2011/12/23

Notícias do Dia

A Samsung confirmou que o Galaxy S fica sem Android ICS; ficamos a saber que as videochamadas começam (finalmente) a ser usada com mais frequência; uma nova App do Dropbox chega ao Android; o relembrar dos velhos responsáveis - por vezes esquecidos - que nos trouxeram coisas como o rato, os PDF, e muito mais (neste caso, o Xerox PARC); uma revista digital para quem gosta de Programar; e um robot gigante que prenuncia que os Mechs estarão prestes a dominar o Mundo! ;)

Mas neste dia que antecede a véspera de Natal (e com muita gente a pensar ainda nas compras de última hora que tem que fazer), eis que se seguem as notícias do dia.


Password por Gestos do Windows 8 Ridicularizada


O Windows 8 oferece uma funcionalidade de desbloquear o computador usando gestos feitos sobre uma fotografia definida pelo utilizador - permitindo que, por exemplo, possam fazer um gesto de circulo sobre um rosto, e depois uma linha de um nariz ao de outra pessoa (como na imagem acima).

Mas, esta medida foi agora ridicularizada por um especialista, que diz que será talvez engraçada como brincadeira, mas que não oferece qualquer segurança real, já que qualquer gesto desse tipo poderá ser facilmente visto à distância por outras pessoas.

Quem critica tem razões para saber do que fala, já que se trata do inventor da segurança em dois passos (como a que podem utilizar no Google), e cuja empresa tem já disponível também um "three-step-verification".


Embora eu seja completamente a favor da abolição das passwords, também me parece que mais vale ir por um caminho de validação "2-step" que com gestos no ecrã... embora seja o tipo de coisa que mais vale ter todas as opções à disposição... e deixar que cada um escolha a que mais se adequa às suas necessidades.




Apple prepara MacBooks com Fuel Cells?


Será mais uma daquelas patentes para prevenir o que possa surgir no futuro, mas... a crer pelas intenções da Apple, a ideia é criar um portátil que dispensa baterias, recorrendo antes a uma célula de combustível (Fuel Cell) que não só lhe permitiria ser mais compacto, como permitiria funcionar por dias ou semanas.

... Apenas dou comigo a imaginar o que seria ter que levar o portátil a uma "estação de serviço" para o reabastecer! ;)


Venda de Câmaras Fotográficas em Queda


Os números confirmam aquilo que já se esperava: com a crescente popularização de telemóveis e smartphones com câmaras - com cada vez maior qualidade - a venda de câmaras fotográficas dedicadas tem vindo a decrescer.

É certo que um smartphone pode (ainda) não oferecer a mesma qualidade que uma câmara compacta - e longe de alguém imaginar que pode competir com uma câmara DSLR, com lentes e sensores que são de uma divisão completamente à parte - mas, são já mais que suficientes para o que se pretende... captar fotos e vídeos onde e quando se quiser, sem a preocupação de carregar uma máquina à parte.

Assim, parece-me apenas lógico que o mercado das câmaras se passe a focar apenas nos segmentos mais altos, dos amadores apreciadores da fotografia, dos semi-profissionais e dos profissionais.



Curtas do Dia

3 comentários:

  1. Principio básico para quem escreve: Rever no fim para não haver copy-past trocado....

    ResponderEliminar
  2. lol é verdade. Carlos a frase final está fora de sítio.

    ResponderEliminar
  3. Corrigido.

    Se vocês soubessem o stress que tem sido ultimamente para arranjar tempo para "não falhar" aqui nas notícias... compreenderiam. :P

    É o que dá estar a escrever em horas que se deveria estar a dormir. :)

    ResponderEliminar