2011/12/23

Xerox Parc


O responsável pelo centro de investigação da Xerox em Palo Alto, o famoso PARC (Palo Alto Research Center), poderá já não se encontrar entre nós, mas o impacto dessa decisão de Jacob Goldman teve repercussões que se fazem sentir um pouco por todo o lado na sociedade moderna como a conhecemos hoje.


Foi aqui que foram inventadas coisas que hoje em dia consideramos "evidentes"... como o interface gráfico dos computadores, o rato, e até os próprios menus drop-down. Coisas que hoje consideramos tão elementares que até nos custa imaginar um tempo em que nem sequer existiam e tiveram que ser inventadas.

Mas curiosamente, em vez de ter sido a Xerox a ficar associada a estas descobertas, muitas delas deram fama a outras empresas: como a Apple e a Microsoft, que hoje em dia associamos a esses ambiente gráficos geridos com o rato.

São muitas as inovações que aqui foram criadas, e que incluem as impressoras a laser (esta pelo menos, foi posta em uso pela Xerox), o papel electrónico (em 1975, décadas antes do Kindle ter aparecido), of ficheiros PDF, e até as redes Ethernet.

Ou seja... um pólo tecnológico responsável por tanta coisa... mas que continua a ser relativamente anónimo e desconhecido do grande público.

Mas não se pense que este PARC está acabado e que apenas sobrevive à custa de velhas glórias, o PARC continua a trabalhar em tecnologia de ponta, como os transístores impressos e outras coisas. Coisas que, se formos a extrapolar pelas suas descobertas passadas, poderão muito bem definir o futuro que iremos conhecer daqui por algumas décadas.

3 comentários:

  1. Excelente artigo!

    É bom relembrar o mérito daqueles que vieram antes dos grandes nomes como a Apple e MS.

    ResponderEliminar
  2. Foi aqui que tudo começou..bom artigo

    ResponderEliminar
  3. bom artigo!

    video para acompanhar:
    http://www.youtube.com/watch?v=NxEmJu8OSug

    ResponderEliminar