2011/12/30

Notícias do Dia

Tenho que começar por agradecer a enorme adesão no pedido sobre o post que mais gostaram no Aberto até de Madrugada. Mas, entre a nostalgia dos discos antigos ou desejo de ecrãs de 84", os destaques de hoje são as vulnerabilidades de segurança - que colocam em risco muitos servidores na internet e também as redes WiFi mesmo com WPA/WPA2 - e, claro está... o post mais aguardado do trimestre: a cobertura do Codebits 2011! :)

Mas, como é habitual... muito mais já de seguida:


App Developers têm que "dar a volta" às Limitações da Apple


A App Store pode ser uma mina de ouro para muitos developers, mas... muitas vezes têm também que lidar com limitações que, por muito que possam fazer sentido nalguns casos, se tornam bastante limitativas noutros.

É esse o caso do teste de Apps em desenvolvimento. A Apple permite que essas Apps apenas possam correr num máximo de 100 equipamentos, um número que para alguns developers se torna insuficiente para que possam ser feitos testes "a sério". Para além disso, o próprio processo de distribuição e instalação destas Apps de teste é bastante complicado e moroso (cada utilizador tem que fornecer o número de série do seu iPhone, e depois instalar a App via iTunes, etc.) Tudo coisas que poderiam ser agilizadas para facilitar a vida aos developers e beta testers.

Felizmente, há serviços que começam a surgir para colmatar essas lacunas, como o TestFlight. Mas enquanto isso, há também developers que optam simplesmente por comprar uma licença de developer adicional, e assim duplicar o número de beta testers de 100 para 200...


SMS Bug da MS afecta Muitos Mais Produtos

Já sabíamos que há uma certa sequeência de caracteres que é capaz de crashsar os Windows Phones... Mas as suas implicações são afinal muito mais vastas. Essa mesma string maliciosa afecta também o popular Windows Live Messenger, o Windows Live Mail, Apps Silverlight, Apps WPF, e até o próprio Visual Studio 2010!

Ou seja, é mesmo uma string "diabólica" para a Microsoft... e felizmente para eles, ainda não é conhecida publicamente. Mas imagino a quantidade de hackers que esteja desesperadamente a tentar descobri-la para se divertir à sua custa...

Raspberry Pi quase a chegar às Lojas



Foi em Maio que vos falei pela primeira vez deste microcomputador de $25, criado por David Braben, e que vai fazer muita gente repensar se toda a potência dos computadores actuais está efectivamente a ser bem utilizada. Mas agora é necessário voltar a falar dele pois aproxima-se a data do seu lançamento: que se prevê ser já no primeiro mês de 2012.

... Espero que se possa vir a tornar no "ZX Spectrum" do século XXI! :)


Curtas do Dia


1 comentário: