2012/01/28

Android Diz Adeus ao Menu Button

Sem dúvida que o Android tem sido uma das plataformas mais bem sucedidas e dinâmicas dos últimos anos. Nascido para funcionar com smartphones com teclado e teclas de cursor ou trackballs, rapidamente foi evoluindo para os touch, mas sempre mantendo os seus botões que se tornaram imagem de marca: um botão de "home", um botão de "back", um botão de "menu", e um botão de pesquisa. Botões que iam mudando de tamanho e de sítio conforme a implementação de cada fabricante, mas que no essencial permitiam que qualquer pessoa se fosse desenrascando em qualquer aparelho...

Mas com o Android Honeycomb e o mais recente Android Ice Cream Sandwich (4.0) eis que os utilizadores irão ser obrigados a reajustar o seu modo de funcionamento e algumas rotinas já gravadas no cérebro, pois é tempo de dizer adeus aos botões físicos.

E a maior alteração não será a passagem dos botões físicos para virtuais, pois embora estas novas versões introduzam uma barra de acesso a esses mesmo botões, a maior mudança é a de que desaparece por completo o botão de acesso aos menus.

Demorou algum tempo, mas o Google lá deu a mão à palmatória e reconheceu que ter funções "escondidas" por trás de um botão de menu não são coisa lá muito intuitiva. Quantos milhares de utilizadores não desconhecerão que as Apps que utilizam todos os dias têm múltiplas funcionalidades avançadas que poderiam ajustar... se se lembrassem de carregar naquele botão?

Não se preocupem, pois os menus continuarão a existir (caso as Apps deles necessitem) a única diferença é que em vez do utilizador ter que "adivinhar" que o Menu button fazia alguma coisa, agora os menus passam a ser acedidos através de indicadores visuais que implicitamente informam o utilizador de que "há algo" ali que eles podem fazer.



Parece-me um passo no bom sentido... embora, por outro lado, se torne um pouco ridículo que aquele espaço da barra com os botões virtuais fique desaproveitado, mesmo quando em grande parte das situações mais útil seria se aqueles pixeis extra estivessem ao serviço das Apps executadas.

2 comentários:

  1. Existem já Mods que adicionam o botão de pesquisa nestes botões virtuais :) Acho que a Google vai considerar em voltar a inseri-lo como predefinição.

    Em relação á remoção do botão menu, para botões virtuais, concordo, porque o programador pode po-lo na ActionBar e se este n tiver espaço o user pode aceder através do "botão virtual" , ou no caso dos terminais antigos, no botão menu :)

    ResponderEliminar
  2. Este é apenas o primeiro passo. O futuro será a total ausência de botoes, físicos ou virtuais, na face dos dispositivos tácteis. Tudo sera controlado por gestos. Alias não me admira nada que a Apple seja a primeira a fazê-lo com a simples retirada do botão home dos seus devices. No IPad, por exemplo, já não é verdadeiramente preciso para nada.

    ResponderEliminar