2012/01/02

Malware chega às Impressoras via Documentos "Infectados"


Como se não bastassem as preocupações de segurança que temos que ter com os nossos computadores; eis que a ameça se espalha agora a um periférico bastante comum na maioria das casas e escritórios: as impressoras.

Que vos parece a ideia de, ao imprimirem um simples documento na vossa impressora, esta imediatamente se tornar num "espião infiltrado", que não só pode enviar tudo o que imprimirem para um atacante, como também servir como porta aberta de entrada na vossa rede local ultrapassando firewalls!

Perspectivas bastante preocupantes e que fazem com que os utilizadores que tenham impressoras HP (embora esta vulnerabilidade possa muito bem afectar outras impressoras) devam actualizar os firmwares das mesmas quanto antes.

Este tipo de ataques, a sistemas "embedded" que tradicionalmente possariam despercebidos poderá começar a tornar-se cada vez mais comum e frequente à medida que maior inteligência vai sendo dada a cada equipamento. É uma questão de ter a dedicação e os conhecimentos certos, e... pelo lado positivo, vai obrigar a que os fabricantes comecem a dar mais importância à segurança dos seus produtos.

(Pelo lado negativo, imagino um futuro onde semanalmente tenhamos que andar a instalar patches de segurança - não só nos PCs; mas também nas TVs, telemóveis, rádios, impressoras, automóveis, teclados, ratos, placas gráficas, e sei lá que mais.)



[via boing boing]

2 comentários:

  1. Vi agora o video e realmente hoje em dia é muito complicado estarmos seguros! As grandes empresas fazem tudo ao "calhas" pouco se preocupando com certos temas e hoje vemos que apesar de pagarmos caro as nossas impressões, tudo está aberto aos hackers...

    ResponderEliminar
  2. Rúben Mendes2/1/12 20:58

    Qualquer dia até a sanita deixa de ser segura... As grandes empresas se não conseguirem contornar esta situação vão-se ver muito mal!

    ResponderEliminar