2012/01/20

Novos iBooks da Apple


A Apple apresentou ontem os seus novos iBooks e - o tal evento "revolucionário" que se esperava vir a fazer tremer todas as editoras acabou por ser algo bem mais modesto, mesmo que continue a ter o seu interesse.

Com o novo iBooks Author, qualquer pessoa pode facilmente criar livros interactivos e com conteúdos multimédia, que têm verdadeiramente o aspecto de "livros do futuro", e disponibilizá-los de forma imediata na plataforma de distribuição da Apple (e a Apple diz também ter acordos com a Houghton Mifflin, Pearson, e McGraw Hill... que garantirão à partida uma quantidade apreciável de livros educativos e técnicos).

Aliás, é mesmo para a educação que a Apple se quis virar com esta actualização, piscando o olho a uma nova geração de alunos que pode contar com tablets como substituto dos velhos manuais escolares... E por isso se percebendo também a reformulação do iTunes U de forma a torná-lo ainda mais acessível e apelativo.

No entanto, nem tudo são rosas... já que uma vez mais a criação destes iBooks vem também acompanhada pelas políticas algo excessivas da Apple, e que colocam bastantes limitações ao que podem fazer com os livros criados no iBooks Author fora do ecossistema da Apple, para não se falar no DRM que nos faz imaginar se daqui por 10 ou 15 anos alguém conseguirá ainda ler um destes livros...

Algo que, faz com que - anacronicamente - os livros em papel continuam a ter muitas vantagens em relação a estes iBooks digitais... Com todo o respeito que tenho pelos autores, tenho pena que essa mania da perseguição das vantagens do digital faça com que na prática este avanço seja muitas vezes feito com um passo para a frente seguido de dois para trás...

Mas... não deixaria de ser bom sonhar com um futuro onde os livros possam ser disponibilizados a todos os estudantes por um valor simbólico, e que este carreguem nos seus tablets todo o conhecimento da humanidade... sem que com isso sejam continuamente considerados piratas ou ladrões.


6 comentários:

  1. Dos_Passos21/1/12 10:12

    Tenho bastante interesse/curiosidade pelo iBooks Author, mas não há para Windows e penso que não vai haver. E:

    "The iBooks Author user agreement says that any file output in the iBook format must be sold through Apple's store, and not anywhere else. You can give it away for free, but if you want to sell your work, you can't sell it yourself. You can't find the best financial or distribution deal. You can't offer to email it to your friends for a dollar each so they can read it on their iPads. You must sell it through Apple, which gets a 30 percent cut."

    Conclui o PCMAG,COM "iBooks Author: You Work For Apple Now" http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2399146,00.asp

    Quanto à "educação" via iPad não há dúvida que irá assegurar à Apple um conjunto de clientes importante.

    P.S. "... e que (os estudantes) carreguem nos seus tablets todo o conhecimento da humanidade...". Ui, coitados. :D

    ResponderEliminar
  2. Isto é como com as apps só as consegues vender através da AppStore porque é que aqui havia de ser diferente? Além disso eles não te impedem de vender o conteúdo noutros formatos, para iPad é que só via AppStore.

    António

    ResponderEliminar
  3. Dos_Passos21/1/12 21:48

    ??? Outros formatos, tenho lido que não há. É um iBooks Author e não um eBooks Author. Os produtos são mesmo para iDevices, penso eu.

    Onde a coisa dá é para ponderar é noutra perspectiva. Parece que a Adobe tem uma aplicação parecida que anda à volta dos 700 dólares. Assim, para quem tiver Mac, a Apple com o iBooks Author estará a dar 700 dólares ... sendo reembolsada (com lucro) via os 30% dos iBooks produzidos vendidos no Apple Store.

    Eu não concluo daí que seja ilegítimo o que faz a Apple. "Quem não sabe comerciar, fecha a porta", como diz o Major "Valentão". Agora, nada disto é inocente. Nem sequer a borla de um programa de 700 dólares que não há para Windows. Espero que o open source (mais uma vez atrás do líder, mas não é isso que está em causa) saiba encontrar alternativas.

    http://daringfireball.net/2012/01/ibooks_author_file_format

    ResponderEliminar
  4. Claro que há outros formatos, tens o pdf epub Flash app android, app windows mobile, exe, etc, etc, etc.

    António

    ResponderEliminar
  5. Dos_Passos23/1/12 11:09

    Isto parece uma conversa de surdos :D
    O que eu queria dizer (só isso) é que o iBooks Author só permite criar produtos em formato proprietário da Apple, ou seja para iDevices.

    Que há mais formatos é suposto toda a gente saber.

    ResponderEliminar
  6. E eu queria dizer que não vejo qualquer problema nisso, é algo bastante comum. Agora se eles obrigassem a que se o conteúdo uma vez criado para o iBook 2 só pudesse ser vendido via Apple aí a conversa já era outra

    António

    ResponderEliminar