2012/01/19

Efeitos da Oposição à SOPA

Há poucas coisa que me "tiram do sério"... coisas como o racismo, dogmatismo, fanatismo, e... também a hipocrisia. E por isso mesmo, não consigo deixar de ficar de boca aberta ao verificar que, depois do movimento de protesto contra as medidas abusivas que estão a tentar fazer passar nos EUA sob a forma de "protecção dos direitos de autor", nomeadamente a SOPA e PIPA; veja-se a reação por parte da MPAA dizendo que estes movimentos de protesto são um abuso de poder!!!

Dizem eles que a estes sites estão a promover o medo em vez da informação real sobre estas medidas, en vez de se sentarem à mesa com eles para discutirem formas de resolver o assunto.

... Mas... mas... esta gente estará mesmo noutra dimensão? Será isto um sketch saído dos Monty Phyton, ou de alguma história inacabada de Douglas Adams?...

Estas entidades, que arquitectam estas leis sem qualquer nexo; que perseguem cegamente IPs que tenham descarregado uma música, exigindo milhões de compensação pelos "danos" causados; numa tentativa que só pode ser explicada pelo desespero da auto-preservação dos seus próprios interesses e não de um verdadeiro interesse em arranjar formas de lidar com os novos paradigmas do digital e da partilha de conteúdos... vêm agora queixar-se que quem se opõe a uma lei que efectivamente permitiria censurar praticamente todo e qualquer site é que anda a promover o medo e a desinformação?...


Seja como for, a visibilidade acrescida parece estar a surtir efeito, e com a SOPA praticamente posta de lado, também a PIPA parece ir pelo mesmo caminho, com cada vez maior número de Senadores a estarem contra. E isso é o que interessa, para já.

... E depois... então sim, vamos lá tentar encontrar formas de lidar com as novas realidades actuais... mas sem fanatismos ou exageros.

1 comentário:

  1. Parece que os efeitos já se fizeram sentir de outra forma.
    http://www.rlslog.net/megaupload-megavideo-raided-by-fbi-owners-arrested/

    Lá se foi o Megaupload

    ResponderEliminar