2012/01/28
Baterias de Papel Velho da Sony
O papel velho em casa começa a ser coisa cada vez mais rara, uma vez que muitos utilizadores começam a migrar para os eBooks e tablets dispensando jornais e revistas em papel, mas mesmo assim o papel e cartão continuam a ser um dos resíduos mais volumosos da nossa sociedade (só na Europa estimam-se que sejam criados quase 60 milhões de toneladas de papel no lixo por ano!)
Na Feira Eco Products em Tóquio os engenheiros da Sony demonstraram a sua mais recente inovação em bio-baterias – uma bateria que gera eletricidade utilizando cartão e papel, e que pode gerar energia suficiente para pôr uma ventoinha a funcionar.
Este processo utiliza a enzima celulase para decompor os materiais em açúcar (glicose), e os investigadores esperam que eventualmente consigam criar um uma solução sustentável de energia que possa ser trazida para o mercado. Anteriormente, a Sony já tinha utilizado um processo semelhante para pôr um Walkman a funcionar utilizando glucose de um sumo de fruta como combustível. No entanto esta mais recente inovação de bio-bateria utiliza a celulase que decompõe a celulose do interior do papel em açúcar (glicose). Os electrões e iões de hidrogénio, que a bateria utiliza para gerar eletricidade, são gerados pela decomposição do açúcar através de várias reações enzimáticas.
Baterias biológicas... será esse o futuro?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bastante interessante!
ResponderEliminarViva
ResponderEliminarNah...., isso é já muito antigo... ;)
Basta ver o "Back to the Future III" e o combustível usado no carro do Doc... :)