2012/01/05

Planetgeek faz 5 Anos


Não podia deixar passar em claro esta data: o Planetgeek está de parabéns, fazendo 5 anos desde a data de registo do seu domínio. O seu criador, Mário Gamito, poderá já não estar entre nós, mas este seu legado continua vivo e a crescer.

Lembro-me perfeitamente de que, quando criei o Aberto até de Madrugada, apenas com uma meia-dúzia de leitores (conhecidos), logo um deles me sugeriu que aderisse a este agregador de blogs tecnológicos (e não só), que era/é uma referência em Portugal - e que tal me traria enorme visibilidade.

Senti-me tentado... mas não o fiz. Não me sentiria à vontade para me auto-propôr a tal coisa, com um blog recém-nascido e sem historial que pudesse comprovar que iria ser para durar. Algo que depois, felizmente, pude fazer meses mais tarde... já com trabalho feito para demonstrar isso mesmo.

O Planetgeek foi por isso um passo importante no crescimento do Aberto até de Madrugada, e ponto de encontro e convívio com muitos novos colegas e amigos que passei a conhecer - e nos quais se incluiu também o próprio Mário Gamito.

Em jeito de nostalgia deixo aqui alguns pedaços de história que mais dirão a quem acompanhou o período pré-Planetgeek, e que foram colocado na mailing list do PG:

O nascimento do Planetgeek?
[startux-editores] Startux: quo vadis ? 
qua, 12 de Jul de 2006 02:04 GMT+01:00 

Boas, Long time, no writing here :P

Bem, o assunto é sério :) O startux está a morrer, bem como o Gildot. Gildot. Não sei se é este modelo de site que falhou se é o caralho-a-sete, o que é facto é que está a morrer
Longe vão os tempos em que a diferença entre os primeiro e o último artigo era de 2/ 3 dias. Agora é de um mês Também não vale a pena argumentar com as estatísticas do Apache, porque estão falseadas pelos bots.

O que fazer então ?
1 - Acabar com ele, pura e simplesmente ?
2 - Deixá-lo ficar mas sem a possibilidade de submissão de novos artigos , i. e., ficar um repositório só de consulta ?
3 - Transformá-lo noutra coisa qualquer ? Algo mais de "web social" ?
4 - Deixar andar ? Gostava de ouvir as vossas ideias.
Abraço, Mário Gamito
---------------------------------

Alguns meses mais tarde... começaram então a ser enviados os primeiros emails às primeiras pessoas convidadas a integrar o planetgeek.


Primeiros Convites
Boas, Estou a fazer um agregador em http://www.planetgeek.org e estou a convidar pessoas que acho que têm blogs interessantes.
O teu parece-me um. Por isso, gostaria de te convidar para participares http://www.planetgeek.org/

Se aceitares, o que desde já agradeço manda-me por favor, o teu hackergotchi.
Cumprimentos, Mário Gamito


Cinco anos... que passaram a voar. E veremos como mais o mundo se transforma nos próximos cinco... mas sempre com um planetgeek activo e saudável! :)

1 comentário:

  1. Utilizo por vezes a expressão do "...-a-sete", estiveste bem em replicá-la na integra aqui! :)

    ResponderEliminar