com o Nome..., fica uma linha antes... :)

    ResponderEliminar
  18. Não estou aqui a servir de refugo para dias mais ou menos bem passados...todos nós os temos...sempre dei a minha opinião e sempre a justifiquei e argumentei com fundamento e o melhor que pude. Hoje tb eu atingi a saturação, com os comentários e mais um artigo sobre o Android, onde achei de mau gosto a imagem e o artigo seleccionado para dar a noticia do rumor do novo tabHD e dei a minha opinião, o que se segue foi libertação de vapor.
    Como referi admiti o erro e pedi desculpa. (Eu pelo menos pedi).

    Se venho à casa "dos outros" é porque sempre pensei que seria a casa de todos, não fosse a porta estar aberta...
    Não conheço todo o trabalho desenvolvido no passado pelo blogger, mas sendo este site publico e aberto a comentários, não deveria ser um requisito para o visitar e opinar. Pelo que aqui já li nos últimos 6 meses pelo menos, a imagem que me ficou e pelo que li, não sou o único, foi a imagem que já referi efectivamente. Foi o que eu depreendi.

    Não posso, no entanto, admitir que venham dizer que a minha participação neste blog é motivada pela ofensa, além de desrespeituoso é ridículo. Mas como bem foi referido, o uso de "anónimo" pode levar a este tipo de generalizações. Quanto ao "dá jeito" (dito à boa maneira da coscuvilheira) estar anónimo ou "HGFTGG" parece-me perfeitamente irrelevante para o "dar jeito" aqui referido, mas enfim...

    Boa Noite

    ResponderEliminar
  19. ...e BFS é de Bruno Filipe Silva

    ResponderEliminar
  20. @BFS (como vês, "dá jeito" ;)

    Quanto a uma casa de porta aberta ser de todos, sim... mas como referi, com respeito. Tal como as leis que regem uma sociedade, o desconhecimento das mesmas não servem de desculpam para que não sejam cumpridas.

    Claro que não pretendo que alguém que aqui chegue tenha o dever de me conhecer, como se isso sequer fosse coisa que pudesse ser feita (para qualquer pessoa) por meia dúzia de posts diários - mas exactamente por isso mesmo deverá ter essa mesma noção: de que não me conhece, e regra geral, quando não se conhece alguém em cuja casa estamos, mesmo com a tal porta aberta, penso que o mais lógico será comportarmo-nos da melhor forma possível.

    Mas, dito isto, que fique claro que não me senti ofendido ou desrespeitado. Se há coisa de que me orgulho é o tal respeito às opiniões diferentes... com a tal ressalva de que o mesmo deve funcionar nos dois sentidos.

    Rejeito no entanto a recorrente tentativa da imagem de favoritismo do iPhone e da Apple.
    Sim, tenho um iPhone, sim sinto-me bem servido com ele - e digo-o publicamente. (Embora também não tenha feito segredo dos bugs que me têm atormentado, como o actual bug/defeito/whatever do cartão SIM).

    Mas... também tenho um Android, também falo das coisas boas que nele encontro, e das más... como aliás faço para tudo.

    Por isso mesmo acho um pouco ridículo que sempre que post saliente algo positivo da Apple, iOS, iPhone, iPad, seja imediatamente rotulado como favoritismo... como se não existissem todos os outros posts a criticar coisas "más" desses mesmos equipamentos; e todos os outros que abordam as coisas excelentes no Android - e também tudo aquilo que ainda poderia ser melhorado.

    Francamente, parece-me que serão coisas que serão mais mal interpretadas por quem cá chega com uma predisposição para o que procura/quer ver, do que propriamente o que eu disse de forma completamente transparente e de espírito tranquilo.

    Custará assim tanto aceitar que as opiniões e apreciações de múltiplas plataformas não são mutuamente exclusivas? Que todas elas têm pontos positivos e negativos; e que tentar colocar qualquer uma delas num pedestal e fechar os olhos às outras não faz, na verdade, qualquer sentido?

    É essa a minha opinião, e que me acompanha há várias décadas, independentemente dos produtos a que se apliquem. E acho no mínimo curioso que este mesmo tipo de coisas nunca tenha sido anteriormente causa de tal celeuma quando se tratava, por exemplo, de comparar netbooks Asus vs Acer, ou uma Nikon vs Canon, ou qualquer outra coisa... Mas que depois aplicado a iPhones ou Androids, tanta gente pareça levar tudo tão a peito, como se fossem tabus.

    Aqui não há tabus, continuarei a falar e a apontar as coisas que acho merecerem destaque - e como sempre, promover que cada um se informe e forme a sua própria opinião - quer seja concordante ou discordante da minha.

    Afinal, é a discutir (sempre no bom sentido) que se pode "andar pra frente".

    ResponderEliminar
  21. nao me quero meter onde nao sou chamado, mas nas anslises do Carlos por acaso, os androids até têm tido pontuações mais elevadas que os produtos apple. tudo é relativo.
    abraço a todos
    Vítor

    ResponderEliminar